👩🏫 você pede ajuda?
não precisamos saber de tudo para lançar uma startup no mercado, por mais motivadas(os) que sejamos há áreas de conhecimento que não dominamos... quando não sabemos de algo podemos quebrar a cabeça para aprender ou pedir ajuda a quem sabe mais que nós.
PAPO DIRETO
💬 conversei com Bruno sobre mentorias
conheça Bruno Moura, head de produto na Jogga, Chief Growth Officer no iFeira e mentor de estratégias de comunicação conosco na Overdrives.
toda startup precisa de mentoria e essas mentorias têm seus temas e profundidade ajustadas ao longo da jornada dos negócios. por isso conversei com Bruno sobre o perfil, os comportamentos o papel das(os) mentoras(es) para as startups.
1️⃣ mas, por que toda startup precisa de mentoria?
Bruno: pois a troca de experiências com um profissional especialista e experiente faz com que a maturidade, a capacidade de gestão e a rapidez na resolução de problemas no time tenha uma curva de aprendizado e resolutividade maior.
mentoras(es) são pessoas que, além de conhecimento adquirido (geralmente na prática) estão disponíveis para trocar experiências com as startups, provocando reflexões e gerando novos questionamentos que impulsionem a busca por respostas mais sólidas frente às dificuldades enfrentadas diariamente no desenvolvimento do negócio... ter visões externas diminui as chances de erro por um "olhar viciado”
2️⃣ quais as características esperadas das pessoas mentoras?
Bruno: (1) Ser bom ouvinte, (2) Ter visão holística, (3) Ser didático e (4) Entender que seu papel não é julgar, sim orientar.
ter muito conhecimento sobre o tema abordado e não conseguir transferir esse conhecimento de forma didática e provocativa às startups não faz uma boa pessoa mentora... as startups precisam de motivação para seguir buscando pequenos resultados que justificam o amadurecimento do que está sendo entregue ao mercado.
3️⃣ como você entende o compromisso das(os) mentoras(es) com as startups?
Bruno: Entendo que é um compromisso de empatia e construção de conhecimento e valor.
muita gente confunde mentoria com consultoria, sabemos que consultorias são relações comerciais que definem um serviço prestado composto por método, cronograma, atividades e objetivo. nas consultorias as(os) profissionais são pagas(os) para executar um conjunto de práticas que tornem os objetivos reais dentro das empresas.
por outro lado, as mentorias não são relações comerciais, mas um acordo de colaboração voluntária onde os lados estão disponíveis para manter uma troca franca de experiências que impulsionem a conquista de resultados relevantes esperados. por isso que nas mentorias é esperado dedicação e entrega das startups.
4️⃣ como as startups devem se preparar para ter mentoras(es)?
Bruno: Deveriam se despedir da vergonha ou da paixão pela ideia, e trazer para mesa a fragilidade e prioridade dos seus problemas, além da vontade de aprender e co-criar com seu mentor.
no estabelecimento de um contato de mentoria eu trouxe alguns pontos que podem te ajudar a definir bons perfis de profissionais para ajudar em questões do seu negócio e como você deveria se preparar para tê-las(os) por perto, espero que dessa forma você consiga criar e manter uma rede de pessoas mentoras:
como estabelecer uma relação saudável com mentoras(es)?
prepare seu negócio para as mentorias
mentorias só serão efetivas quando as(os) mentoras(es) tiverem acesso às informações relevantes das áreas de negócio que serão analisadas. por exemplo, em mentorias para captação de investimento é fundamental ter uma demonstração clara sobre o que foi conquistado, uma visão de futuro com o que está sendo projetado ao negócio e suas estratégias.
crie uma "persona" das(os) mentoras(es) que deseja
entenda suas demandas, identifique seus pontos fracos, os temas que precisam ser melhor discutidos e com isso quais os perfis que poderiam ajudar a dar clareza às tais demandas. a persona das(os) mentoras(es) apontam para o conhecimento esperado e as experiências vividas.
por exemplo, se meu objetivo é captar investimento em programa de aceleração, um bom perfil para mentorar a startup nesse objetivo são empreendedoras(es) acelerados e que hoje tenham um negócio amadurecido pelo aprendizado nos programas.
procure mentoras(es) fora da sua bolha
convidar pessoas que te conhecem de longa data para assumirem papel de mentoras(es) é construir uma relação com análises filtradas, por isso busque mentoras(es) fora da sua bolha, pessoas que não irão enviesar as percepções das áreas de negócio... além de ser uma boa estratégia para expandir sua rede de contatos.
tenha sempre uma pergunta central
as mentorias vão trazer provocações e gerar reflexões que ainda não foram feitas... ou que você não priorizou na sua rotina. por isso tenha sempre uma pergunta central a ser debatida, refletida e respondida. essa pergunta norteará a interação com as(os) mentoras(es).
os primeiros passos para criar e manter uma relação de troca com mentoras(es), são cuidados para manter essas pessoas engajadas com seu negócio, uma vez que não se vêem "perdendo tempo" em cada conversa. por isso considere que:
em cada encontro
você precisa ter enviado um resumo do negócio, dando ênfase às conquistas e problemas nas áreas de negócio que serão tratadas... aqui você precisa deixar claro qual a pergunta central nessa conversa.
ao longo dos encontros mantenha-se focada(o) no conteúdo ao redor da pergunta, assim você usará melhor o tempo disponibilizado pelas(os) mentoras(es). então, escute as provocações e pense antes de responder o que lhe for perguntado.
comece pelo simples
não adianta considerar que as(os) mentoras(es) conhecem tudo do seu negócio, por mais que seja uma pessoa experiente na sua áreas de atuação... as mentorias são pequenas jornadas de aprofundamento nas questões apresentadas, ideal aprofundar a medida que você testa o que lhe foi proposto e aprende com isso.
crie uma rotina de atualizações
o ciclo de mentorias é uma rotina de troca entre percepções externas e testes práticos, por isso cada sugestão aceita pelo time gera um retorno futuro com informações derivadas dos resultados obtidos na prática.
lembre que mentorias comumente são voluntárias, por isso agradeça pelo tempo que essas pessoas estão dedicando ao seu negócio.
falando em mentorias...
reabri alguns horários na minha agenda para quem queria trocar uma ideia comigo sobre a criação e o desenvolvimento de startups. se você tiver interesse em trocar essas ideias comigo, dá uma olhada nesse link 🤗
curtiu o papo com Bruno e meus comentários, mas ainda não tem essa news pra você? assina a kamelo news para receber a próxima edição na sua caixa de entrada 🤗
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES
para saber um pouco mais sobre mentorias
no começo de 2020 Mark Horoszowski soltou um texto muito bom na HBR;
no começo desse ano a mentor cruise trouxe um guia bacana para essa relação mentora-mentorada.
👏👏👏👏👏👏🤩