🧱 o que trava o processo?
um medo comum que percebemos no meio das startups é o de criar travas nas atividades, impactando no tempo de execução e entrega... o que trava as entregas não são as ferramentas ou métodos, mas a rotina de execução.
DO QUE TENHO FALADO
já viu o que publiquei nos últimos dias?
há algumas semanas iniciei uma segunda newsletter focada em comentar notícias de mercado, essa news é nativa do LinkedIn, então dá uma olhada nas últimas duas postagens que soltei por lá:
edição 02 | o líder improvável
edição 03 | latam em foco
PARA APROFUNDAR
🗺️ planejar interfere na agilidade?
como seria o desenvolvimento de startups se estivéssemos nos anos 50?
durante décadas o entendimento de planejamento girava em torno da construção de algo completo para ser utilizado como base dos processos de execução, por isso que o modelo waterfall é conhecido por cobrir cenários de empreitadas (que tinha o ciclo PDCA como fundamento dos cronogramas de projeto: Plan, Do, Check, Act), mas acabam não se encaixando nas jornadas vividas pelas empresas de base digital.
no ambiente digital a dinâmica de execução e a velocidade que as coisas mudam no contexto do negócio impõe uma nova percepção sobre o planejamento, desta vez pensando o cronograma de execução como uma jornada de passos curtos. o ciclo PDCA continua sendo utilizado, agora em períodos [muito] menores.
nesse cenário métodos como os OKR ganham força como base das estratégias utilizadas para planejar as entregas e o desenvolvimento do negócio... mas isso deixa um questionamento de: "será que essa nova proposta de planejamento trava a dinâmica esperada para as startups?”.
➡️ como tornar o planejamento parte das dinâmicas ágeis?
se vou falar de agilidade preciso lembrar os pilares que compõem o ágil:
transparência - que deixa toda informação relevante acessível ao time
inspeção - que permite interação aberta entre as pessoas envolvidas
adaptabilidade - que suporta correções rápidas para manter o foco nos objetivos
toda startup pode adotar esses pilares para construir as rotinas operacionais, perceba que os pilares não falam de técnicas ou ferramentas, mas de comportamentos que fazem sentido quando conectados à cultura das empresas.
mas, como essa adoção pode impactar as rotinas de planejamento?
1️⃣ adote planos de curto prazo utilizando os conceitos dos OKR
o uso de OKR precisa ter alinhamento com as áreas foco do negócio, recomendo ao menos (1) marketing e vendas, (2) tecnologia e produto, (3) estrutura financeira e (4) gestão interna, e sinergia com a visão de futuro do negócio, construído por entregas de curto prazo como no exemplo e medidos através da evolução dos resultados chave.
2️⃣ execute estratégias com serviços colaborativos
todas as etapas de qualquer processo gerencial podem ser implementados às rotinas operacionais das startups com serviços colaborativos, mas aqui deixo um pequeno alerta: adote apenas as ferramentas e serviços necessários para cobrir demandas gerenciais.
3️⃣ não deixe de se comunicar... além das demandas emergenciais
não podemos pensar no engajamento das pessoas pelo volume de reuniões ao longo do dia, mas pela criação da percepção que fazem parte ativa do que está sendo construído e entregue ao mercado. para isso a importância de dar voz às pessoas do time.
4️⃣ revise periodicamente o planejamento
é possível planejar sem perder a agilidade necessária para manter o negócio focado nos objetivos estratégicos, os ciclos curtos de execução, teste e análise serão efetivos quando os ciclos são lançados com um plano baseado nas prioridades e é encerrado com uma retrospectiva que identifica e compartilha os aprendizados obtidos no ciclo.
💡 o que não podemos esquecer para manter uma rotina ágil?
mantenha atualizada as prioridades para que elas sejam a base do planejamento dos ciclos de execução;
use os OKR para ter uma visão de trimestre dos objetivos estratégicos do negócio, mas execute os resultados chave em ciclos semanais (ou quinzenais) que permitam análises e ajustes rápidos;
crie uma rotina de comunicação com o time para, além de seguir as entregas, garantir que as pessoas estejam engajadas com os objetivos;
tenha um repositório dos aprendizados obtidos dos testes, entregas e medições dos resultados para que isso crie um legado do amadurecimento que o negócio teve com o tempo.
está sendo essa edição da news e não quer deixar de receber a próxima edição na sua caixa de entrada? assina a newsletter que na próxima segunda tem uma nova edição 🤗