por que as startups vivem em jornada?
Como as Práticas Emergentes Impulsionam o Sucesso em Ambientes Complexos
olá! está aqui pela primeira vez? te convido a se juntar as mais de 3.800 pessoas que assinam a kamelo 🤗
o que são práticas emergentes?
podemos dividir os ambientes de trabalho em quatro grandes grupos: simples, complicado, complexo e caótico. esse é o modelo cynefin criado para ajudar a desenvolver as melhores práticas de gestão. sabendo disso, evitamos adotar estratégias que funcionariam muito bem na operação de um restaurante fast food em uma emergência hospitalar.
mas afinal, o que isso tem a ver com o desenvolvimento de startups?
tudo!
entre esse 4 ambientes, as startups se encaixam muito bem no que chamamos de ambientes complexos, ou seja, ambientes onde o problema a ser resolvido é conhecido, mas a solução não, ela precisa ser descoberta a partir de uma rotina de tentativas.
podemos fazer um paralelo disso com quem se desafia a subir uma montanha pela primeira vez, por mais experiência essa pessoa tenha nessa atividade, cada montanha reserva um trajeto com desafios únicos, por isso que para alcançar o cume é preciso dar atenção a cada passo dado… isso cria um senso de jornada.
os ambientes complexos só serão efetivo ao adotar um conjunto de práticas emergentes, ou seja, práticas de gestão baseadas nos conceitos de agilidade, onde os ciclos curtos de execução, a adaptação e o aprendizado contínuo são fundamentais para manter uma rotina em busca da solução ideal (e viável).
perceba que essa capacidade de aprender rápido e estar sempre pronta(o) para enfrentar mudanças é um cenário comum quando pensamos na rotina de trabalho em uma startup? o conhecimento claro do problema é fundamental para tirar as ideias do papel e o fluxo de descoberta é o que apontará para o produto que tinha fit com o mercado.
como as práticas emergentes se conectam à essência do desenvolvimento de uma startup?
hoje pouco se fala sobre essas práticas emergentes, era mais comum no ápice das discussões sobre os métodos ágeis, uma vez que boa parte deles se encaixam bem em ambientes complexos.
mesmo com esse aparente “esquecimento”, precisamos revisitar a importância da adoção e do amadurecimento a partir do uso adequado dessas práticas. deixarei aqui 5 pilares que tornarão a jornada de desenvolvimento da sua startup ainda mais coerente com o ambiente:
1️⃣ desenvolva um comportamento voltado ao interesse pela descoberta, por mais que você esteja empreendendo algo que faça parte do seu histórico profissional, em ambiente complexos o desejo por aprender é a base - esteja sempre buscando mais dados, realizando mais interações e entendendo as percepções de valor;
2️⃣ saiba usar as capacidades técnicas disponíveis no time para otimizar o processo, especialmente nas fases iniciais da jornada. pessoas com experiência técnica e de mercado podem reduzir ainda mais o tempo de aprendizado pela capacidade de entender o contexto com profundidade - da mesma forma, aprenda e desenvolver estratégias a partir das capacidades que não estão disponíveis no time… você nunca terá a composição ideal;
3️⃣ tenha abertura para realizar testes de abordagem, de estratégias, de usabilidade, de qualidade e do que for necessário para justificar a existência do seu produto no mercado - seu objetivo sempre será dar o próximo passo, essa evolução pode ser lenta, mas precisa da constância que só vem de rotinas de teste;
4️⃣ você vai errar, mas com uso de práticas emergente, seus erros não farão você voltar (todas as vezes) ao ponto de partida… por isso desenvolva sua capacidade de adaptação frente aos erros e às mudanças de contexto - a maturidade para adaptar qualquer negócio às necessidades vêm da qualidade do que se mede, não descarte boas métricas;
5️⃣ quanto tempo será necessário para alcançar o cume da montanha? difícil ter uma resposta precisa, por isso aprender a economizar recursos faz parte do seu guia de sobrevivência, mas o que isso significa? o desenvolvimento de uma startup precisa combinar, agilidade, timing e capacidade de sobrevivência… uma missão difícil que diz respeito à adoção de uma jornada lean.
como você está gerenciando a jornada da sua startup? está dando a devida atenção ao que se aprende com o mercado ou está se comportando como um corredor de 100m rasos mesmo estando um caminho nada regular?
o que são práticas emergentes se não as que te dão capacidade de se adaptar ao contexto sem parar e sem voltar ao ponto de partida. por isso que os métodos e ferramentas mais efetivos no desenvolvimento de startups derivam dos conceitos de ágil.
conhece alguém que pode se interessar pelo conteúdo dessa edição?
nos falamos na próxima edição, mas você pode se conectar comigo no LinkedIn, Instagram e Threads