👋. olá, Luiz aqui! você é bem-vinda(o) a mais uma edição da kamelo, newsletter de produção independente onde trato de assuntos relevantes para quem está criando ou desenvolvendo startups! se é sua primeira vez por aqui, te convido a assinar e receber as edições futuras no seu e-mail ou no app do substack 🤗
ah! meu podcast, o papo de kamelo, está disponível nas principais plataformas de áudio.
faltam 38 dias para 2023
não sei para você, mas para mim 2022 foi um ano agitado (em vários aspectos) e estar no início de uma copa do mundo quando já estou avaliando meu planejamento do ano e preparando o do próximo é estranho demais! novembro foi um mês de muitas notícias (boas e nem tanto), hoje trouxe algumas que me chamaram atenção.
ah! se você tem gostado da kamelo e quer ver a news crescer, agora você pode me pagar um café para que possa investir mais nos conteúdos, basta clicar no cafezinho
O QUE ACONTECEU NO MERCADO?
🚨convite extra!
hoje é nosso 6º demoday da Overdrives, a partir das 17h no nosso canal do YouTube você poderá conhecer os três negócios que investimos e aceleramos nos últimos 6 meses. depois teremos três papos muito bons sobre o cenário de investimentos, com Monnaliza Medeiros, uma troca de experiência com nossas aceleradas e um papo sobre perspectivas para o ambiente de startups em 2023 com Lúcio Cordeiro… você não pode perder!
🌍 pelo mundo
o twitter se tornou trend topic nele mesmo depois da [controversa] compra da companhia pelo Elon Musk e seus comportamentos depois que passou pela porta da empresa com uma pia nas mãos. não acredito que o twitter vá morrer, mas precisamos refletir sobre o perfil de liderança do Musk, alguém que se sente confortável em passar por cima de tudo e todos para defender um ponto de vista que pode ser criticado de vários aspectos.
o evernote foi adquirido por uma venture building italiana, a bending spoons. movimento que pode ser positivo a uma das empresas do Vale do Silício que sempre admirei, mas parecia sempre estar “um passo atrás” dos mais diversos concorrentes que cresceram e entraram no mercado. vamos ficar de olho no que acontecerá agora no app do elefante.
o CEO do stack overflow mostrou que não é tão favorável às plataformas de no|low code. ele apresentou suas percepções sobre prós e contras desse movimento que vem crescendo rápido especialmente entre fundadoras(es) de startups, incluindo as(os) que tem background técnico. como você enxerga o momento e o futuro dessa novas estratégias de criação de produto?
🌴 pelo Brasil
entrando pela porta da frente, Fábio Porchat virou sócio da nomad, startup que esse mês adquiriu a husky para expandir suas operações entre brasileiras(os) que recebem salário ou pagamento de jobs de outros países. eu gostaria que esses novos perfis investidores estivessem mais próximos às startups (especialmente as de modelo B2C), o que pode expandir rápido a rede de relacionamento e as oportunidades de crescimento.
sim, há dinheiro disponível para investir em startups, os resultados do Q3, com crescimento de 123% do valor investido no trimestre anterior mostra que os fundos e demais perfis investidores estão conseguindo ajustar suas estratégias de análise e seleção das startups que encaixam nas suas teses, o que esperar daqui pra frente? mais investimentos em startups que tenham planos sólidos e rentáveis de crescimento.
por mais de R$ 1bi, a recifense neurotech foi adquirida pela B3. essa notícia tem uma dupla importância pra mim, a primeira é o orgulho bairrista vendo que uma empresa de tecnologia local pode ter uma saída tão relevante e a segunda é saber que cada vez mais podemos projetar saídas relevantes das empresas que conseguiram criar estruturas sólidas e sustentáveis.
uma das análises mais legais sobre nossas startups nacionais, o top 100 open startups divulgou suas listas apontando para uma grande diversidade de negócios que estão se desenvolvendo no Brasil. o que mais gosto dessa lista é identificar quem está numa jornada mais racional, fora da corrida dos unicórnios.
uma pausa para dizer que a kamelo tem crescido com sua ajuda, cada semana mais pessoas se conectam aos nossos conteúdos pelos compartilhamentos entre os contatos, grupos e redes… para ajudar o crescimento da kamelo, te convido a compartilhar também!
🎧 para ler, ver ou ouvir
a copa tá vindo ai e mais uma vez veremos uma edição em um país que não parece ter conquistado isso por méritos esportivos, mas por combinações que acontecem por “debaixo dos panos”… os esquemas da FIFA(netflix) fala muito bem sobre como relações políticas podem ser subvertidas por interesses pessoais.
o canal elementar (youtube) fez um ótimo documentário sobre Sean Parker, co-fundador do napster e investidor do facebook (antes de virar meta), que chacoalhou a internet na bolha .com. um dos perfis que aprendemos a respeitar até descobrir como alguns comportamentos empreendedores não fazem sentido.
terminei de ler o almanaque de Naval Ravikant (fundador de empresas como angel list) que conseguiu criar sistemas que equilibram trabalho e qualidade de vida, sem inventar nada excepcional. o livro é fácil e rápido de ler, ele traz diversos pontos de reflexão que precisam ser digeridos lentamente.
quer criar uma newsletter?
eu adoro criar e compartilhar meus conteúdos no Substack, uma das plataformas mais completas e fáceis de usar, então se você quer compartilhar suas experiências, pesquisas ou o que te motiva a escrever, te convido a se juntar nessa grande comunidade de criadora(es)!
Que formato massa! Curti bastante e li num tapa. Alguns links foram pro Instapaper, outros dei uma olhadinha na hora. Parabéns!