agora temos nosso site:Â kamelo.news
fala com a gente por lá 📮
por que organizar o ambiente das startups?
quando comecei a empreender, em 2011, tinha uma plataforma incrÃvel que mapeava todas as comunidades de startups nos EUA (o Startup América), era ótimo para saber, por exemplo, que as principais startups de música se concentravam no Brooklin (NY)... o que falta para termos algo assim no Brasil?
PAPO DIRETO
o que é a Associação Brasileira de Startups?
quando olhamos para o ecossistema de startups tudo parece um tanto confuso, além das próprias startups há uma série de perfis que se aproximam com objetivos diversos, oferecendo serviços ou apoio, buscando oportunidades e conexões que possam ser favoráveis em determinado contexto.
no meio disso há uma série de pessoas que se colocam à frente dessas conexões, assumindo um papel importante de liderança e facilitando esse balanço de interesses entre quem está criando e desenvolvendo suas startups com todo os resto que está por ali e que se manter por perto do que está acontecendo.
pelo tamanho e diversidade, o Brasil tem muitas comunidades locais, cada uma com um conjunto próprio de caracterÃsticas que vão desde as estruturas existentes até aspectos culturais que definem comportamento e até a base de negócios criados. o tamanho do paÃs tende a distanciar empreendedoras(es) que não fazem parte de uma mesma comunidade, o que acaba limitando muitas oportunidades.
hoje eu convidei um dos principais lÃderes da comunidade de São Paulo (a ZeroOnze), Danilo Picucci para contar um pouco mais sobre a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e como ela tem atuado com um forte player agregador dessas tantas comunidades nacionais.
quem é Danilo e como você chegou na ABStartups?
Danilo:
O Danilo Picucci é uma paulistano da gema, formado em Administração de empresas, que sempre foi inconformado com a injustiça no mundo, a falta de oportunidades, desigualdade e a pobreza. Tracei um caminho 'duplo' na minha vida desde o começo da vida adulta, tendo minha carteira assinada nos primeiros 10 anos ao mesmo tempo em que era voluntário em diversas iniciativas que buscavam impactar o mundo. Um dia cansei do mundo corporativo, fui empreender, descobri o ecossistema de startups em um Startup Weekend e tudo mudou, minha carreira e o voluntário viraram uma coisa só, que ocupa quase ⅔ do meu dia-a-dia.
Portanto desde 2015 eu atuo no fomento de startups e do ecossistema empreendedor, como voluntário já estive a frente de diversas iniciativas na ZeroOnze Startups (comunidade de SP), sou facilitador do Startup Weekend no Brasil e na carreira eu já trabalhei no Google for Startups, no Cubo Itaú, no Sebrae de SP e finalmente cheguei na Abstartups em abril de 2021, como Diretor de Ecossistemas e Comunidades.
se você quiser se conectar com Danilo, pode fazer isso:
qual a história e o que é a ABStartups?
Danilo:
A Abstartups foi fundada em 2011, por fundadores de startups para ajudar fundadores de startups, em um cenário onde não existia nenhuma representatividade no mercado para as empresas de tecnologia de rápido crescimento. Começaram levantando pautas legislativas, articulando um ecossistema de suporte a empreendedores melhor e criando a 1ª conferência de startups da América Latina, o CASE (a partir de 2014), que até hoje é a maior do mercado.
Hoje em dia nós trabalhamos para promover as startups, melhorar as comunidades de startups e suas entidades de suporte, advogamos a favor das startups, levamos informação responsável sobre o ecossistema através de estudos, relatórios e o StartupBase, a maior base de dados de startups do paÃs, e promovemos eventos de conexão, geração de negócios, aprendizado e cultura empreendedora para o Brasil inteiro, desde 2018 que realizamos iniciativas anuais em todos os estados do paÃs.
Somos hoje mais de 7000 startups associadas, com mais de 40 empresas mantenedoras e mais de 300 lÃderes de comunidade conectados em nossa rede.
lembro que em 2013 tive uma conversa com o diretor da ABStartups na época, o Guilherme Junqueira, onde ele me perguntou como eu (de Recife) enxergava a associação. minha resposta foi o que, para o Junqueira, ajudaria a mudar o modelo de atuação da associação, eu disse que a ABStartups tinha um discurso voltado ao ambiente nacional, mas se limitava à s ações em São Paulo, ou seja, não havia diversidade geográfica nas atividades de uma associação cujo foco era o paÃs.
de lá pra cá me mantenho sempre por perto da ABStartups, trocando experiências, conversando abertamente sobre o impacto das atividades executadas e contribuindo antes como empreendedor e agora como diretor de aceleradora e representante corporativo no ecossistema para essa construção de um ambiente cada vez mais favorável à criação e desenvolvimento de startups.
como a ABStartups tem apoiado as startup associadas?
Danilo:
A Abstartups hoje oferece uma lista extensa de benefÃcios que juntos somam mais de 100mil reais em economia de produtos, além de realizar eventos de geração de negócios, mentorias coletivas e individuais para os empreendedores todo mês, ainda ajudamos a dar visibilidade para nossos associados através de nossos canais, a imprensa e parceiros, por fim ainda geramos conexão com investidores e realizamos curadoria de diversas oportunidades dentro do mercado para as associadas aproveitarem, como programas de aceleração, editais de fomento, iniciativas de inovação aberta e etc.
Para se associar é bem fácil, no nosso site existem os três planos disponÃveis, onde o primeiro deles, plano Start, é completamente gratuito para aquelas startups que estão começando e ainda não possuem caixa estável.
quando pensamos em associações vem uma imagem de ambiente formal, cheio de regras e hierarquias que acabam tornando a relação interna complexa. porém a proposta de associação da ABStartups segue quase o caminho oposto disso, se colocando como um player de apoio à s mais diversas fases de desenvolvimento das startups, tanto pelos benefÃcios quanto pelas conexões.
se você foi associado, lembre de suar bem a rede de relacionamento disponÃvel para criar conexões com quem possa ser estrategicamente interessante para você e sua startup.
como a ABStartups interage com as comunidades?
Danilo:
Nós temos uma diretoria, a minha, dedicada a interagir com as comunidades de startups em todo o paÃs, no nosso dia-a-dia realizamos diversas atividades voltadas à evolução dessas comunidades, começando pela formação e aumento do volume da lÃderes locais, realização de eventos de ativação das comunidades, interlocução com atores locais para ajudar a evoluir a estrutura de suporte local, conexão nacional das comunidades com intuito de aprendizado compartilhado, também buscamos a participação da Abstartups em iniciativas locais com intuito de chancelar e suportar o trabalho das comunidades.
Além disso, possuÃmos portas abertas para que as comunidades falem conosco e peça ajuda, conselhos, conexões e tudo que possa ser útil para que aquela comunidade evolua. Somos a linha de frente da Associação e estamos em contato constante com quem está fazendo acontecer.
um dos grandes produtos criados pela associação nos últimos anos é o StartupON, evento itinerante que leva uma imersão ao contexto das startups para as comunidades que eventualmente não têm tantas atividades locais. o movimento do StartupON deu suporte a um mapeamento de diversas comunidades que, até então, não tinham visibilidade nacional... talvez um primeiro passo para termos nosso modelo próprio do que era o Startup America.
qual o papel e impacto do CASE?
Danilo:
O CASE é a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, hoje o maior evento focado em Startups da América Latina, ele tem um papel fundamental de promover o ecossistema de startups para todos os stakeholders envolvidos no processo de desenvolvimento do mesmo. É a hora que a Abstartups coloca um holofote gigante nas startups associadas, nos agentes de fomento do ecossistema, nas grandes empresas que estão ajudando, investidores e todos os atores que naquele ano ajudaram o mercado a evoluir e crescer. Além disso, o CASE é um grande encontro anual das comunidades, é o local onde o Brasil inteiro vai para aprender, compartilhar e trocar experiências, gerando momentos únicos entre lÃderes de comunidade e feeders.
Por fim, vale lembrar, ele acontece no finalzinho do ano, e acaba sendo também um ótimo momento para celebrar tudo aquilo que foi conquistado no ano pelas e para as startups. quem já foi em um CASE sabe o quanto é inesquecÃvel!
tive a honra de estar em todas as edições do CASE, desde 2014 quando evento foi lançado pela primeira vez para aproximadamente 2000 pessoas até se tornar o maior encontro de startups da América Latina, como bem disse Danilo.
ter momentos como o CASE é mostrar o quão forte nosso ecossistema é e, muito além dessa corrida por unicórnios, o tanto de gente que está dando seu melhor para construir e manter startups ativas e competitivas em seus mercado alvo.
se você está no inÃcio dessa jornada, ou se está pensando em lançar uma startup, coloque tanto a ABStartups quanto o CASE no seu radar. associação como apoio desde o dia 1 e o CASE como o momento ideal para aumentar e estabelecer suas redes de relacionamento.
QUEM VOCÊ QUER VER POR AQUI?
recomende pessoas para conversamos!
essa troca de experiências percepções é muito importante para enriquecer nosso conhecimento sobre o ambiente de startups que estamos inseridas(os). eu tenho convidado muita gente bacana, mas nunca será suficiente, por isso se você conhece alguém que possa compartilhar algum assunto de interesse coletivo, pede para que entre em contato comigo nesse link, será um prazer programar mais papos como esse 🤗
obrigado, Danilo, muito bom poder ter você aqui falando mais sobre a ABStartups e, se você chegou aqui agora e ainda não é assinante dessa newsletter, quero te convidar para se juntar às 472 pessoas que recebem toda segunda e quinunsplta uma nova edição direto no e-mail!
obrigado por ter lido!
gostou dessa edição? você pode contribuir com a produção desses conteúdos me pagando um café