como apresentar sua startup para investidores?
desvendando os segredos da captação: como conquistar investidores nos dois lados da mesa
tive a oportunidade de viver a relação entre startups e os muitos perfis investidores tanto como empreendedor, quando como responsável pela definição e execução de estratégias de investimento.
ter essa atuação nos dois lados da mesa me permite hoje apoiar startups com suas demandas de captação de investimento. atuando como advisor as a service participo do negócio, identificando pontos de melhoria estratégica que torne a busca por perfis investidores mais efetivos.
nessa edição trarei alguns elementos fundamentais para apresentar em qualquer conversa sobre investimento, aproveita e já assina a kamelo antes de entramos de vez no assunto.
o que faz diferença na conversa sobre investimento?
diferentes perfis investidores têm interesses, entendimento de oportunidade, prioridades e critérios para seleção de startups diferentes.
dessa forma, saber o quais interesses por trás dos perfis investidores que estamos em contato pode tornar essa relação mais assertiva e evitar diversos problemas.
entenda desde já que qualquer perfil investidor apostam nas startups que mostrem algum potencial claro de saída com ganhos sobre o valor investido. mesmo os perfis investidores com interesse em adquirir a startups, buscam quais ganhos financeiros que justificam a decisão.
alguns elementos são adotados como fundamentais na hora de priorizar quais startups serão investidas, esse é o mínimo para chamar alguma atenção de perfis investidores:
o perfil do time fundador, considerando a capacidade de execução e a disponibilidade para liderar as ações prioritárias do negócio;
o potencial de sustentabilidade financeira do modelo de negócio, mesmo que isso ainda seja uma projeção futura;
os diferenciais competitivos do produto, justificando o posicionamento da startup no mercado;
e, claro, o momento de mercado que apontem para uma janela de oportunidade efetiva.
esses quatro elementos podem variar de acordo com a fase de evolução da startup, mas sempre estarão nas conversas sobre captação de investimento.
certamente você conhece empreendedoras(es) com algum demanda de investimento, quase sempre esse é um processo penoso, então aproveita para compartilhar essa edição kamelo e ajudá-las(os) nessa missão.
qual momento para apresentar sua startup para um perfil investidor?
não tem uma resposta padrão para essa pergunta, é possível buscar perfis investidores antes mesmo de qualquer execução, por mais que esse seja um caso de exceção.
como é possível buscar investimento a qualquer momento da jornada, o ponto de atenção será a identificação dos perfis com maior alinhamento tanto de mercado quanto de modelo de negócio, sem deixar de lado o grau de evolução da startup.
posso dizer que qualquer captação de investimento realizada antes da startup desenvolver seu MVP, se dá pelo relacionamento entre esses perfis e o time fundador. as etapas pré-MVP podem ser entendidas como laboratório voltado a uma primeira descoberta: a janela de oportunidade para lançar um novo produto ao mercado.
ah! preciso comentar sobre startups com soluções baseadas em premissas científicas, ou seja, há um processo científico pré-lançamento ao mercado, nesse caso é importante buscar recursos por modelo de subvenção econômica que podem viabilizar o desenvolvimento inicial do produto.
então vamos dividir a abordagem para buscar investimento a partir do momento de evolução da startup:
nas fases pré-lançamento do MVP, como disse, você vai buscar perfis investidores que tenham conhecimento sobre seu mercado alvo (e entendam a proposta de valor) ou perfis que tenham algum relacionamento de confiança com o time fundador. qualquer investimento que aconteça nessas fases iniciais, não seguirão uma estratégia formal para definir valores, equity projetado e até regras de saída. o cuidado desse tipo de captação é não ter um perfil no quadro societário que dificulte a entrar de novas(os) investidoras(es);
nas fases iniciais após o lançamento do MVP, a demanda de captação se torna estratégica, apontando para os perfis que podem influenciar nas conquistas projetadas para o negócio e dar maior velocidade ao processo de validação do primeiro modelo de negócios apresentado ao mercado. essa é a fase ideal para buscar investimento de perfis investidores que agreguem maturidade empreendedora (como as aceleradoras);
uma vez que sua startup tem produto no mercado com modelo de negócio validado, as captações de investimento estarão atreladas aos objetivos de crescimento e consolidação do negócio. uma vez no mercado, sua startup precisa se posicionar como um player competitivo, por isso que toda captação de investimento passará por um processo de análise complexo, mas importante para garantir o uso eficiente dos recursos.
costumo dividir a jornada das startups em seis fases de evolução correlacionadas aos marcos conquistados ao longo do tempo. essas fases me ajudam a definir as estratégias adotadas para negociar captação de investimento:
ideação
validação
prototipação
operação
aceleração
competição
depois me diz se você quer que eu traga mais sobre as definições dessas fases, foi com elas que desenvolvi um modelo de análise de startups que, além de mostrar qual grau de evolução, identifica o que é necessário ser conquistado para alcançar o grau seguinte.
um elemento chave na busca por investimento é entender que existem capital de sobrevivência e capital de consolidação. isso vai definir não só perfil investidor, mas a abordagem e o tipo de negociação que será adotado:
capital de sobrevivência: se sua startup não tem produto no mercado ou, se tem, ainda não conseguiu validar um modelo de negócio, toda demanda de investimento é estabelecida pela necessidade de manter o processo ativo. é simples, sem investimento o negócio precisa parar, nesse caso seu objetivo é identificar perfis que além da pré-disposição risco, acredite na startup a partir dos elementos chave que falei anteriormente;
capital de consolidação: se sua startup está no mercado, tem um modelo de negócio validado e clareza sobre qual perfil de cliente ideal para projetar a competição e a sustentabilidade financeira, toda demanda investimento é estabelecida pela oportunidade dos saltos de crescimento acelerado, ou seja, não risco de mortalidade iminente, mas a busca por crescimento e um melhor posicionamento no mercado é ato contínuo.
captar investimento e construir uma rede de relacionamento
bons investimentos vêm de boas relações, por isso desde o primeiro contato, tenha uma rotina que permita desenvolver as relações antes e depois da definição dos investimentos.
não espere que um perfil investimento profissional tenha interesse na sua startup apenas com uma conversa, isso será construído ao acompanhar um pouco das rotinas de tralho que justifiquem o que foi apresentado como oportunidade.
na minha jornada empreendedora, estabelecia relacionamento com potenciais investidores a partir do compartilhamento regular dos resultados gerados no negócio, mostrando que seguíamos evoluindo e que, se houvesse interesse em investir, o crescimento seria efetivo e acelerado.
há três sugestões para as(os) empreendedoras(es) adotarem como prática na relação com potenciais investidoras(es):
entre em contato com o máximo de perfis investidores que apresentem alguma sinergia com sua startup, ou seja, mercado alvo, modelo de negócio e grau de evolução;
sempre peça feedbacks sobre a percepção que tiveram da startup, não se preocupe com feedbacks negativos, todos serão úteis de alguma forma para ajustar as estratégias do negócio;
tenha um advisor estratégico que facilite o primeiro contato com esses perfis investidores e te acompanhar ao longo do alinhamento de expectativas e negociação.
para fecharmos o artigo de hoje, quero deixar aqui o papo que tive com o
, VC Investor da Astella e criador da , vale a pena conferir um pouco mais sobre a visão de quem está à frente de uma estrutura de venture capital.kamelo
todo domingo chegará um artigo da kamelo abordando temas que ajudam na criação e desenvolvimento de startups, tudo feito a partir de experiências, conversas e pesquisas diárias.
🤝 quer criar conteúdo comigo aqui na kamelo? basta responder esse formulário rápido para entender um pouco mais do seu contexto.
🎖️ agora, se você quiser compartilhar o case da sua startup aqui na kamelo, responde esse outro formulário para eu conhecer sua startup.
📱 será ótimo estar conectado contigo no linkedin e no threads!
nos vemos na próxima edição 🤗