essa última semana tivemos mais um infeliz episódio com o Tallis Gomes, co-fundador do G4 Educação. ao fazer uma colocação sobre sua opinião a respeito de ter um relacionamento com mulheres CEO e gerar uma grande repercução negativa (claro) entre milhares de mulheres que têm seu papel de liderança, são CEO, mães e tudo mais que escolheram para suas vidas.
se você quer saber mais de onde esse tipo de “empreendedor de sucesso” surgiu no ecossistema, publiquei um vídeo na sexta passada, saiba mais aqui. aproveita e já segue o canal, vamos tentar chegar em 500 assinantes até o final do ano!
você já está sabendo que pode apoiar a kamelo a partir do valor de um cafezinho por mês? apoiar a kamelo é permitir que esse projeto continue e siga crescendo 🤗
agora, vamos para o tema de hoje!
tem momentos que é preciso mudar
uma das startups que acompanho como advisor identificou uma oportunidade de mudança que pode trazer um crescimento consistente, mas o que motiva uma mudança na estratégia do negócio? o papel do pivô é algo que converso muito com as startups, estava na hora de trazer parte disso pra cá.
ambientes complexos, como o das startups, precisam ser direcionados por práticas emergentes definidas para facilitar a identificação de oportunidades que justificam a criação e desenvolvimento de um novo produto e, claro, um novo negócio.
esse tipo de ambiente é cercado pelo risco de falha ou insucesso, por isso que a capacidade de adaptação é, pra mim, a habilidade mais importante a ser desenvolvida ao longo da jornada das startups, algo que dá ao time fundador uma visão sobre rotas alternativas na busca pela janela de oportunidade capaz de sustentar o negócio no mercado.
sempre que lembro do pivô lembro dos meus tempos de escola, quando era do time de handball, o papel do pivô (o jogador que geralmente se posiciona entre todos os outros jogadores) é observar a movimentação do time oposto e agir rápido rodando as jogadas, ou seja, distribuindo bola na busca pela melhor oportunidade de pontuar.
a capacidade de ter enxergar possibilidades diferencia as startups pela forma que reagem às descobertas ao longo da jornada. todo negócio precisa ter habilidade de mudar o rumo e desenvolver formas alternativas para conquistas os resultados relevantes,.
se você está chegando agora por aqui, a kamelo é uma newsletter criada para tratar de temas sobre criação e desenvolvimento de startups, então torne-se assinante para não perder nenhum conteúdo futuro!
há tipos diferentes de pivô
todo pivô precisa ser motivado por uma descoberta (geralmente um desafio ou uma nova oportunidade) justificado por uma nova estratégia que não traga o mesmo risco vivido anteriormente.
isso pode parece confuso, mas quando te explicar os tipos de pivô você vai entender bem, só lembre-se que mesmo em grandes mudanças estratégias, a startup estará sempre dando passos para frente, toda mudança faz parte da evolução.
ter um processo baseado em descoberta contínua cria uma visão sobre eventuais pontos de falha nas definições estratégicas adotadas pelo time fundador, essa percepção de falha só será efetiva se o time trabalhar com objetivos bem definidos e métricas pré-estabelecidas. se não há informações suficiente para identificar possíveis falhas você estará andando no escuro;
definir novas estratégias é um processo que precisa ter as descobertas e aprendizados anteriores como ponto de partida, associando um novo conjunto de dados e hipóteses justificados pelo que está sendo coletado e interpretado no relacionamento com o mercado. até as estratégias de mudança mais radicais pedem uma justificativa sólida e bem definida.
como disse antes, há diferentes formas de realizar um pivô na sua startup, quatro dessas formas são as mais comuns, listei do menos ao mais complexo de ser executado:
1️⃣ pivô de abordagem
a necessidade de realizar mudanças na abordagem do problema é uma demanda comum nas startups. isso acontece por uma má interpretação do problema, uma má interpretação sobre o comportamento do mercado, um erro na definição do perfil ideal de clientes entre outras muitas falhas de entendimento. nesse caso há uma necessidade de mudança na postura, ou seja, na forma que o problema está sendo atacado… abordado.
2️⃣ pivô de oportunidade
a necessidade de realizar uma mudança por oportunidade vem do entendimento sobre a relevância do problema identificado, frente as outras oportunidades dispostas no mesmo mercado. nesse caso é uma mudança no foco do problema, isso pode acontecer no mesmo contexto inicial ou em diferentes contextos de um mesmo mercado. o ponto chave aqui é buscar a oportunidade que pode trazer os melhores resultados para o negócio que está sendo desenvolvido.
3️⃣ pivô de oferta
a necessidade de realizar uma mudança por oferta está relacionada ao modelo de negócio oferecido ao mercado, esse é o tipo de mudança que só fará sentido depois que a startup está em operação com seu modelo de negócio funcional. a medida que o mercado é impactado pela proposta de valor do produto e entra no fluxo comercial das startups, erros no modelo de negócio podem surgir, dai a importância de mudar a oferta do produto, garantindo que o modelo se encaixe na rotina do mercado.
4️⃣ pivô de mercado
a necessidade de realizar uma mudança de mercado tem um intervalo de possibilidades que vai do erro na definição do público alvo até a identificação de novas oportunidades em mercados absolutamente distintos. a mudança de mercado tende a ser radical, por mais que possa herdar o modelo de negócio ou até o produto na hora de explorar novos contextos. mesmo nesse caso não podemos considerar pivô uma mudança onde nada do que foi executado entes será aproveitado.
identificar uma demanda de mudança faz parte, saber lidar com isso pede maturidade do time fundador, por isso que toda startup que acompanho aprende a desenvolver capacidade de adaptação a partir de métodos e estratégias para encarar cenários adversos.
estou preparando uma edição para o oásis (newsletter para os apoiadores da kamelo) detalhando alguma dessas estratégias para lidar com cada tipo de pivô, se você ainda não está apoiando esse projeto, não deixe para depois, seu papel é fundamental para o desenvolvimento da kamelo!
kamelo
todo domingo chega uma nova edição da kamelo abordando temas que ajudam na criação e desenvolvimento de startups, tudo feito a partir de experiências, conversas e pesquisas diárias.
🤝 quer criar conteúdo comigo aqui na kamelo? basta responder esse formulário rápido para entender um pouco mais do seu contexto.
🎁 quer apoiar a kamelo? você pode fazer isso pelo preço de um cafezinho por mês.
🎖️ agora, se você quiser compartilhar o case da sua startup aqui na kamelo, responde esse outro formulário para eu conhecer sua startup.
📱 será ótimo estar conectado contigo no linkedin e no threads!
nos vemos na próxima edição 🤗