kamelo news #004 | notícias sobre o ChatGPT
comentando algumas coisas sobre esse tal chat
👋. olá, Luiz aqui! você é bem-vinda(o) a mais uma edição da kamelo, newsletter de produção independente onde trato de assuntos relevantes para quem está criando ou desenvolvendo startups! se é sua primeira vez por aqui, te convido a assinar e receber as edições futuras no seu e-mail ou no app do substack 🤗
ah! meu podcast, o papo de kamelo, está disponível nas principais plataformas de áudio.
momento de reconhecer:
🤗 nessa semana a kamelo ganhou novas(os) 48 assinantes
💰 e já recebeu R$72,00 em cafezinhos
e esse tal chat com inteligência artificial?
As inteligências artificiais têm cada vez mais ganhado espaço no mercado e isso tem gerado muitas discussões em relação ao impacto que elas podem ter no emprego humano. Por um lado, é possível que a automatização de algumas tarefas pelas IA's possa levar ao surgimento de novas oportunidades de emprego, liberando os trabalhadores de tarefas repetitivas e permitindo que eles se concentrem em atividades que exijam mais habilidades humanas. Por outro lado, é possível que algumas profissões sejam totalmente automatizadas pelas IA's, o que pode levar ao desemprego de uma grande quantidade de pessoas. Em qualquer caso, é importante considerar que as IA's podem ser úteis como aliadas do trabalhador, ajudando-os a realizar suas tarefas de maneira mais eficiente e precisa.
NOTÍCIAS RECENTES
sobre o ChatGPT
🇺🇸 introdução ao ChatGPT, pela Cassie Kozyrkov
descobri esse texto poucos dias depois de testar pela primeira vez esse tal ChatGPT (vou chamar só de chat, ok?), uma plataforma que conversa com as usuárias com opiniões sobre diversos temas e que bateu a marca de um milhão de usuárias em 5 dias! mas o que está por trás dessa plataforma que usa inteligência artificial para ser quase uma versão digital do professor pardal.
de forma simples, essa é uma plataforma que usa rede neural para (1) coletar e analisar um volume massivo de dados disponíveis na rede a partir de palavras e termos chave nas perguntas das usuárias e (2) gerar uma nova informação a partir de uma linguagem natural, criando a sensação de personalidade e opinião por trás das respostas.
🇺🇸 a origem da OpenIA, co-fundada por Elon Musk, pela business insider
pois é, a história do ChatGPT começa com a OpenIA, fundada em 2015 por Elon Musk e Sam Altman (ex-presidente da YCombinator), essa plataforma é aberta às possibilidades de criação de produtos ou tecnologias a partir do uso de uma API de inteligência artificial.
o fato é que o ChatGPT foi o primeiro produto criado na OpenIA que bombou no mercado, claro que no começo muita gente está usando mais para matar a curiosidade sobre o que essa IA consegue fazer (vi pessoas perguntando as 6 dezenas da mega sena!), mas já tem profissionais utilizando o chat para finalidades mais técnicas.
🇺🇸 um chatbot tipo o ChatGPT para usar em sites, pelo Luciano Abriata
usar esse tipo de aplicação para relacionamento de produtos digitais com o mercado, a partir de uma dinâmica com escopo aberto de possibilidades pode ser uma funcionalidade que diferencie a percepção de valor sobre serviços digitais, mas como toda IA, essa também precisa de tempo para aprender mais sobre os comportamentos e padrões de um certo mercado para estabelecer uma relação complexa.
está gostando dessa edição? a kamelo está crescendo rápido pelo compartilhamento das(os) nossas(os) assinantes. que me ajudar a falar para mais pessoas? aproveita e compartilha nos seus grupos e redes sociais:
🇺🇸 ChatGPT, automatize essas tasks usando python, pelo the pycoach
outro público que está começando a tirar mais do potencial desse chat são as desenvolvedoras que perceberam o potencial do chat em entregar resoluções (ainda não tão complexas) de linhas de código.
🇺🇸 usando o ChatGPT para criar uma aplicação complete da IA na AWS, pelo Heiko Hotz
estamos vendo como uma IA consegue construir uma colcha de retalhos de informações disponíveis, dando um toque de personalidade com respostas em linguagem natural (ou técnica, se necessário) para gerar um sentimento de opinião nas usuárias.
uma IA não tem inteligência para criar interpretações profundas e complexas como nós, tão pouco ter inferências que misturem contextos de base, ela sempre retorna um arranjo (quase sempre válido) de dados dispostos na rede.
quem ganha e quem perde (hoje) com o aumento da presença desse chat?
1️⃣ o uso desse chat pode ser (muito) útil para construir e|ou organizar ideias ou questionamentos que estamos travados, ele elimina o sentimento de não saber o que fazer de frente para uma folha em branco, agora podemos agilizar o entendimento inicial sobre (quase) tudo.
2️⃣ com o aumento da capacidade de humanizar as respostas (falei disso na kamelo trends, viu lá?), veremos também um movimento migratório das plataformas de busca tradicionais para as interações com o chat (não me surpreende se google e outras empresas lançarem seus chats nas próximas semanas, a microsoft já tá indo nessa linha).
3️⃣ infelizmente essa geração (instantânea) de informações vai poluir as redes sociais com conteúdos criados puramente das respostas do chat… como uma versão digital do ghost writer, por isso tenha cuidado com o conteúdo que está consumindo, fiz isso na introdução dessa edição, você reparou?
tenho dedicado uma média de 10 horas por semana entre pesquisas, criação e customização de conteúdos para a kamelo. se você quiser apoiar esse meu projeto, pode fazer isso me pagando um cafezinho 🤗