é hora de demitir a(o) sócia(o)?
estrutura societária: Além da Motivação, Disciplina e Transparência para o Sucesso
olá! você está aqui pela primeira vez? lhe convido a se juntar as mais de 4.800 pessoas que já assinaram a kamelo e não deixam de receber as edições 🤗
sociedade é casamento… pode chegar ao divórcio
eu já tive algumas sociedades, algumas delas foram (ou são) bem sucedidas… outras motivaram escrever essa edição da kamelo para que você não caia nas mesmas confusões. uma boa sociedade precisa começar pelas conversas difíceis, ou seja, os alinhamentos que vão além das expectativas de sucesso para o que negócio que nem existe ainda!
se você está empreendendo pela primeira vez, vou deixar um recado só para você:
sua motivação acabará… se não houver disciplina, o negócio acabará junto!
querer ter uma startup para resolver um problema relevantes ou aproveitar uma clara oportunidade de mercado é cativante, mas até que ponto essa vontade de fazer aguenta ao mundo real? até quando a empolgação do time societário vai durar quando as coisas não estiverem indo bem?
👥 toda startup precisa de um time fundador que tenha visão de longo prazo sobre o seu envolvimento no desenvolvimento do negócio. essa visão pessoal será integrada com a visão coletiva que define os grandes objetivos por trás das ideias e dos negócios.
📝 alguns aprendizados sobre relação societária que podem ser evitados na sua jornada
esses aprendizados vão te ajudar a colocar pra fora as(os) sócias(os) que já não tem mais influência no desenvolvimento da startup… ou pior que isso, já estou atrapalhando o fluxo de evolução.
1️⃣ visões divergentes sobre o futuro do negócio
o desenvolvimento de qualquer startup é baseado nas decisões que tomamos ao longo do tempo, por mais benchmarks que existam no mercado, nada substitui os aprendizados que temos a medidas que decidimos para onde a startup seguirá.
se as decisões são fatores determinantes quando pensamos no sucesso das startups, o que pode acontecer quando o time fundador não tem a mesma visão sobre as decisões que precisam ser tomadas? divergências fazem parte do processo (elas são saudáveis para o amadurecimento), mas se não houver formas de tomar decisões coletivas com apoio do time as coisas sairão do controle.
2️⃣ diferentes objetivos de captação
definir tese para captação de investimento é uma das tarefas mais difíceis (e delicadas) especialmente nas primeiras negociações. geralmente há pouco resultado gerado antes de realizar uma primeira captação e, por mais que a sobrevivência do negócio dependa disso, essa decisão precisa decorrer do alinhamento claro no time fundador.
a atração de investimento trará novas responsabilidades e, principalmente, novos perfis para fazer parte das discussões estratégicas do negócio. se os objetivos de captação não forem comuns ao time fundador, isso trará vários problemas de relacionamento.
3️⃣ falta de abertura para mudanças
a defesa das ideias é o tipo de coisa que atinge todas as startups, abri mão do que desenhamos como solução de problemas relevantes por descobrir que esse não é (nem de longe) o melhor caminho para entregar algo que faça sentido e que atraia interesse de compra é algo que pode colocar tudo à perder.
não precisamos nos preocupar se teremos mudanças, mas quando essas mudanças serão necessárias. ter capacidade de aceitar que as mudanças fazem parte do processo e adotar novos caminhos que sustentem a jornada em busca da resolução efetiva de problemas é matéria base na relação do time fundador.
4️⃣ falta de transparência e integridade
aqui não é preciso explicar, comportamentos que coloquem em risco a integridade da startup é o tipo de situação que transforma a relação do time fundador insustentável. se há sócias(os) com atitudes sem transparência ou integridade, tire-as(os) o quanto antes.
5️⃣ falta de compromisso com a startup
é possível empreender uma startup quando não temos como ser full-time? muitas(os) empreendedoras(es) me perguntam isso e eu sempre respondo que… depende! você até pode dividir seu tempo entre o desenvolvimento da startup e alguma outra atividade regular, contudo isso vai exigir uma boa (muito boa) gestão do tempo.
como disse no começo, a empolgação em ter uma startup pode mobilizar muitas pessoas à jornada empreendedora, mas a empolgação não passa da página dois, se não houver compromisso com as demandas do negócio você terá sócias(os) apenas como números, sem relevância, sem influência e (quase sempre) atrapalhando a relação com o mercado.
a estrutura do time fundador precisa ser encarada com seriedade, estamos falando de uma jornada longa com seus altos e baixos que demanda um relacionamento de parceria. se você não tem disponibilidade para contribuir ativamente com o desenvolvimento da sua startup, saia!
conhece alguém que pode se interessar pelo conteúdo dessa edição?
nos falamos na próxima edição, mas você pode se conectar comigo no LinkedIn, Instagram e Threads