kamelo #168 | cuidados no lançamento de produtos no mercado
+ vem ai o mata mata da 1ª copa das startups!
👋. olá, Luiz aqui! você é bem-vinda(o) a mais uma edição da kamelo, newsletter de produção independente onde trato de assuntos relevantes para quem está criando ou desenvolvendo startups! se é sua primeira vez por aqui, te convido a assinar e receber as edições futuras no seu e-mail ou no app do substack 🤗
ah! meu podcast, o papo de kamelo, está disponível nas principais plataformas de áudio.
essas três fases são cruciais
na análise sobre mortalidade de startups, as fases iniciais que vão até pouco tempo depois do lançamento do produto no mercado, são as que têm maior impacto pelas muitas incertezas e poucos resultados [reais] no mercado.
a primeira fase é para desenvolver um entendimento inicial e o máximo de interações diretas com o quem está no contexto problemático ou pode se beneficiar por uma nova oportunidade, por isso a ênfase nas [contínuas] validações;
a segunda fase é para testar o máximo de possibilidades de solução até chegar numa visão clara a estrutura inicial de funções, formas e fluxos que farão sentido nas mãos de primeiras usuárias e clientes;
a terceira fase é onde focaremos hoje, ela é para testar primeiras estratégias de produto ao mercado alvo, nesse primeiro momento de lançamento, o objetivo é descobrir seu ICP (ideal customer profile).
ah! se você tem gostado da kamelo e quer ver a news crescer, agora você pode me pagar um café para que possa investir mais nos conteúdos, basta clicar no cafezinho
DIRETO AO PONTO
o MVP não será seu ponto de partida…
o MVP não é a causa do sucesso ou fracasso de qualquer startup, desde as primeiras interações com o mercado você precisa ter em mente a importância de entender os aspectos de consumo e o que gera percepção de valor que precisam se refletir no produto entregue.
há muitas teorias sobre MVP, o que gera muita dúvida sobre entender se a startup tem ou não um produto mínimo necessário para entrar no mercado… essa edição não será sobre MVP, por isso deixo aqui algumas referências para aprofundar mais nisso:
gosto dessa abordagem proposta pelo Carlos Beneyto sobre MAP (minimum awesome product) que aponta para produtos iniciais que geram impacto imediato no mercado;
recentemente o Bernard de Luna publicou um guia sobre MVP que pode te dar uma boa base sobre os conceitos e estruturas esperadas das versões iniciais que produto.
quais cuidados ter no lançamento de novos produtos no mercado?
antes de tudo, lembre de não ter grandes expectativas sobre um crescimento acelerado nas primeiras versões do seu produtos… esse é um momento onde o aprendizado gerado nas interações é o ponto focal.
essa 5 perguntas podem te ajudar a refletir sobre os primeiros resultados e ajustar suas estratégias para ter um crescimento mais consistente.
1️⃣ por que potenciais clientes estão demorando para decidir usar o seu produto?
resposta rápida: porque o produto é ruim 🤦♂️
calma, não precisa ser tão seco assim… nessa fase estamos colocando nossos produtos à prova de mercado, de modo a gerar um primeiro entendimento sobre o impacto que ele gera. se você não estabelecer uma rotina de análise sobre feedbacks negativos e sobre o não retornos das interações provocadas, não saberemos o que precisamos melhorar. é comum que, nas primeiras interações, a comunicação do produto não seja clara, o que estica o tempo de decisão.
2️⃣ você sabe onde seu produto está posicionado frente aos atuais clientes?
não dá para lançar um produto ser entender o que está sendo feito pelos concorrentes (diretos ou indiretos), mesmo que o foco inicial não seja bater de frente vale testar comparativos de impacto e percepção de valor com seu ICP. conquistar primeiras clientes é fundamental, mas não é sustentável fazer isso sem uma visão macro do contexto e de quem tem investido nele.
está gostando dessa edição? a kamelo está crescendo rápido pelo compartilhamento das(os) nossas(os) assinantes. que me ajudar a falar para mais pessoas? aproveita e compartilha nos seus grupos e redes sociais:
3️⃣ o que as primeiras clientes estão dizendo sobre seu produto e o que você está fazendo com isso?
aproveite que no início você terá uma base controlada de clientes para entender mais sobre como elas percebem [ou não] o valor do seu produto, nada melhor que aprender com o uso e ter isso como um dos fundamentos estratégicos de melhoria (para isso mantenha-se próxima às clientes), aumentando suas chances de crescer com consistência.
4️⃣ suas clientes precisam de "complementos” além do produto?
quando o mercado não consegue ver o produto como um processo de começo, meio e fim há forte chance de abandonarem o uso no curto prazo, mas pode também ser uma forma para identificar pontos de melhoria (percebeu que tudo gira em torno de melhoria contínua?)… quando seu produto for "hackeado” você terá noção sobre o direcionamento que o mercado está dando ao seu produto, use isso à seu favor.
5️⃣ o mercado está levando seu produto à sério?
quando falamos de estratégias no lançamento de produto, termos como ICP e early adopters surgem com frequência, isso significa que os primeiros resultados virão idealmente de perfis com maior sinergia (por isso a importância de estabelecer um bom relacionamento desde as primeiras validações), mas até que ponto essas primeiras clientes estão usando seu produto com consistência?
é comum que no início as clientes não usem seu produto para resolver todo volume de demanda, isso se tornará um problema quando não houver uma evolução nessa virada de chave, ou seja, quando (frente ao problema) o mercado não prioriza seu produto como melhor solução.
colocar um produto no mercado é estabelecer uma rotina de relacionamento que identifica demandas de melhoria contínua… fazer essas perguntas com regularidade vão permitir manter [bom] alinhamento entre as demandas de mercado e o potencial de impacto do seu produto.
essa perguntas são independentes do modelo de negócio e mercado alvo da sua startup.
⚽ bola em jogo!
vamos começar nosso mata-mata da 1ª copa das startups 🤩
na fase de grupos tivemos duas startups vencedoras por grupo, elas agora vão para uma disputa cruzada em busca da melhor combinação de fatores que nos fará decidir a melhor startup da competição.
grupo A
1º lugar: 🇸🇳 yobante express
2º lugar: 🇩🇪 dance
grupo B
1º lugar: 🇪🇸 code op
2º lugar: 🇳🇱 test gorilla
os confrontos serão:
🇸🇳 vs. 🇳🇱
🇪🇸 vs. 🇩🇪
sua participação é muito importante nessa fase, todos os feedbacks que você me enviar, serão integrados na avaliação das startups nos confrontos e poderão aumentar a pontuação dos negócios, então comenta aqui tudo que você achou dessas 4 startups 🤗