👋 olá, Luiz aqui! bem-vinda(o) a mais uma edição da kamelo, newsletter gratuita e independente para tratar assuntos relevantes para quem está lançando ou desenvolvendo startups! toda segunda e quinta publico uma nova edição, para não perder as próximas, te convide a assiná-la aqui 👇
1/4 do ano já foi...
como de costume, 2022 também está passando rápido... há um tempo eu me preocuparia se nessa época não tivesse iniciado meus projetos planejados para o ano, uma cobrança sem fundamentos quando podemos iniciar novos projetos em qualquer momento do ano, por mais complexo que sejam.
DIRETO AO PONTO
🃏 essa edição não é mentira!
edição extra para te lembrar que ainda há tempo para dar início aos nossos projetos!
por que nossos planejamentos falham?
eu era a pessoa que lotava o tempo com todo tipo de projeto que pudesse começar, o resultado você deve imaginar: frustração atrás de frustração por não conseguir dar conta de tudo que estava planejado. por isso, de uns anos para cá eu mudei a forma de planejar meus projetos ao longo do ano... é sobre isso que quero te falar hoje.
espero que essas sugestões te ajudem a organizar melhor o que fazer nesses 9 meses restantes de 2022 🤗
tenha um grande projeto por ano!
quando penso em grandes projetos, penso na relação de longo prazo que terei com ele, por exemplo, a kamelo é meu grande projeto desde 2021, o seu pode ser lançar uma startup no mercado... ou levantar uma captação para a startup que está executando... ou até dar um salto profissional.
pensar nessa relação de longo prazo gera um senso de responsabilidade, mas pode tornar nossa visão embaçada, por ser difícil prever exatamente o que acontecerá 12 meses para frente. no meu caso, não consigo ter um desenho claro do que será a kamelo no final de 2022, ou no final de 2023... por isso precisamos saber quebrar nossa visão de tempo.
projete conquistas trimestrais
o trimestre é período ideal para ter uma organização clara do que precisamos (ou queremos) fazer, por exemplo gosto de pensar em um grande objetivo por trimestre, tempo que consigo testar, medir e ajustar o que for necessário para alcançá-lo sem me distrair com outras coisas.
essa é a base do conceitos de OKR, o método que uso para quase tudo que faço e que recomento demais que você leia, entenda e teste no seu contexto. o uso de OKR é funcional tanto para projetos individuais quanto coletivos, você pode adotar o método desde o dia 1 da sua startup.
vou deixar aqui um link do template de OKR que montei no Notion 🖤
todo objetivo precisa ter quatro elementos básicos:
serem significativos - ter impacto relevante para o contexto;
serem concretos - ter viabilidade de execução e entrega no período;
serem orientado à ação - suportarem atividades mensuráveis;
serem inspiradores - dar tesão para torná-lo realidade.
pense no trimestre como uma corrida de longa distância, você precisa chegar bem no final, para isso precisam ter uma estratégia que lhe dê ritmo... e o melhor ritmo para vencer essa corrida é o que você consegue organizar nas suas rotinas (especialmente quando o objetivo está vinculado à projetos paralelos).
planeje cada mês
sabendo qual o objetivo esperado para o trimestre, o que você pode fazer em cada mês? uma estratégia que adoto para ter maior clareza nos projetos mensais é ter métricas vinculadas ao objetivo trimestral e metas de resultado mensal para esses elementos mensuráveis.
por exemplo, aqui na kamelo eu tenho algumas métricas chave:
volume de visualização nas primeiras 24h de cada postagem;
volume de novas inscrições por semana;
quantidade de pessoas que topam compartilhar experiências nas edições;
quantidade de startups que me conecto a partir das postagem.
com isso eu defino uma meta mensal para cada métrica chave, ou seja, dentro de um objetivo trimestral eu tenho pelo menos 3 ciclos de planejamento para executar, testar e ajustar meus parâmetros que dão suporte às conquistas. na criação e desenvolvimento de startups é a mesma coisa, em um mês você não consegue focar eu muitas coisas em paralelo, por isso vale o exercício de ter um foco por mês e segui-lo.
por exemplo, seu foco pode ser validar o problema identificado, lançar um MVP, dar um salto no volume de vendas, fechar um investimento, organizar o time, abrir um novo mercado... o que fizer sentido para seu contexto e o momento que está vivendo.
revise tudo uma vez por semana
muitos erros são cometidos pela falta de revisão periódica sobre o que está sendo executado, por isso vale separar um tempo toda semana (gosto de fazer isso nas sextas) para um levantamento do que foi executado, o que andou, o que está travado e o que pode ser melhor na semana seguinte.
essa é uma prática adotada dos métodos ágeis que ajudam demais na geração e organização do conhecimento, especialmente quando você tem um time, as revisões ajudam a manter o alinhamento aos objetivos do trimestre com visão clara sobre a evolução até aquele ponto.
mais que adotar as revisões semanais como prática, é importante catalogar os aprendizados, por isso também deixarei aqui um template de retrospectiva no Notion 🖤
minhas atividades semanais na kamelo eu controlo com um quadro Kanban (to-do, doing, done) onde tenho visibilidade sobre o que preciso fazer a cada dia, dessa forma não fico angustiado por não saber o que vou fazer amanhã.
não deixe seu dia de lado
pois é, quando pensamos na visão semanal tendemos a deixar de lado a organização das atividades do dia... aqui eu já tive algumas experiências boas e ruins que me fizeram chegar a um modelo de organização diária simples e (literalmente) analógica.
antes eu usada os aplicativos de to-do list para as atividades diárias, o resultados era que meu celular apitava de 5 em 5 minutos (exagero para você entender como era)... no final do dia eu me sentia esgota não pela execução das atividades, mas pela correria para não deixar nada sem fazer.
hoje eu tenho um bloco de papel onde coloco o que preciso fazer durante o dia, tento colocar em ordem de prioridade, mas não me prendo a isso, o mais importante é não ter mais de 6 itens por dia (mais ou menos 3 para a manhã e 3 para a tarde)... no máximo uma atividade à noite (como assistir alguma aula de cursos online que faço).
com isso eu não me preocupo em atualizar meu kanban em tempo real, vou dando ☑️ no papel e todo dia quando acabo tudo, organizo o dia seguinte e atualizo meu Kanban (farei isso depois que terminar de escrever essa edição extra da news) 😌
lembre-se: o melhor plano é o que você (ou seu time) consegue dar conta de executar!
recomendações para o Q2
para fechar essa edição extra, deixo algumas recomendações do que tenha consumido nos últimos meses (sem tirar o lugar do Bruno com a kamelo refs), espero que você goste, anota ai 📝
🇺🇸 - a série Severance (Ruptura) da Apple TV é simplesmente incrível, ela está em andamento, mas escrever sobre em alguma edição futura.
🇧🇷 - a série Terapia da globoplay tem me feito pensar demais sobre comportamentos, se segure que a temática não é leve.
🇺🇸 - como bom nerd, adoro histórias de heróis, dai a série Peacemaker (Pacificador) da HBO Max é uma das melhores que já vi, pela falta de filtro com o herói.
🇺🇸 - o livro Caos Criativo do Tim Harbor me deu uma "chacoalhada" sobre como encarar a desordem quase necessária nos processos criativos.
🇧🇷 - quem trabalha criando deveria assinar a newsletter do Tiago, a tira do papel, são ótimos insights em papos curtinhos.
🇧🇷 - como nem tudo na vida são startups, criei uma outra newsletter para falar sobre o que penso, a pensante, se quiser vir nessa comigo, dá uma olhada.
🗺️ - com a volta de alguns eventos presenciais, e as viagens regulares, criei uma playlist no Spotify para o modo avião.
se você gostou dessa edição extra, compartilha nos teus grupos para que mais pessoas tem acesso ao conteúdo... se postar no LinkedIn, me marca para que eu possa interagir contigo por lá também 🤩
obrigado por ter lido!
antes de fechar essa página, deixa uma avaliação sobre essa edição 🤗