kamelo

Share this post

kamelo #161 | 3️⃣ métricas para o modelo SaaS

kamelo.substack.com

kamelo #161 | 3️⃣ métricas para o modelo SaaS

sabendo que não há só um modelo SaaS

Luiz Gomes
Oct 20, 2022
Share this post

kamelo #161 | 3️⃣ métricas para o modelo SaaS

kamelo.substack.com

👋  olá, Luiz aqui! bem-vinda(o) a mais uma edição da kamelo, minha newsletter gratuita e independente para tratar assuntos relevantes para quem está lançando ou desenvolvendo startups! toda segunda e quinta publico uma nova edição, então para não perder as próximas, te convido a assiná-la aqui 👇

para não esquecer:
você pode ouvir o podcast "papo de kamelo” no spotify 🤗

[nem] tudo é serviço…

sem dúvida que o modelo SaaS é um dos mais comuns entre as startups… esse é um reflexo dos comportamentos de consumo em diversos mercados, onde ter acesso irrestrito ao produto é mais interessante que ter a posse do mesmo. o modelo SaaS não pode ser entendido como um modelo, mas como um conjunto de possibilidades na oferta de serviços… hoje vou falar de métricas base em boa parte dessas possibilidades.


ah! se você tem gostado da kamelo e quer ver a news crescer, agora você pode me pagar um café para que possa investir mais nos conteúdos, basta clicar no cafezinho


DIRETO AO PONTO

3 métricas para o modelo SaaS de negócio

https://media.giphy.com/media/3og0IExSrnfW2kUaaI/giphy.gif

medir questões chave dos serviços é fundamental para entender mais das percepções do mercado e continuamente descobrir rotas de crescimento consistente.

para isso, precisamos entender que o ciclo base do modelo SaaS é:

  1. adquirir clientes;

  2. reter clientes;

  3. monetizar com clientes.

todo serviço pode ser monitorado e entendido em camadas de interação com o público alvo:

  1. descoberta e contratação do serviço;

  2. ativação do uso pago;

  3. aumento no volume de uso;

  4. recomendação do serviço em rede;

  5. recontratação dos planos.

métricas de aquisição

uma das métricas fundamentais é a taxa de conversão que parece simples, mas não pode ser entendida apenas como o percentual de clientes pagantes versus as(os) clientes ativas(os).

muitos produtos SaaS oferecem versões gratuitas com objetivo de cativar o interesse do mercado… aqui três coisas podem acontecer:

  1. a(o) usuária(o) desiste do serviço sem converter pagante;

  2. a(o) usuária(o) se mantem na versão gratuita sem converter pagante;

  3. a(o) usuária(o) sai do gratuito para o modo pagante.

nesse caso a taxa de conversão será o quociente do volume de pagantes pelo volume total de usuárias(os) cadastradas(os).

uma pausa para dizer que a kamelo tem crescido com sua ajuda, cada semana mais pessoas se conectam aos nossos conteúdos pelos compartilhamentos entre os contatos, grupos e redes… quer ajudar no crescimento da newsletter? te convido a compartilhar também!

Share


métricas de retenção

uma métrica [muito] importante para entender a percepção de valor do serviço no mercado é o churn, ou seja, todo volume de clientes pagantes que abandonam o serviço antes do tempo médio esperado.

sobre esse tempo médio, todo serviço (por mais que possam ter cobranças mensais) precisa ter um tempo médio esperado para clientes continuarem pagantes… tempo que precisa estar alinhado com as percepções de valor e dos comportamentos esperados do mercado.

toda perda que acontece antes desse período é contendida e contabilizada como churn, volume que pode ter faixas de aceitação para identificar pontos críticos nos resultados do negócio por período.

métricas de monetização

o modelo SaaS permite trabalhar com receita previsível através da combinação do tempo de permanência esperado versus a taxa de churn por período.

essa projeção precisa entregar um conjunto de informações alinhada ao perfil de mercado esperado para novas contratações, isso tudo se reflete no MRR (monthly recurring revenue) ou ARR (annual recurring revenue).

  • MRR - volume de receita projetada por mês;

  • ARR - volume de receita projetada por ano.


toda métrica tem valor quando dá fundamento às tomadas de decisão, dai a importância de manter uma análise críticasobre o que precisa ser medido.


obrigado por ter lido!

antes de fechar essa página, deixa uma avaliação sobre essa edição 🤗

avalie essa edição

Share this post

kamelo #161 | 3️⃣ métricas para o modelo SaaS

kamelo.substack.com
Comments
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Luiz Gomes
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing