papo de kamelo #021 | Felipe Ferreira conta sua jornada na Proesc
um case de criação e desenvolvimento de startup no Amapá que se tornou uma referência nacional, recentemente captando R$8 milhões de investimento.
👋. olá, Luiz aqui! essa é uma edição da kamelo integrada ao meu podcast, o papo de kamelo! trouxe alguns pontos importantes do papo de hoje, espero que você goste! se é sua primeira vez por aqui, te convido a assinar e receber as edições futuras no seu e-mail ou no app do substack 🤗
você pode ouvir todos os episódios do papo de kamelo nas principais plataformas de áudio.
brasil: o país dos ecossistemas de startups
cada vez que conheço alguma startup que se destaca fora de São Paulo ou dos principais pólos tecnológicos, tenho certeza que o potencial do Brasil é muito maior que o vemos nas notícias. o papo de hoje foi um momento de satisfação por conhecer um case incrível do Amapá!
O PAPO HOJE FOI COM
Felipe Ferreira
as edtechs seguem mostrando o potencial de mudar um dos mercados mais tradicionais e regulados, cada vez mais temos processos consolidados para entregar novas experiências de aprendizagem. por outro lado há um conjunto de soluções digitais que, em meio à dificuldade de crescimento, conseguem provar sua capacidade de melhorar as atividades educacionais reguladas.
esse é o caso da Proesc, que há 15 anos enxergou uma oportunidade de gerar valor nas instituições de ensino públicas do Amapá, provando que todo ambiente educacional é passivo a uma melhor gestão escolar. hoje, com mais de uma década no bootstrapping e com um modelo B2B validado, captaram R$8 milhões com a Square Knowledge Ventures para expandir e consolidar o serviço em outras regiões do Brasil.
o papo com Felipe Ferreira, CEO da Proesc, foi uma verdadeira aula sobre o comportamento empreendedor que faz diferença tanto no desenvolvimento do negócio quanto no impacto do ecossistema local.
está gostando dessa edição? a kamelo está crescendo rápido pelo compartilhamento das(os) nossas(os) assinantes. que me ajudar a falar para mais pessoas? aproveita e compartilha nos seus grupos e redes sociais:
tem dois aprendizados fundamentais que podemos tirar dessa conversa, são aprendizados que ou fazem ou farão parte da sua jornada empreendedora.
seu primeiro grande objetivo é descobrir quais estratégias que podem gerar receita e justificar o modelo de negócio da sua startup.
cada vez mais é preciso usar as etapas iniciais da jornada para descobrir janelas de oportunidade que, além de receber a proposta de valor da sua startup, demonstrem comportamento favorável à aquisição do serviço.
esse é um trabalho de identificação do perfil ideal de clientes pelo comportamento de consumo e pelo momento do mercado. além disso, a percepção de perfil ideal de clientes é um aspecto temporal, evoluindo de acordo que o negócio cria melhor percepção sobre estratégia de crescimento efetivo.
nem todo modelo é com o da Proesc, que conseguiu se manter bootstrapping por 15 anos. demandar investimento no início da jornada não diminui a prioridade de identificar e consolidar modelos financeiramente sustentáveis.
parte do seu papel empreendedor é ser referência entre as pessoas que estão criando e desenvolvimento startups na sua cidade, estado ou região. quando o ambiente amadurece quem faz parte se beneficia.
nessa jornada de desenvolvimento o foco não pode ser outro que não as nossas startups, o que não diminui a responsabilidade de contribuir com o amadurecimento do ambiente empreendedor local. o time da Proesc teve papel importante na criação e consolidação do Tucuju Valley, comunidade de startups do Amapá.
por mais que órgãos como o SEBRAE tenham papel fundamental no desenvolvimento de ecossistemas em todas as regiões do país, nada substitui a presença de empreendedoras(es) locais que, mesmo buscando oportunidades em outras localidades, não deixam de influenciar o movimento local.
esse também é o caso da Proesc que, mesmo com capacidade de consolidação nacional, mantem uma base no Amapá, mostrando que aquele é um ecossistema viável para criação e desenvolvimento de startups, por mais que o Brasil seja um país continental, o mercado digital é um dos poucos capazes de criar esse tipo de oportunidades a partir de qualquer região.
tenho dedicado uma média de 10 horas por semana entre pesquisas, criação e customização de conteúdos para a kamelo. se você quiser apoiar esse meu projeto, pode fazer isso me pagando um cafezinho 🤗
Luiz, muito obrigado pelo convite e pelo ótimo papo. Foi massa demais poder contar um pouco da jornada da Proesc e do ecossistema de inovação do Amapá.
Parabéns mais uma vez pelo trabalho que você faz no ecossistema nacional. Conte comigo sempre que precisar.
Cases do norte são sempre importantes de dar destaque. Muitas vezes só vemos exemplos no sul do país. Parabéns pelo post.