👋. olá, Luiz aqui! essa é uma edição da kamelo integrada ao meu podcast, o papo de kamelo! trouxe alguns pontos importantes do papo de hoje, espero que você goste! se é sua primeira vez por aqui, te convido a assinar e receber as edições futuras no seu e-mail ou no app do substack 🤗
você também pode ouvir todos os episódios do papo de kamelo nas principais plataformas de áudio.
e lá se vão 5 anos como diretor executivo…
depois de uma experiência empreendendo, recebi um convite para assumir uma diretoria executiva numa empresa listada na bolsa. meu projeto era criar uma estratégia e estrutura para conectar, investir e apoiar o desenvolvimento de startups. esse mês completo 5 anos nessa nova jornada, então resolvi falar um pouco mais sobre isso.
ah! se você tem gostado da kamelo e quer ver a news crescer, agora você pode me pagar um café para que possa investir mais nos conteúdos, basta clicar no cafezinho
DIRETO AO PONTO
um papo com você
há 11 anos ligado ao ecossistema de startups, completei 5 anos à frente de uma diretoria corporativa, onde criei a Overdrives para estabelecer uma estratégia de conexão, investimento e apoio às startups. para comemorar mais esse marco da minha jornada resolvi trazer 5 perguntas que me fazem refletir sobre meu papel.
1️⃣ por que decidi mudar do “lado da mesa"?
depois de uma experiência à frente da minha última startup tive a oportunidade de passar por diversos locais e aprender como desenvolver minha startup com muita gente boa, mesmo em uma jornada com seus altos e baixos, as minha vivências foram a base para construir meus projetos na corporação.
quando aceitei o convite, me motivei por poder criar algo algo novo que unisse o que julgo ser bom para as startups e os resultados esperados pela corporação… o impacto disso tem sido cada vez mais relevante no ecossistema.
2️⃣ como foi recomeçar do zero?
um dos fatores que me fizerem aceitar o cargo foi a abertura para criar algo novo, por mais que já houvesse alguma relação com startups, isso não era feito com uma estratégia e coordenação que permitisse medição dos resultados alcançados.
para criar um primeiro portfólio de negócios investidos, decidimos lançar uma aceleradora de startups que consegue diminuir as variáveis de negociação para construir uma primeira base de investimentos (que hoje são 23), dessa forma consegui unir projetos de longo prazo com resultados de curto prazo para manter a corporação alinhada com as dinâmicas do mercado digital.
está gostando dessa edição? a kamelo está crescendo rápido pelo compartilhamento das(os) nossas(os) assinantes. que me ajudar a falar para mais pessoas? aproveita e compartilha nos seus grupos e redes sociais:
3️⃣ como é defender continuamente meus pontos de vista?
o ambiente corporativo, por mais maduro que seja, tem pontos de divergência sobre o relacionamento com startups que precisam ser trabalhados com cuidado e continuidade. nesses 5 anos eu precisei amadurecer minha capacidade de criar estruturas sólidas que defendam minhas tomadas de decisão.
mostrar resultados de curto prazo servem para manter a corporação alinhada às expectativas do que está sendo construído e entregue ao mercado. para isso todas as metodologias criadas são baseadas em dados gerados a partir das [muitas] interações com as startups, identificando oportunidades direta ou indiretas às demandas internas.
4️⃣ qual a importância do meu compartilhamento de conteúdo?
compartilho conteúdo desde 2013, quando comecei a empreender, sempre vi isso como parte do meu trabalho. eu sempre achei importante falar sobre o que estava aprendendo, ajudando outras pessoas a tirarem suas ideias do papel.
hoje eu tenho minha criação e compartilhamento de conteúdo como forma de alcançar mais pessoas, falando sobre os temas que fazem parte das minhas atividades ou das minhas pesquisas regulares e que julgo serem importantes para quem está vivendo suas jornadas empreendedoras.
5️⃣ o que espero a partir de agora?
minha jornada, no ambiente corporativo, ainda tem muitos desafios e resultados que quero alcançar. entendo que esse cenário tem amadurecido, o que me faz querer fazer parte desse momento, apoiando o desenvolvimento de melhores oportunidades tanto para as startups quanto para as corporações investidoras.
além disso quero melhorar ainda mais os conteúdos compartilhados, causando um impacto ainda maior no ecossistema.
quer saber mais sobre seus aprendizados, então comenta aqui quais suas maiores experiências no ambiente das startups?