papo de kamelo #043 | com Duda Oliveira
Empreendedorismo e Tecnologia: A Jornada Inspiradora de Duda na Oxente Software House e o Impacto da Comunidade Local na Formação de Startups Digitais
EDIÇÕES ANTERIORES DA KAMELO
por que as startups falham e o que precisamos pensar sobre isso?
primeiro guia de referências de plataformas de IA para líderes
o que você fez até os 19 anos? confesso que fiquei surpreso com o tanto de experiências incríveis vividas por Duda Oliveira em tão poucos anos. hoje vamos conhecer um dos exemplos de como o mercado digital pode potencializar o desenvolvimento das nossas habilidades e como isso cria uma jornada de muito aprendizado!
para aquecer a leitura de hoje
recentemente abri espaço para empresas co-criarem conteúdo comigo na kamelo. meu foco é entregar conteúdo de referência para os diversos perfis que fazem parte do ecossistema de startups, por isso estou convidando empresas que queiram contribuir com seu conhecimento prático, uma forma de consolidar as marcas pela experiência de mercado. se você acha que isso faz sentido para sua empresa, me manda um email no luiz@kamelo.news;
estou com uma dúvida, depois dessa mudança do Twitter para X quero saber se faz sentido construir uma edição da kamelo analisando o comportamento empreendedor de Elon Musk e como isso (por mais distante que pareça) pode influenciar quem está empreendendo suas startups por aqui? responde o que você acha, se fizer sentido vou preparar algo para refletirmos sobre.
MAIS SOBREA KAMELO
sua startup pode ser um case na kamelo, basta acessar e responder esse formulário
você já ouviu meu podcast? ouça do Papo de Kamelo no spotify
escute esse episódio do Papo de Kamelo no spotify ou na sua plataforma preferida
estamos vivendo um momento de mercado diferente de tudo que conhecemos na evolução humana, cada vez mais estamos misturando nossas capacidades orgânicas e sociais com novas capacidades digitais com potencial de expandir o alcance das nossas ações. ouvir a história de Duda Oliveira da Oxente Software House me lembrou desse discurso que Barack Obama fez em 2016, exaltando a necessidade de oferecermos conhecimento sobre áreas da computação ao longo do nosso processo de formação…
um pouco mais sobre Duda Oliveira
o que te torna uma referência no ecossistema de startups?
as(os) empreendedoras(es) são as pessoas que enxergam suas comunidades locais no longo prazo, projetando como essa comunidade pode ser suporte ao surgimento e desenvolvimento das startups. as(aos) empreendedoras(es) damos o papel de liderança, especialmente que entendem a capacidade que tem em influenciar o surgimento de mais pessoas interessadas em empreender.
a história de Duda tem detalhes que mostram como ambientes conectados podem impulsionar o desenvolvimento de talentos capazes de projetar novos negócios digitais que podem mudar suas realidades. no caso de Duda é uma história com camadas importantes, desde como mulher ela ter de romper diversas barreiras invisíveis para mostrar sua capacidade de programar robôs na escola até para se mostrar empreendedora em um mercado ainda muito masculino.
com apenas 19 anos, Duda já traz muita experiência prática, dos desafios de robótica aos primeiros programas de formação empreendedora que ajudaram ela se enxergar como profissional no mercado de tecnologia, entregando valor para o setor de PME através de plataformas pensadas para ambientes diversos.
a Oxente é uma software house que, até agora, composta apenas por meninas desenvolvedoras e designers, focadas em transformar demandas de mercado em produtos digitais efetivos. além de empreender na Oxente, Duda, como aluna de Licenciatura em Computação, tem se preparado para consolidar uma carreira como professora, replicando seu conhecimento para que ainda mais pessoas possam ver oportunidades de se projetarem no mercado digital.
na sua jornada, a comunidade teve papel fundamental para dar suporte nos primeiros passos da oxente. hoje Duda já é vista como uma das referências locais para quem está querendo lançar novos negócios, um ciclo de valor que torna o ambiente de negócios digitais realmente úteis para as pessoas.
Duda comentou dos programas de formação do Porto Digital e do CESAR como diferenciais na sua jornada. esse tipo de ação no ecossistema é um dos sinais de maturidade que projetam o ambiente pela maturidade das pessoas que passam por esses programas e se permitem experimentar jornadas empreendedoras.
espero que essa jornada de Duda possa te fazer refletir sobre seu papel, seu potencial e o que você pode construir onde você está hoje. não há fórmula, o processo é fruto de uma motivação contínua para não parar de aprender em contextos complexos.
quem gostaria de ver ouvir no papo de kamelo?
não pare por aqui
uma das discussões mais importantes sobre a intenção por trás do uso de IA na construção de conteúdo pode ser entendida nas pautas apresentadas pelas(os) profissionais que estão em greve em Hollywood;
estou organizando uma série de conteúdos sobre trabalho remoto com a turma da impulso, a ideia é entregar aprendizado prático de quem tem gerido times distribuídos há anos e como isso pode ser bem aproveitado pelas startups… para dar base aos conteúdos, comenta aqui quais as suas experiências com trabalho remoto;
a news da
sempre traz uma reflexão interessante sobre o ambiente digital:
se você chegou por aqui pela primeira vez, te convido para assinar a kamelo, passamos de 3.000 pessoas acompanhando meus conteúdos, você é muito bem-vinda(o) 🤗
nos falamos na próxima edição, mas você pode se conectar comigo no LinkedIn, Instagram e Threads