perguntas para quem está empreendendo uma startup
Como Desenvolver sua Startup com Senso Crítico: Dicas para Empreendedores Iniciantes
olá! está aqui pela primeira vez? te convido a se juntar as mais de 4.500 pessoas que assinam a kamelo 🤗
senso crítico empreendedor
mais de 10 anos atrás tive minha primeira experiência empreendendo uma startup, na época eu tive muitas dúvidas sobre como concentrar meus esforços no que realmente importa para o desenvolvimento efetivo da startup.
hoje, quando converso com empreendedoras(es) de primeira viagem, costumo fazer algumas perguntas que gostaria de ter ouvido (e dado atenção) na minha primeira experiência…
antes das perguntas, precisamos deixar claro que a base de qualquer startup é construída sobre 3 pilares:
desejabilidade - o mercado precisa do que está sendo desenvolvido, seja por necessidade ou por oportunidade?
executabilidade - é factível tornar a solução em um produto com eficiência e potencial de geração de valor?
viabilidade - essa entrega pode gerar retorno financeiro real e satisfatório para manter a operação do negócio e sustentar uma estratégia de crescimento?
startups que conseguem se manter na interceção desses três piares terão maior clareza sobre as decisões que podem impulsionar o desenvolvimento do negócio com assertividade na entrega de valor ao mercado.
mas… voltando às perguntas, podemos dividi-las em três grandes áreas:
1️⃣ sobre o problema e/ou oportunidade
como você define o negócio que está criando? a sua definição diz muito sobre suas percepções de contexto, a definição te ajudará a identificar a base estratégica da jornada.
qual seu conhecimento sobre o mercado? mesmo sem uma experiência prévia no mercado, quando você decide empreender, precisa assumir uma postura de constante aprendizado, só assim para garantir alinhamento com as reais janelas de oportunidade.
qual seu envolvimento nesse negócio? esse é um ponto chave na hora de definir o fluxo de trabalho e as interações entre as pessoas do time fundador. seu envolvimento no negócio é fundamental para concentrar seu tempo nas atividades chave.
2️⃣ solução e proposta de valor
qual principal benefício entregue pela sua solução? em um mercado cada vez mais competitivo, os detalhes podem fazer a diferença entre as soluções que terão sucesso das que não conseguirão espaço no mercado. entender o benefício chave da sua solução é um passo chave nesse posicionamento.
por que você e seu time fundador estão fazendo isso? mais que vontade de empreender, o time fundador precisa estar alinhado com os objetivos de longo prazo e as conquistas que tornarão a startup relevante no mercado.
qual sua estratégia para abordar o mercado? da mesma forma que sua definição de oportunidade é única, a forma que você irá abordar o mercado, também. as estratégias para identificar o perfil ideal de clientes e estabelecer um processo comercial são aspectos que diferenciam sua startup das concorrentes.
3️⃣ visão de negócio
qual sua modelagem de negócio? os modelos são mutáveis, mas uma vez definido, darão o norte sobre a relação que seu produto terá com o mercado, considerando desde os canais de acesso até o potencial de rentabilidade do negócio.
com que frequência seu produto se torna necessário? será que o mercado vai lembrar da existência do seu produto? startups não terão sucesso apenas quando oferecem produtos para uso diário, mas quando criam uma relação de dependência entre a percepção do problema e a solução.
há aspectos que de contexto que podem te tirar do mercado? já parou para imaginar quantas startups não têm um termo de uso escrito com coerência? ou quantas comercializam produtos sem atender as exigências da LGPD? há diversos fatores de contexto que podem derrubar as startups, então cuidado.
essas perguntas te ajudarão a fortalecer o senso crítico sobre a jornada, mostrando a importância de entender os meios de imergir no mercado, primeiro com um conjunto de hipóteses, depois com uma proposta de produto, se perdurando como uma relação financeira de longo prazo.
conhece alguém que pode se interessar pelo conteúdo dessa edição?
nos falamos na próxima edição, mas você pode se conectar comigo no LinkedIn, Instagram e Threads