kamelo news #001 | notícias dos últimos dias
para quem me pediu, uma curadoria de notícias recentes 🤗
👋 olá, Luiz aqui! bem-vinda(o) a mais uma edição da kamelo, minha newsletter gratuita e independente para tratar assuntos relevantes para quem está lançando ou desenvolvendo startups! toda segunda e quinta publico uma nova edição, então para não perder as próximas, te convido a assiná-la aqui 👇
para não esquecer:
você pode ouvir o podcast "papo de kamelo” no spotify 🤗
como será esse final de ano?
outubro seguiu a tendência do ano, queda no volume de investimentos, demissões em massa e um monte de conversa mole de quem não faz a menor ideia como tornar seus lindos unicórnios em bichos reais… e olha que já já teremos mil e uma fórmulas mágicas para 2023, vai vendo.
ah! se você tem gostado da kamelo e quer ver a news crescer, agora você pode me pagar um café para que possa investir mais nos conteúdos, basta clicar no cafezinho
O QUE ACONTECEU NO MERCADO?
📍 no brasil
nem tudo é software, a LivUp, depois de captar R$230 milhões em duas rodadas, acaba de anunciar uma captação de mais R$26 milhões para alcançar seu breakeven em 2023. a marca que produz alimento congelado tem mostrado que o há interesse de fundos em negócios que vão além dos aplicativos.
depois do boom SaaS, onde começamos a pensar que tudo é serviço, a celcoin tem mostrado que nossa próxima frase de efeito será tudo é banco apresentando uma plataforma open BaaS (bank as a service) para outros serviços digitais.
depois de uma abertura de capital turbulenta, o nubank anunciou sua própria moeda digital, a nucoin que usa a blockchain da polygon. será que o roxinho seguirá popularizando tendências no mercado financeiro ou veremos mais uma estremecida na empresa?
🌍 no mundo
um dos maiores espaços para startups da europa, o station f de paris vai transformar seu principal programa de apoio às startups em um programa de aceração, será um salto e tanto na oferta de investimento inicial para as startups que buscam conexão com o mercado francês.
a cbinsights publicou o relatório com o volume de investimento em startups no terceiro trimestre de 2022, como aconteceu ao longo do ano, vimos mais uma queda no volume investido o que gerou diversas especulações sobre o apetite no investimento de risco, será que seguiremos em queda?
será que o mundo das(os) nossas(os) filhas(os) será melhor que o nosso? para a maioria das(os) americanas(os)não. o ponto que nos cabe é saber que a influência digital é um dos pilares (se não o principal) responsáveis por mudanças de comportamento das(os) jovens.
uma pausa para dizer que a kamelo tem crescido com sua ajuda, cada semana mais pessoas se conectam aos nossos conteúdos pelos compartilhamentos entre os contatos, grupos e redes… para ajudar o crescimento da kamelo, te convido a compartilhar também!
🎧 para ver e ouvir
a netflix lançou uma minissérie sobre a história do spotify (som na faixa), um dos roteiros mais bem feitos dessas minisséries sobre startups. vale ver e perceber alguns detalhes que são comuns no nosso contexto. tive tantos gatilhos que estou montando uma edição da kamelo só sobre isso (deixa só passar mais tempo para não ter spoilers).
o episódio 354 do naruhodo aborda um tema que sempre me chamou atenção, será que nosso consumo de conteúdo na velocidade 2x atrapalha nosso aprendizado? vale a pena entender aspectos científicos sobre esse que se tornou um comportamento comum, principalmente em quem recebe áudios longos no zap.
deixo aqui minha playlist para dias que preciso focar mais no serviço e deixar o barulho das redes de lado.
obrigado por ter lido!
antes de fechar essa página, deixa uma avaliação sobre essa edição 🤗
Incrível. Adoro essa abordagem de dar uma opinião em cima das notícias, meio resumo meio análise.