escute agora nosso 9º episódio do papo de kamelo:
o agro é tech
pelo impacto econômico, o agro (agricultura e pecuária) são um dos mais importantes a nível global, no Brasil é um forte motor econômico o que faz desse mercado um alvo contínuo de especulações e provocações sobre todos os aspectos da cadeia de produção e distribuição… será que vale a pena criar startups nesse mercado?
ah! se você tem gostado da kamelo e quer ver a news crescer, agora você pode me pagar um café para que possa investir mais nos conteúdos, basta clicar no cafezinho
seja bem-vindo, Fábio!
conecte-se com Fábio pelo seu Linkedin
o mercado agro não tem a mesma dinâmica de tantos outros… entender o ciclos e safras é saber que esses serão fatores diretores de todo processo de identificação de oportunidade, validação, construção e entrega de novos produtos digitais.
o agro, como oportunidade para nossos negócios, tem dois grandes blocos:
de um lado estão os serviços de suporte às etapas do processo que melhoram a jornada antes, durante e depois da produção;
do outro estão as soluções que atuam diretamente nas etapas do ciclo agro, nas suas diversas oportunidades, considerando ou não as particularidades.
nesse segundo caso, é preciso envolver perfis com conhecimento técnico que validem a viabilidade e a efetividade dos produtos.
o mercado agro é, ao mesmo tempo, tradicional pela cultura do cultivo e produção, mas também científico sem deixar de respeitar o tempos naturais… características que influenciam todas as estratégias de construção e lançamento de startups.
segundo mapeamento do agrihub há cerca de 1566 startups agritechs identificadas, dessas 423 foram mapeadas pelo hub… startups cujas soluções impactam desde a produção até a distribuição do produto rural.
uma pausa para dizer que a kamelo tem crescido com sua ajuda, cada semana mais pessoas se conectam aos nossos conteúdos pelos compartilhamentos entre os contatos, grupos e redes… quer ajudar no crescimento da newsletter? te convido a compartilhar também!
o que aprendemos hoje com Fábio?
1️⃣.inovação no agro não pode ser pensada só pela tecnologia, por isso é importante envolver profissionais com conhecimento técnico para diminuir a distância das soluções com os ciclos de produção;
2️⃣ desenvolver soluções para o agro é saber andar pelo campo, por mais acessória que seja a área de atuação do produto, o contato direto com o ambiente de produção é fundamental para o sucesso do processo;
3️⃣ sabendo que os ciclos de produção são longos, foque em particionar as atividades, diminuindo o tempo de validação e o de entrada no mercado… a partir dai, aumente seu escopo de atuação da cadeia de produção.
startups para conhecer
a de agro, startup provê crédito rápido para o produtor rural, diminuindo a burocracia para iniciar ou dar andamento à produção agrícola;
inobram, startup que melhora a produtividade de granjas, com conforto e segurança para as profissionais e os animais.
obrigado por ter lido!
antes de fechar essa página, deixa uma avaliação sobre essa edição 🤗