👋 olá, Luiz aqui! bem-vinda(o) a mais uma edição da kamelo, newsletter gratuita e independente para tratar assuntos relevantes para quem está lançando ou desenvolvendo startups! toda segunda e quinta publico uma nova edição, para não perder as próximas, te convide a assiná-la aqui 👇
🏳️🌈 o por quê da diversidade…
acredito que o tema diversidade nas startups já tenha passado nas redes e sites onde você consome conteúdo, esse tema é recorrente por um motivo muito importante: diversidade impulsiona oportunidades para o negócio, melhora a cultura de trabalho e impulsiona o desenvolvimento das pessoas. se você não considera a diversidade como elemento estratégico, precisa rever tudo que está fazendo…
PAPO DIRETO
que orgulho receber Jeff Simão aqui na kamelo!
em 2018, quando o projeto da Overdrives tinha assumido sua forma inicial e estava pronto para ser entregue ao ecossistema das startups, comecei a montar o time que faria todo plano se tornar realidade… Jeff foi o primeiro que entrou no time, ainda sem saber exatamente o que faríamos, ele acreditou no projeto e abraço nossos objetivos.
hoje posso dizer que não poderia ter feito contratação melhor, conviver com esse cara é aprender [muito] todos os dias. feliz que hoje ele esteja seguro das suas ideias, bem posicionado sem ter deixado de ser quem é para se adaptar ao ambiente.
você vai adorar conhecê-lo!
(1) quem é Jeff e o que te trouxe até aqui?
Sou Jeff Simão, profissional RH especializado de pessoas e cultura com foco em diversidade a mais de 7 anos. resolvi ser especialista na área depois de ter as piores experiências possíveis com RH’s de empresas enquanto via pessoas se “desengajarem” bem na frente dos seus gestores.
se conecte com Jeff:
(2) em linhas gerais, o que podemos entender por pessoas diversas?
Jeff - Com certeza pessoas com jornadas diferentes! Empresas ganham mais com criatividade e engajamento quando tem gente muito diferente, com histórias e desafios muito diferentes também. Pessoas diversas foram forçadas a desenvolver softskills para lidarem com as próprias barreiras e em uma equipe isso faz MUITA diferença.
importante entendermos essa visão de diversidade, especialmente quando pensamos que startups são lugares para desenvolvedores colocarem sua habilidades na mesa para construir e entregar produtos digitais.
há algum tempo falei sobre valer à pena trabalhar em startups, considerando perfis diversos que, quase sempre, não sabem se esse ambiente tem espaço para quem não é de tecnologia ou quem não tem uma formação diretamente relacionada às demandas do negócio.
desde já eu te digo que startups são (ou deveriam ser ainda mais) ambientes onde a diversidade é necessária, os motivos Jeff já deixou claro.
(3) por que as empresas de tecnologia (e startups) deveriam ter a diversidade como elemento estratégico no negócio?
Jeff - Antes de tudo: validação. Se vocês têm pessoas de classes sociais, raça, gênero e sexualidade iguais, vai ter percepções enviesadas, produtos e serviços que não são consumidos como poderiam, porque os usuários “não vão se ver do outro lado”.
Ter uma equipe com jornadas e características mistas também garante ideias novas e iniciativas de inovação, além disso vai ter dentro dos times um equilíbrio de sinergia, afinal você tem pessoas que tiveram muitas dificuldades que serão multiplicadores de incentivos para energizar membros que possam estar desgastados e se descolando do objetivo.
cada vez mais o tema diversidade nas startups tem ganhado espaço nos principais canais de comunicação nacionais e internacionais, reflexo de como o que Jeff nos falou faz sentido e ainda precisa ser entendido com a relevância necessária.
mais de 30% das startups não têm pessoas pretas… reflita também qual o percentual tem pessoas pretas cargos de liderança;
diversidade e inclusão em startups: como podemos agir? não só em ter diversidade, mas na distribuição dessas pessoas em todos os "níveis" do negócio;
why startups need to value diversity more, se você é empreendedor homem branco cis gênero, reflita sobre a prioridade que tem dado às conexões com pessoas diversas.
(4) o que precisa mudar na cultura das empresas (e startups) que não têm a diversidade como base do desenvolvimento do ambiente de trabalho?
Jeff - Faltam iniciativas realmente inclusivas. E quanto há, é maior do que bandeira de “estar aberto”, é preciso incentivar, fomentar e fazer estas pessoas se interessarem pela sua empresa. Internamente é preciso treinar as equipes e promover conversas sobre diversidade e principalmente vantagens de ter gente diversa como colegas de equipe, é preciso preparar a empresa para receber pessoas diversas. Do contrário as empresas vão achar que as pessoas não se enquadram e continuarão perdendo pessoas incríveis e extremamente engajadas. Sem diferenças não tem inovação de verdade.
ter um ambiente diverso não significa ter uma cultura diversa, a cultura de trabalho é o reflexo dos comportamentos comuns no ambiente e [geralmente] são herdadas dos comportamentos recorrentes do time fundador.
se você é fundadora/fundador, saiba que a responsabilidade de criar uma cultura de trabalho é sua, logo desenvolver comportamentos conectados às [muitas] diversidades precisa fazer parte das suas prioridades… você não precisa saber como fazer isso, por isso a importância de dar voz as pessoas diversas, suas experiências vão apontar para a cultura que faz sentido.
(5) não sua visão, o que falta para pessoas diversas terem mais oportunidade e suporte na criação e desenvolvimento dos seus negócios?
Jeff - Falta tudo (risos). Pessoas diversas, principalmente transgenêros e travestis não são enxergadas pelo mercado, muito menos o de inovação. Isso é uma pena! imagina a garra, criatividade e capacidade de resolução de problemas que uma pessoa que tem todos dias que criar suas próprias oportunidades poderia gerar impacto em um negócio?
Falta chegar nestas pessoas. As empresas precisam promover programas, cursos, capacitações para aproximar essas pessoas que só precisam ser enxergadas socialmente. Lembrando que grandes empresas como a Apple incentivam e chegam a beneficiar pessoas que indicam colaboradores diversos e adivinha?
ELES NÃO PARAM DE CRESCER!
Quem não tem diversidade não deixa de ter só uma bandeira… Estão, no mínimo, com os dois pés atrás de quem mais cresce no mundo hoje.
não preciso complementar nada do que foi dito, mas te deixo uma reflexão/desafio: será que você já pensou em diversidade como elemento estratégico na sua startup? será que você já deu voz às pessoas diversas do seu time? será que essas pessoas se sentem parte do que estão construindo, ou só estão ali por necessidade de trabalho?
acredito que essas respostas não sejam fáceis, mas entenda, elas são necessárias e precisam ser respondidas recorrentemente…
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES
dando um google sobre o tema…
🇮🇳 how diversity and inclusion can be key to steady growth of indian startup ecosystem
🇪🇺 from leaders to founders: promoting diverse gender inclusion in the tech startup ecosystem
🇺🇸 diversity, equity and inclusion guide for our community leaders
conhece quem precisa entender mais os aspectos de diversidade e inclusão? faça essa edição chegar nessas pessoas, queremos falar mais pessoas e ajudar naquilo que fizer sentido.
quer participar da kamelo?
📫 será um prazer criar uma edição respondendo suas dúvidas sobre criação e desenvolvimento de startups, pode perguntar o que quiser aqui:
obrigado por ter lido!
antes de fechar essa página, deixa uma avaliação sobre essa edição 🤗