agora temos nosso site: kamelo.news
fala com a gente por lá 📮
nunca será só o dinheiro
o volume de investidoras(es) de startups vem crescendo rápido, especialmente quem quer investir nas fases iniciais do negócio, mas o que faz um investimento realmente bom? o dinheiro pode ser o combustível aos testes, mas quem investe pode ser o GPS nessa jornada.
DIRETO AO PONTO
como analisar startups para um primeiro investimento?
já viu a parte 1 desse conteúdo sobre primeiras captações de investimento?
não há um padrão no processo de organização, captação, seleção, negociação e investimento de startups, mas olhando para os perfis de primeiros investimentos mais comuns podemos desenhar um "macro processo" útil a tais perfis.
lembrando que na parte 1 dei foco nas(os) investidoras(es) anjo, aceleradoras e estruturas de micro VC como os principais perfis de primeiro investimento externo... ou seja, sem contar com investimentos feito pelas(os) fundadoras(es).
vamos pensar que o fluxo mais comum é:
definir as estratégias de investimento
buscar as oportunidades
analisar os negócios
negociar e investir
tudo parte de uma tese bem desenhada
1️⃣ definições estratégicas
erra quem acredita que para investir em startups basta separar um budget e definir alguns mercados mais interessantes, as definições iniciais vão reduzir muito as divergências no relacionamento com as(os) empreendedoras(es), por isso:
no que você quer investir?
quais os mercados que te atraem, quais modelos de negócio você tem maior interesse e por que essa é a combinação que melhor combina com seu perfil de investimento? estabelecer esses limites de investimento vão te dar um maior foco na hora de identificar e se conectar com as oportunidades.
em que momento você quer entrar?
em toda startup quanto mais no início da jornada, maiores os riscos de insucesso, por outro lado, quanto mais no início maior a demanda de apoio e a disposição de oferecer equity para perfis investidores que possam trazer apoio estratégico ao negócio. o importante aqui é saber se quer investir nas validações iniciais, no desenvolvimento do MVP ou na entrada dessa startup no mercado.
qual sua disponibilidade financeira?
além de ter budget como você quer distribui-lo entre oportunidades de investimento? essa definição vai direcionar como será seu comportamento frente às investidas. vale a pena pensar nos investimentos por ciclos, por isso além de saber quanto quer investir e qual o valuation médio que quer negociar com as startups, defina quantas startups quer buscar por ciclo.
qual sua capacidade de suporte?
esse é o ponto chave de toda tese de investimento por fazer você pensar sobre o que vai agregar às investidas além do dinheiro. como você pode apoiar [direta ou indiretamente] as startups na busca por resultados relevantes?
essas definições iniciais tomam um tempo, mas ajudarão você definir qual seu perfil de investimento e, a partir dai, como vai estabelecer conexões no ecossistema de startups em busca das melhores oportunidades.
2️⃣ buscar pelas melhores oportunidades
hoje há diversas formas de mostrar sua tese de investimento e criar conexões com startups que se identifiquem com sua proposta. para que essa busca seja efetiva é preciso considerar:
quais suas estratégias e onde está sua ênfase?
para você, o que é mais importante em uma startup (sem contar com mercado e modelo de negócio que falamos na definição de investimento): (1) o que o time conseguiu executar até o momento do investimento, (2) a composição e experiência do time fundador ou (3) a visão de futuro com as projeções de resultado? você pode combinar essas três aspectos, mas saiba qual é o mais importante no seu perfil de investimento.
quais canais você utilizará?
perfis mais estruturados podem ter sites e redes sociais próprias para expor os aspectos da tese, o portfólio já investido e o tipo de suporte que as investidas terão se selecionadas. porém, além dos ambientes próprios é importante saber como ter visibilidade entre as startups, dai a importância de ter uma maior participação nesses ambientes, apoiando e se disponibilizando às trocas... o importante é ter sua proposta de investimento vista(o) e entendida(o) pelas startups.
quais ferramentas utilizará ao longo do processo?
como as startups darão o primeiro passo nessa conexão? você pode ter um formulário que receba as informações que julgar relevante, de modo que você consiga ter visibilidade sobre o pontos de ênfase e clareza no julgamento entre duas oportunidades qual tem maior sinergia com sua estratégia. gosto da combinação formulário mais template de pitch que tire boas partes da dúvidas sobre o negócio antes mesmo de uma primeira interação direta.
saber o que e como buscar startups é tão importante quanto ter uma boa definição dos seus interesses de investimento. como há cada vez mais oportunidades de investimento disponíveis às startups em início de jornada, você precisa mostrar o que te diferencia de todo o resto.
3️⃣ analisar [bem] os negócios
os resultados prévios são surpreendentes, o time é super experiente, a visão de futuro é impecável, essa combinação não é suficiente para definir um bom investimento. por isso quando dou ênfase à análise dos negócios, chamo atenção para o que é intangível nesse processo, a relação entre quem investe e quem é investido, por isso:
o que faz um bom time fundador?
pergunta difícil quando podemos considerar negócios diversos, mas há aspectos comuns nos times que se saem melhor nesse início de jornada: (1) disponibilidade das pessoas ao negócio, (2) motivação individual e coletiva para estar nessa jornada, (3) combinação de capacidades como suporte ao negócios e (4) visão de longo prazo.
tem veracidade no que foi apresentado?
algumas startups acreditam que apresentar diversos caminhos futuros as toram um negócio mais atrativo, porém o que vemos é quase o contrário disso. na sua análise identifique o que está sendo feito hoje, por mais defeitos existentes, foque no que é real, com isso você terá como analisar se a visão de futuro faz sentido tanto pelo timing de mercado quanto pela capacidade de execução das pessoas.
será que é uma boa oportunidade?
uma boa oportunidade de investimento é o resultado da combinação entre: (1) há abertura no mercado para novos produtos digitais? (2) o cenário de concorrência dá timing de execução à startup? (3) a proposta do negócio tem uma boa janela para entrar e se firmar no mercado? (4) o time consegue entregar o que proposto? (5) a proposta de investimento dá suporte efetivo ao plano de crescimento? montei um template que pode te ajudar nessa análise.
a projeção de crescimento faz sentido?
" - vamos crescer 20x em um ano"... as visões de crescimento precisam desafiar o negócio a entregar mais com investimento, mas não podem deixar de ser realistas, por isso a importância de (na análise) entender se a visão de futuro das startups tem solidez e se os argumentos tem sentido, considerando o que o time fez até aquele momento.
a análise de startups é muito particular, cada perfil investidor vai partir da sua tese para identificar quais oportunidades tem esse "encaixe”, porém os aspectos que mencionei aqui são além dessa particularidade, por isso não os tire da cabeça.
4️⃣ negociar e investir bem
toda negociação é boa quando é boa para todas as partes, não assuma o papel de quem pode ter vantagem por estar aportando dinheiro no negócio. por mais importante que seja, o dinheiro não pode ser colocado com pilar fundamental nessa relação, por isso tenha clareza sobre:
quais suas condições de entrada e saída?
investir no começo da jornada de uma startup, quase sempre é um investimento transacional, ou seja, é entrar para sair com captações futuras. por isso a importância de deixar claro quais suas condições de entrada (modelo de contrato, tempo e preferência de conversão,....) e de saída (preferência de compra, poder de veto,...) de modo que não hajam surpresas no futuro.
o que você espera das startups?
além dos itens contratuais, o que você espera das startups? reuniões periódicas, adoção de métodos e|ou ferramentas, participação de mentorias, entrega de ferramentas...? apresente essas condições como formato de execução da parceria pós investimento, se puder disponha isso no tempo com um cronograma bem definido.
qual a visão sobre os próximos passos?
depois que o investimento cair e as startups começarem a executar o plano em busca dos próximos resultados, o que é esperado que aconteça? aqui vai depender muito do seu perfil de investimento, desde buscar próximos investidores até ser integrado à uma empresa com potencial de compra, deixe claro o que espera de próximos passos para cada investimento.
a negociação para investimento precisa manter o que está na sua tese de investimento, o que você comunicou ao mercado e o que foi identificado nas interações e verificações até a tomada de decisão. dessa forma o investimento será consequência dessas passos intermediários e o relacionamento tende a ser melhor.
estou preparando uma próxima edição só com sugestões para quem quer começar a investir em startups, baseado no que estou vivendo à frente da Overdrives, por isso se você chegou até esse texto sem ser assinante da news, recomendo que assine para receber tudo no seu email 🤗
obrigado por ter lido!
gostou dessa edição? você pode contribuir com a produção desses conteúdos me pagando um café!