kamelo #170 | com Pedro Petrucci da Semente Negócios
um pouco mais sobre venture building
👋. olá, Luiz aqui! você é bem-vinda(o) a mais uma edição da kamelo, newsletter de produção independente onde trato de assuntos relevantes para quem está criando ou desenvolvendo startups! se é sua primeira vez por aqui, te convido a assinar e receber as edições futuras no seu e-mail ou no app do substack 🤗
ah! meu podcast, o papo de kamelo, está disponível nas principais plataformas de áudio.
empresas que geram empresas…
estamos vendo um novo momento no cenário de criação e desenvolvimento de startups, ter suporte financeiro para testar possibilidade de entrada e estabilização no mercado está cada vez mais difícil.
nesse contexto vem ganhando força estruturas de venture building onde empresas adotam estratégias de criação, validação e aceleração de novos negócios que podem se tornar spin-offs independentes.
hoje trado uma conversa que tive com Pedro Petrucci da Semente Negócios sobre venture building e como eles têm trabalhado hoje.
A ENTREVISTA DE HOJE É COM
bem-vindo, Pedro!
1️⃣ quem é Pedro e como você chegou até aqui?
Meu nome é Pedro Petrucci e sempre fui entusiasta do tema inovação. Me formei na Unisinos em Administração com ênfase em Gestão, Inovação e Liderança. Esse curso foi um divisor de águas na minha vida pessoal e profissional. Durante o curso, tive a oportunidade de fazer um intercâmbio curricular para a Europa e lancei um produto no mercado com um grupo de colegas da faculdade. Minha primeira experiência profissional foi em uma empresa de tecnologia com aproximadamente 200 funcionários. Fui convidado por um ex veterano na faculdade, e o nosso objetivo foi criar uma área de inovação e colocar a empresa novamente na linha de frente em relação ao tema. Criamos novos produtos em um curto espaço de tempo, fizemos parcerias e inauguramos duas novas áreas na empresa trazendo a experiência do nosso cliente para dentro de casa, assim como a experiência do nosso próprio colaborador. Em seguida, entrei em uma imobiliária de alto padrão em Porto Alegre. Meu desafio era o mesmo, agora sozinho. Desenvolvemos a área de inovação e projetos, realizamos um forte movimento de transformação digital, olhando para os processos internos em um primeiro momento, mas também da “porta para fora”, identificando a jornada do nosso cliente e como melhoramos sua experiência com a empresa através do uso da tecnologia. Há um ano e meio comecei a me movimentar novamente no mercado e decidi ter a experiência de trabalhar em uma consultoria, curiosidade que sempre tive acompanhando alguns de meus familiares. Entrando na Semente comecei como consultor de inovação corporativa, passando a me interessar por algumas novas áreas que a empresa estava apresentando a proposta de trabalho para todos. Havia uma ideia de estruturar uma Venture Builder, a qual entraria na nova área de novos negócios da empresa. Foi nesse momento que percebi a abertura da empresa para o novo, acreditando na performance de seus colaboradores e investindo em intra-empreendedorismo. Sempre me reconheci com o perfil empreendedor, iniciando áreas pelas empresas que passei, fazendo atividades comerciais para gerar uma renda extra com alguns amigos, concomitantemente as atividades nas empresas em que trabalhei. Dessa forma, percebi minha vontade e vocação de empreender cada vez mais latente em meu dia a dia.
2️⃣ o que é a semente e para quem é a empresa?
A Semente aposta na inovação como ferramenta para geração de prosperidade. Somos uma empresa de educação empreendedora que atua alavancando o surgimento e o desenvolvimento de novos negócios e potencializando a inovação em organizações estabelecidas. Acreditamos que a aprendizagem empreendedora desenvolve ecossistemas inovadores que impactam positivamente a sociedade, tornando-a mais justa e sustentável. Queremos desenvolver a liberdade em pessoas para serem capazes de aprender e praticar inovação. Já trabalhamos com mais de 30 mil pessoas empreendedoras, com mais de 200 mil horas de capacitação executadas e em mais de 10 países. Esses dados nos trazem um pouco do impacto que a Semente gera e quer gerar. De forma sistêmica, criamos e desenvolvemos ecossistemas prósperos, organizações que inovam para gerar valor compartilhado e pessoas com mais liberdade e capacidade para inovar com propósito.
está gostando dessa edição? a kamelo está crescendo rápido pelo compartilhamento das(os) nossas(os) assinantes. que me ajudar a falar para mais pessoas? aproveita e compartilha nos seus grupos e redes sociais:
3️⃣ o que é e qual a importância do venture building?
No mundo das startups, Venture Builders (ou VB) são organizações que selecionam empresas, independentemente da sua maturidade enquanto negócio, e oferecem uma rede de conhecimento, recursos e conexões altamente qualificadas, visando um desenvolvimento mais veloz. Ou seja, são organizações especializadas em construir, desenvolver e escalar outras empresas de base inovadora e tecnológica, assim como as pessoas empreendedoras por trás desses negócios.
Mais do que aportes financeiros, para tirar uma ideia do papel ou impulsionar e desenvolver um negócio inovador, pessoas empreendedoras precisam contar com uma rede de profissionais experientes: apoio especializado, fiscal e contábil. Além disso, há toda uma estrutura em marketing e a conexão com um ecossistema de empresas corporativas, que apoiam e impulsionam soluções inovadoras, através de interações reais e de mercado para testes e validação ou escala dos modelos de negócio.
A Venture Builder da Semente disponibiliza toda a sua estrutura para as startups. Ou seja, nossas conexões no ecossistema e, como principal fonte de conhecimento, o Caminho Empreendedor – metodologia criada, atualizada constantemente e patenteada pela Semente.
O Caminho Empreendedor é uma abordagem aplicada ao mercado e focada em ações práticas para potencializar negócios inovadores, seus modelos de negócio e as pessoas por trás dessas iniciativas. O método está baseado na nossa experiência de uma década de trabalho junto a mais de 30 mil empreendedores e empreendedoras ao redor do Brasil e do mundo.
Alinhado com o nosso propósito enquanto organização, buscamos desenvolver a inovação que valoriza a vida. Para ampliar essa atuação e buscar consolidar cada vez mais esse propósito no ecossistema, nossa venture builder apoia negócios de impacto social e com base tecnológica.
Em troca, a nossa venture builder recebe uma participação dessas empresas, o que significa que o valor gerado por elas também gera valor para a Semente.
4️⃣ quais principais aprendizados aprendidos na semente?
O principal aprendizado na Semente foi entender que estamos em constante aprendizado, seja em nossa vida pessoal ou profissional. Ficou mais claro a partir do momento que conseguimos identificar quais são as hipóteses que validadas vão nos ajudar a valorizar a nossa vida. Identificando nossa hipótese, como por exemplo, “tenho o perfil empreendedor e gostaria de experimentar ter meu próprio negócio", coloco energia para isso acontecer e testo. Se houver um retorno positivo, colocamos mais energia, se houver um retorno negativo, dedicamos menos recursos como tempo, dinheiro, energia, motivação e etc. A Venture Builder da Semente trabalha nesse formato. Nosso objetivo é auxiliar as pessoas empreendedoras a identificar quais são as principais hipóteses a serem testadas em seu modelo de negócio, quais testes conseguem validar ou invalidar essas hipóteses para, então, evoluirmos no modelo.
tenho dedicado uma média de 10 horas por semana entre pesquisas, criação e customização de conteúdos para a kamelo. se você quiser apoiar esse meu projeto, pode fazer isso me pagando um cafezinho 🤗