🐪 bem-vinda(o) ao deserto... deserto?

Eai, beleza?

Sou o Luiz Gomes, atualmente de Recife, entre tantas coisas que ja fiz, empreendi uma startups de logística, período que morei em vários ecossistemas nacionais e internacionais que me fez aprender muito sobre o comportamento empreendedor e como isso influencia o desenvolvimento de negócios digitais.

nessa época também iniciei minhas pesquisas e imersões sobre os processos de criação e desenvolvimento de startups a partir do Brasil. agora, como diretor da Overdrives, consigo ter um outro ponto de vista e aprofundar os conteúdos que crio compartilho por aqui.

e por que o deserto?

quando o assunto é startups a imagem de um unicórnio logo vem na cabeça de 8 em 10 pessoas, de fato não há problema falar de unicórnios (eu falo vez ou outra), mas pra mim não é a melhor representação quando penso em boas startups... prefiro associá-las aos camelos!

então, qual a diferença de unicórnios para camelos?

🦄 unicórnios

  • crescimento exponencial como vetor de sucesso;

  • cultura mais agressiva para manter alta performance;

  • métricas pensadas primeiro para o crescimento;

  • financeiro para "queimar caixa” e ter visibilidade.

🐪 camelos

  • crescimento baseado em resultados sólidos;

  • cultura de resiliência, focada nas pessoas e no engajamento;

  • métricas que apontam e suportam a qualidade do serviço;

  • financeiro com controle de caixa para otimizar os custos.

o que esperar da kamelo news?

eu sempre vi as newsletters como uma boa forma de acessar e me conectar com conteúdos nas minhas áreas de interesse, por isso me sinto bem criando nesse formato, sem depender dos algoritmos que as redes sociais usam para criar um senso de urgência exagerado nas pessoas.

por que kamelo? essa é a tradução de camelo em esperanto, idioma criado para ser o mais simples e que é uma das maiores fontes de inspiração para meus projetos... a kamelo news fala sobre startups através de uma perspectiva pé no chão, considerando a realidade dos negócios que estão nas suas jornadas em busca de relevância no mercado.

topa entender mais sobre startups?