👋 olá, Luiz aqui! bem-vinda(o) a mais uma edição da kamelo, minha newsletter gratuita e independente para tratar assuntos relevantes para quem está lançando ou desenvolvendo startups! toda segunda e quinta publico uma nova edição, então para não perder as próximas, te convido a assiná-la aqui 👇
alguns avisos:
te convido para nosso canal no discord
e para ouvir o podcast "papo de kamelo”
por que você empreende?
somos diariamente bombardeados com informações sobre startups consideradas grandes cases de sucesso, com isso acabamos por deixar de lado toda uma [dura] jornada necessária para manter o negócio ativo e gerando valor ao mercado.
os desafios de lançar uma startup por Derick Bezerra
a experiência da aFarma é importante para mostrar como uma jornada empreendedora offline pode despertar o interesse de criar produtos digitais sem perder uma postura mais "pés no chão".
ao longo dessa conversa com Derick eu separei 6 aprendizados rápidos e válidos para quem está vivendo sua jornada ou que criar uma startup.
a kamelo tem crescido com sua ajuda, cada semana mais pessoas se conectam aos nossos conteúdos, isso tem acontecido pela quantidade de compartilhamento das edições entre seus contatos nos grupos que fazem parte e até nas redes sociais… quer ajudar no crescimento da kamelo? te convido a compartilhar também!
1) a experiência está na prática
sua primeira experiência empreendedora pode ser uma startup, por isso dê ênfase aos aprendizados gerados desde o dia 1, você aprende a cada decisão tomada (mesmo as decisões erradas). a prática empreendedora é a principal fonte de experiências para que você amadureça e seu negócio se desenvolva no mercado.
2) aceite as mudanças que vão surgir
por mais tangível que seja a oportunidade por trás do seu negócio, entenda [recorrentemente] que há um processo de adequação do seu produto às [reais] demandas do mercado, por isso seu papel é aceitar as mudanças em prol do sucesso do negócio.
3) pense na eficiência do seu time
toda pessoa que você trouxer para o negócio precisa saber seu papel e o impacto que terão nos resultados do negócio, por isso estabeleça uma relação transparente e aberta ao potencial de todas(os). lembre-se que ter mais pessoas no time não significa ter maior eficiência, foque na qualidade das contratações.
4) faça parte das rotinas do negócio e se aproxime do mercado
é muito bom fundar uma startup e focar nas estratégias que vão dar sentido ao negócio no mercado, mas há muito aprendizado na sua participação direta nas áreas chave do negócio, você precisa desenvolver um bom relacionamento com o mercado e potenciais clientes, vivendo as etapas do processo, até para saber desenvolver as pessoas que vão liderar essas áreas.
5) não pare de buscar novas oportunidades e evolução do seu negócio
startups sã estruturas dinâmicas que dependem do comportamento das lideranças em saber se colocar na posição de estar sempre de olho nos movimentos do mercado e nas oportunidades adjacentes que permitam seu negócio evoluir a partir do que está sendo feito hoje.
6) trate as(os) investidoras(es) com total transparência
captar investimento é (ou será) uma demanda de toda startup, por isso aprenda a se relacionar com todos os perfis investidores, sempre de forma transparente e aberta aos feedbacks, opiniões e conexões. expor erros cometidos não diminui as oportunidades que essas pessoas ou empresa podem gerar ao seu negócio.
cases como a da aFarma nos ajuda a entender uma jornada sólida.
Derick é um bom exemplo de empreendedor que entende sua startup como um estrutura que está constantemente em busca de relevância no mercado, sem perder os aspectos de sustentabilidade.
obrigado por ter lido!
antes de fechar essa página, deixa uma avaliação sobre essa edição 🤗
ah! se você tem gostado da kamelo e quer ver a news crescer, agora você pode me pagar um café para que possa investir mais nos conteúdos, basta clicar no cafezinho
Eu amei o texto!! São dicas muito úteis e vou deixar todas salvas para me lembrar :)
Obrigada por compartilhar!