a jornada de valor nas startups
Descubra como entregar, gerar e capturar valor de forma eficaz
o primeiro desafio de startups quando lançam seus produtos no mercado é entender a jornada de valor no relacionamento com o mercado. ou seja, ter capacidade de combinar a entrega, a geração e a captura de valor que justifique a presença desse produto no mercado.
vou falar mais sobre isso, mas se você está chegando por aqui agora, assina a kamelo para receber as notificações das próximas edições.
a jornada de valor nas startups
um dos elementos centrais das startups é a proposição de valor que precisa ser percebida pelo mercado, o que acontecerá com o uso do produto e a clara percepção dos benefícios gerados.
na relação das startups com o mercado há um ciclo criado em torno da percepção de valor (valor como benefício), esse ciclo existe em todos os negócios, mas é definido e entendido de acordo com o contexto e suas particularidades.
o ciclo fala sobre:
entrega de valor
geração de valor
captura de valor
todo mercado prioriza o uso de produtos que criam uma maior percepção de valor, isso significa que toda decisão entre dois ou mais produtos com propostas similares gira em torno dos benefícios ofertados e do impacto percebido a partir do uso.
nosso papel é facilitar a percepção de valor e tornar isso o principal argumento de escolha sobre o que estamos ofertando como solução. dessa forma um dos principais fatores de sucesso está ligado a capacidade de gerar valor.
antes de continuarmos, envie essa edição da kamelo para seus contatos!
os 3 elementos da jornada de valor
entrega de valor
você sabe a diferença entre produto e solução?
o conceito de solução deriva do arranjo funcional (funcionalidades, formas e fluxos) capaz de gerar um clara percepção sobre o impacto disso no contexto. ou seja, só existe solução quando o mercado a entende dessa forma, mesmo que uma solução possa se tornar diferentes produtos.
por outro lado, nem todo produto é, de fato, solução de algo identificado como oportunidade, dai a importância de primeiro ter uma solução validada antes de investir tempo, dinheiro e esforço para construir um produto que reproduza a percepção de solução.
a entrega de valor, então, acontece quando o mercado percebe que o produto entregue tem finalidade de solução, ou seja, quando foi construído a partir de uma rotina de validação dos arranjos funcionais com o público alvo.
geração de valor
a partir do momento que o mercado vê um produto como solução, é papel da startup mostrar o impacto desse produto no contexto, o que só acontecerá quando o produto fizer parte da rotina do mercado.
uma solução validada não garante a construção e entrega de um produto efetivo!
se o mercado não percebe o impacto por trás do uso do produto, não há geração de valor. isso significa que o processo de construção (e evolução) do produto está atrelado aos testes de funcionalidades que permitam medir sua eficiência.
o entendimento é simples, a entrega de valor atrai clientes, a geração de valor retém. por isso que em um mercado repleto de soluções concorrentes, é a geração de valor o grande diferencial competitivo dos produtos.
captura de valor
até agora o ciclo de valor está focado da startup para o mercado, mas ele só será fechado (e entendido como ciclo) quando o mercado se torna uma fonte de dados que permite manter alinhamento entre o produto e a oportunidade existente.
o valor é capturado a partir da combinação entre receita gerada (melhor métrica da captura de valor) e o aprendizado que vem das interações e direciona as estratégias de evolução, mantendo o produto competitivo.
ou seja, capturar valor não é só receita, é inteligência para manter um produto competitivo.
conseguir coordenar a jornada de valor define a maturidade empreendedora para construção de uma estrutura sustentável e competitiva.
por mais que o ciclo seja percebido apenas quando há um produto lançado no mercado, a construção da jornada de valor inicia desde a percepção inicial da oportunidade de negócio e evolui a medida que há entendimento e relação da startup com o mercado.
cada startup terá sua definição de valor, até mesmo produtos concorrentes podem ter ciclos de valor distintos e isso será como uma bússola para as decisões e definições estratégicas.
kamelo
toda semana um oásis de conhecimento para o desenvolvimento racional das startups. com análises, provocações, insights, ferramentas e métodos que vão te ajudar a construir negócios inovadores e sólidos para disputar espaço no mercado.
quer ser parceiro da kamelo? é só clicar aqui.
quer apresentar o produto da sua startup? basta responder esse formulário rápido.
acompanhe a kamelo também no linkedin e no threads.
nos vemos na próxima edição 🤗