kamelo doc #001 | tendências para 2023
+ o texto completo está na kamelo doc (no medium)
👋. olá, Luiz aqui! você é bem-vinda(o) a mais uma edição da kamelo, newsletter de produção independente onde trato de assuntos relevantes para quem está criando ou desenvolvendo startups! se é sua primeira vez por aqui, te convido a assinar e receber as edições futuras no seu e-mail ou no app do substack 🤗
ah! meu podcast, o papo de kamelo, está disponível nas principais plataformas de áudio.
a maior edição da kamelo!
pela primeira vez teremos uma kamelo trends com o que acredito vá acontecer (se fortalecer ou sumir) em 2023… por der um texto|doc grande, aqui teremos uma versão simplificada e uma completa lá na kamelo docs!
DIRETO AO PONTO
🎆 tendências para 2023
uma visão geral sobre o que pode impactar o ambiente de criação e desenvolvimento de startups, desde a visão dos negócios até aspectos tecnológicos e comportamentais que serão influentes por aqui.
esse foi um ano importante para o ecossistema de startups, por mais que alguns movimentos tenham sido dolorosos à tantas pessoas (especialmente as que foram desligadas nas sucessivas demissões) e marcada pela re-priorização estratégica nas análises de investimento.
por outro lado percebemos o surgimento ou o fortalecimento de movimentos empreendedores que terão grande impacto nos próximos anos e que mudarão muita coisa na jornada de criação e desenvolvimento de startups no Brasil.
seguiremos uma tendência geral de amadurecimento no cenário de investimentos que influenciarão estratégias e comportamentos nas startups, uma vez que sustentabilidade financeira será cada vez um elemento chave para um desenvolvimento consistente.
meu papel nessa coletânea de tendência é colocar nas suas mãos diversos pontos de reflexão, por isso recomendo fortemente que você busque mais informações sobre tudo que compartilhei, por mais que tenham colocado diversas referências complementares.
lembro que essa é uma versão reduzida da kamelo trends, a versão completa (com todos os links) está na publicação que criei no medium para textos grandes como esse, a kamelo docs.
o que veremos nessa análise?
o que podemos esperar dos modelos de negócio
o que podemos esperar dos comportamentos?
o que podemos esperar das estratégias empreendedoras?
1️⃣ o que podemos esperar dos modelos de negócio
⏳ superapps
os superapps passaram a ser vistos pelo grande case do WeChat na China e veio ganhado força em países emergente como o Brasil, sempre oferecendo um pacote de serviços dentro de uma mesma estrutura de produto.
em 2023 é esperado não um aumento significativo no volume de superapps, mas o surgimento de superapps que vão além dos serviços vinculados ao last mile delivery e que novos superapps vão surgir de grandes plataformas adquirindo plataformas menores, cujo serviço pode somar ao ecossistema criado.
⏳ metaverso
achou que não falaria dele? pois é, por mais que o Zuckerberg tenha se esforçado para levar esse projeto ralo a baixo, esse mercado está longe de desaparecer… por mais que também esteja [bem] distante de se tornar um mercado relevante e popular.
hoje vemos um apelo muito grande para uma aplicação do metaverso com foco em inserir pessoas em “novas” realidades, mesmo sem um mote relevante. ainda existe uma limitação nas possibilidades de negócio a partir das tecnologias disponíveis, mas veremos surgir algumas rotas alternativas de produtos com foco nas experiências imersivas.
⏳ ciber segurança
nos últimos anos nos tornamos identidades digitais (isso não tem na a ver com tokenização, ou pelo menos quase nada), estou falando de uma presença cada vez mais integrada da nossa identidade off-line com a on-line. esse movimento tem dado força à um discussão recorrente da ética e segurança sobre o volume brutal de dados conectados e compartilhados nas redes.
hoje, a segurança digital se tornou um [importante] mercado transversal, cada vez mais demandados por diversos contextos digitais. o que torna esse mercado um pilar da qualidade no desenvolvimento tecnológico global. a segurança digital pode ser desmembrada em aplicações que vão das redes seguras às estratégias de gestão que dão consistência aos dados circulantes.
⏳ robôs mais humanizados
com o amadurecimento das inteligências artificiais haverá cada vez mais e melhores interações dos robôs (ou assistentes virtuais) com as pessoas, aumentando as oportunidades de serviços baseados nessas interações digitais.
as aplicações de robôs mais humanizados irão ser vistos desde aplicações simples no andamento de processos rápidos (como chat bots) até os robôs com maior capacidade de resolução de problemas dinâmicos e complexos (como dirigir um carro).
⏳ micro-SaaS
indo na contramão da corrida pela supervalorização das startups tem surgido e ganhado força um movimento (visto por muitos como empreendedorismo por estilo de vida) de criação de produtos digitais focados em nichos bem definidos, mesmo que as projeções financeiras não sejam tão robustas como em plataformas pensadas para o mercado de massa.
tem dúvidas do que é micro-SaaS, vale ver esse vídeo do
, autor da news :está gostando dessa edição? a kamelo está crescendo rápido pelo compartilhamento das(os) nossas(os) assinantes. que me ajudar a falar para mais pessoas? aproveita e compartilha nos seus grupos e redes sociais:
lembrando que a análise completa está na kamelo docs 👈
2️⃣ o que podemos esperar dos comportamentos?
⏳ amadurecimento das estratégias para o trabalho híbrido|remoto
nossa visão de trabalho vem mudando a cada dia, não só no entendimento sobre execução de atividades, mas na forma que nos conectados às empresas. esse é um cenário complexo para os dois lados, tanto para quem precisa liderar e engajar pessoas quanto para quem precisa assumir responsabilidades e garantir entregas efetivas.
⏳ maior atenção ao bem-estar do time
o burnout saiu debaixo do tapete das empresas, se tornando um tema discutido continuamente. como reflexo, hoje a entrega de perks nos escritórios perderam força frente ao investimento que essas mesmas empresas podem fazer no bem-estar [real] das pessoas.
⏳ side-jobs e as relações de trabalho
para muitas(os) empreendedoras(es) é difícil aceitar que pessoas do time consigam manter (com regularidade) atividades paralelas às que foram previamente definidas no ato da contratação… aqui vou considerar a execução de atividades paralelas que não comprometem o desempenho esperado pelas empresas.
⏳ainda mais layoffs
os cortes bruscos que nos acostumamos a ver em 2022 seguirão em 2023, esse é o resultado de curto prazo que as(os) empreendedoras(es) tiram das mangas para aumentar o tempo de vida da startup, enquanto testam novas possibilidades de se firmarem no mercado com o time mínimo viável.
⏳ boom de aplicações no|low-code
esse movimento de no|low-code será um dos principais motores de lançamento de startups, gerando validações mais rápidas de produto e melhor entendimento das janelas de oportunidades vs. a capacidade de entrar nessa jornada… o impacto disso será percebido no médio prazo, por isso vale dedicar um tempo para aprender a usar essas tantas ferramentas.****
⏳ a volta de um volume interessante de investimento
há um crescimento de 5,1% previsto para 2023, o que aponta haver real interesse no tipo de negócio das startups, investir em risco não saiu da mesa dos fundos, inclusive algumas das startups super-valorizadas continuarão sendo abordadas por esses fundos quando houver potencial de ajuste de sustentabilidade, mesmo que isso gere uma queda no seu valor de mercado.
3️⃣ o que podemos esperar das estratégias empreendedoras?
⏳ novos conceitos de gestão
a adoção de aspectos [básicos] de gestão pode acontecer desde o dia, onde o time fundador consegue manter clareza e alinhamento sobre o que precisa ser feito para garantir a entrada do negócio no mercado… a exemplo do que falei da kamelo #157.
⏳ foco na sustentabilidade financeira
muitas das startups criadas para super valorização do valor de mercado a partir de captações sucessivas e uma visão sobre “a receita a gente vê depois” vão morrer… se não tiverem disposição de dar passos para trás, mudar estratégicas ou até se juntar a outras empresas.
⏳ maior conhecimento do contexto de mercado
cada vez mais os mercado estarão abertos às novas tecnologias, o que tem criado mais janelas de oportunidades para as startups e mostrado um cenários cuja competição é cada vez mais forte e profissional. por isso os produtos que entregarem as melhores percepções de valor terão mais chance de ganhar e manter espaço no mercado.
⌛ fusões serão boas estratégias de crescimento
vou fechar essa análise conectando esse último ponto com o primeiro. se o foco será cada vez maior direcionado à sustentabilidade das startups, para que se desenvolvam com mais ou menos investimentos, será cada vez mais comum ver duas ou mais startups juntarem forças (e seus serviços) em uma fusão que dê um melhor posicionamento de mercado e, claro, aumentar as oportunidades de gerar receita suficiente para manter o negócio de pé no longo prazo.
tenho dedicado uma média de 10 horas por semana entre pesquisas, criação e customização de conteúdos para a kamelo. se você quiser apoiar esse meu projeto, pode fazer isso me pagando um cafezinho 🤗
obrigado por ter lido
esse foi o primeiro kamelo doc e minha última postagem de 2022. lhe desejo um excelente final de ano, descanse, curta, encontre as pessoas que você gosta e se prepare para mais um ciclo, mais um ano de grandes desafios e novas conquistas.
nessa jornada, conte comigo!
abraço, Luiz.