kamelo #195 | 3 coisas que eu gostaria de ter ouvido antes de lançar meu produto no mercado
Lições Cruciais para Startups: Entendendo o Contexto de Mercado e Otimizando a Jornada Empreendedora
EDIÇÕES ANTERIORES DA KAMELO
conheça o case da Lumi
já ouviu o papo com Felipe Adamoli?
é muito bom te ter por aqui! a kamelo é uma produção independente que tem ganhado força pelos compartilhamentos das edições, por isso considere compartilhar essa edição para alcançarmos mais pessoas 🤗
em 2013 eu tive minha primeira experiência empreendendo uma startup, esse foi um grande laboratório para entender quais dinâmicas fazem mais ou menos sentido na construção de produtos que podem impactar demandas de mercado… falando dessa forma nem parece que essa jornada foi desafiadora e muito do que sei hoje aprendi errando.
antes de começar
estou iniciando uma formação para quem quer construir um MVP para suas ideias usando uma das plataformas no-code mais populares e versáteis do mercado, o bubble. se você tem ideias, mas não sabe como lançar uma primeira versão de produto, te convido a conhecer nossa proposta com o MVPei!
se você tem uma rotina de criação e compartilhamento de conteúdo (de qualquer tipo, em qualquer rede) te convido para responder esse formulário, ele está servindo como estratégia para validar hipóteses de uma nova startups que criei há algumas semanas.
MAIS SOBRE A KAMELO
sua startup pode ser um case na kamelo, basta acessar e responder esse formulário
você já ouviu meu podcast? ouça do Papo de Kamelo no spotify
o que gostaria de saber na minha primeira experiência empreendedora
hoje eu separei algumas lições aprendidas que poderiam ter otimizado as fases iniciais do desenvolvimento da minha startup, essas lições vieram de diversos erros cometidos que diminuiram o impacto do nosso produto no mercado.
lançar um novo produto no mercado é consequência de um processo robusto de aprendizado prévio sobre o contexto e suas dinâmicas. esse aprendizado é otimizado pela forma que o time fundador se disponibiliza às atividades chave do negócio.
1️⃣ não tenha pressa para validar o problema e entender o contexto
definir e validar o problema é sabidamente o primeiro passo na jornada das startups, mas entender o contexto é que lhe dará capacidade para identificar as janelas de oportunidade e os comportamentos que vão influenciar demanda de novas soluções. por isso não tenha pressa nessa etapa de coleta de dados, quanto melhor o entendimento sobre as causas e consequências, maior assertividade na proposta de solução.
2️⃣ faça uma versão inicial do produto a partir de um escopo bem definido
o desenvolvimento de um MVP precisa ser entendido como resultado do processo de validação, captação e análise de dados que permitam definir o conjunto essencial de funções e formas que atendam as principais demandas do mercado.
esse processo será mais efetivo quando focado em entender primeiro as demandas do ICP (perfil ideal de clientes), com isso a entrada de mercado vai manter sua atenção no perfil com maiores chances de se tornar cliente.
3️⃣ tenha um fluxo de trabalho baseado em objetivos mensuráveis
quando pensamos em planejamento no início da jornada de uma startup não significa criar processos que travam o desenvolvimento do negócio, se bem aplicado algumas práticas de podem potencializar o aprendizado nas interações diretas e indiretas com o mercado alvo.
um aprendizado coordenado vai garantir que a entrada de mercado, por isso é válido considerar adoção de métodos como OKR que se adaptam ao momento e ao contexto de negócio.
as etapas pré-lançamento podem definir a qualidade dos resultados iniciais gerados no mercado. eu pensei por muito tempo que lançar um produto rápido seria suficiente para ter bons resultados… o que me custou muitas mudanças e fracassos até entender o foco do problema que poderíamos resolver com qualidade… eu até escrevi sobre parte dos erros cometido nesse texto
se você chegou por aqui pela primeira vez, te convido para assinar a kamelo, passamos de 3.000 pessoas acompanhando meus conteúdos, você é muito bem-vinda(o) 🤗
nos falamos na próxima edição, mas você pode se conectar comigo no LinkedIn, Instagram e Threads