como o vesting pode ajudar sua startup a atrair e reter talentos?
monte um time de trabalho incrível para sua startup!
o vesting é uma das ferramentas que as startups usam para atrair e reter talentos estratégicos. mas como isso funciona na prática? basicamente, o vesting concede ao colaborador o direito de adquirir uma participação societária na empresa, de forma progressiva, ao longo de um período de tempo ou com o cumprimento de metas específicas.
essa uma edição criada em parceria com a SAFIE, empresa que tem apoiado diversas startups nos diversos aspectos do cuidado jurídico. seja qual for o grau de desenvolvimento da sua startup, procure a SAFIE e evite diversos problemas futuros!
contrato vesting vs programa de vesting
pense no contrato de vesting como aquele doce artesanal, feito sob medida, do jeito que você gosta.
ele é um acordo individual entre a empresa e o colaborador, detalhando todos os termos para que esse colaborador ganhe participação societária, incluindo:
a porcentagem de participação que ele vai receber,
o período ao longo do qual essa participação será adquirida,
e, claro, as metas ou objetivos a serem alcançados.
esse contrato é feito sob medida para atender às necessidades específicas de cada colaborador. é como escolher o doce de leite artesanal perfeito, ajustado ao paladar único de quem vai saborear.
o programa de vesting: um padrão eficiente
agora, imagine o programa de vesting como uma receita clássica de bannoffe. ele define um conjunto de regras padronizadas para todos que vão receber participação societária.
aqui, a empresa estabelece as diretrizes gerais que serão aplicadas de maneira uniforme para todos os colaboradores que se enquadrarem nos requisitos.
o programa de vesting deve incluir:
o tipo e a porcentagem de participação a ser concedida,
o período de vesting,
as metas e objetivos (se houver),
e o procedimento para formalizar esses contratos.
essa padronização é útil quando a empresa quer simplificar o processo para todos. é como servir uma sobremesa que já vem pronta, mas que agrada a todos.
qual é a melhor opção para sua empresa?
a escolha entre contrato ou programa de vesting vai depender das necessidades específicas da sua empresa e dos seus colaboradores.
se você quer oferecer um benefício exclusivo para colaboradores relevantes ou para quem teve uma contribuição excepcional, o contrato de vesting é a melhor escolha.
já o programa de vesting é ideal quando a ideia é padronizar o benefício para todos os colaboradores, facilitando a gestão e a implementação.
quer um exemplo? oferecer participação societária para todos que atingirem metas específicas, com regras bem definidas e aplicáveis a todos.
ah, e não se esqueça: além do vesting, você também pode considerar o programa de stock options, especialmente se a intenção for mais recompensar o colaborador do que trazê-lo como sócio.
um último lembrete
independente da escolha entre contrato ou programa de vesting, o importante é entender que essas ferramentas podem ser decisivas para manter o crescimento e a retenção de talentos na sua startup.
o segredo é adaptar a estratégia às necessidades do seu negócio, para que o embalo continue e sua startup atinja o próximo nível.
entenda o cliff dos contratos de vesting
o time da SAFIE preparou um vídeo bem didático explicando os detalhes de um contrato de vesting e um dos termos mais comuns nesse contrato: o cliff.
o cliff é uma condição temporal estabelecida no contrato que sempre gera confusões. confira no vídeo abaixo como ele funciona para enriquecer sua experiência com a edição de hoje:
não pare por aqui
também tem como aplicar vesting em acordo de sócios. confira aqui.
agora, saiba como implementar o vesting na prática.
quer um modelo alternativo? conheça no detalhe o plano de stock options.
kamelo
toda segunda cedinho chega uma nova edição da kamelo abordando temas que ajudam na criação e desenvolvimento de startups, tudo feito a partir de experiências, conversas e pesquisas diárias.
🤝 quer criar conteúdo comigo aqui na kamelo? basta responder esse formulário rápido para entender um pouco mais do seu contexto.
🎖️ agora, se você quiser compartilhar o case da sua startup aqui na kamelo, responde esse outro formulário para eu conhecer sua startup.
📱 será ótimo estar conectado contigo no linkedin e no threads!
nos vemos na próxima edição 🤗