prepare sua startup para o mercado internacional
a SAFIE apresenta os requisitos legais para internacionalizar serviços digitais com maior eficiência
minha principal experiência empreendedora foi à frente de uma startup de logística focada no transporte marítimo internacional de cargas, modelo que exigiu um pensamento internacional desde o dia 1.
por outro lado, boa parte das(os) empreendedoras(es) nacionais não se preocupam em preparar seus produtos para alcançar espaço no mercado internacional. mesmo o Brasil, como um país de proporção continental, produtos digitais sempre terão vantagem na expansão, sem travas geográficas.
a priorização das estratégias de internacionalização são refletidas pelo perfil empreendedor das startups, por isso que hoje a SAFIE está comigo te apresentando o conjunto básico de requisitos para internacionalizar seu serviço.
um conselho de quem já teve operação em 5 países simultaneamente, o custo de expansão nacional pode ser até maior que o de expansão internacional, então não descarte essa possibilidade.
como projetar a internacionalização?
a internacionalização de startups pode ser definida como o conjunto de procedimentos pelos quais a empresa expande suas operações para mercados estrangeiros.um processo que pode aumentar a receita e a visibilidade da marca globalmente.
internacionalizar uma startup oferece vários benefícios, como o acesso a novos mercados, diversificação de riscos, aumento da competitividade e novas oportunidades de crescimento.
alguns benefícios da internacionalização:
acesso a novos mercados: ampliação da base de clientes que apresentam demandas semelhantes aos do mercado nacional.
diversificação de riscos: redução da dependência do mercado doméstico, criando uma dinâmica de crescimento baseada em diferentes cenários econômicos.
aumento da competitividade: melhoria no aspectos de inovação e eficiência de produto, além do aprimoramento das estratégias de relacionamento com o mercado.
a internacionalização de serviços digitais não depende exclusivamente da abertura de empresa em outros países, o que evita toda uma nova complexidade tributária. contudo, a estratégia de expansão internacional precisa de uma preparação do produto (e do negócio) para se conectar com novos mercados e suas regras.
precisamos estimular as(os) empreendedoras(es) de startup a pensarem no mercado internacional como elemento estratégico de crescimento, minimizando a desculpa de “o Brasil é grande o suficiente”.
quando internacionalizar sua startup?
embora seja comum validar o produto ou serviço no mercado doméstico antes de internacionalizar, isso não é um pré-requisito obrigatório.
muitas startups optam por expandir rapidamente para aproveitar oportunidades de mercado no exterior, algumas vezes tendo o mercado internacional como o mercado de early adopters.
não existe uma regra bem definida que aponte o momento certo para internacionalizar um serviço digital. no entanto, é válido ter uma visão clara sobre as oportunidades (factíveis) de expansão internacional desde o início.
qual preparação inicial?
é importante considerar desde o início se seu produto ou serviço tem potencial para ser aceito em mercados estrangeiros, isso vai desde o idioma até o entendimento sobre percepção de valor em outros contextos.
desde a concepção, a startup deve estar preparada para a internacionalização. isso inclui uma visão clara e um plano estratégico para expandir para outros países. por exemplo, uma dúvida comum que surge nas conversar com empreendedoras(es) é a viabilidade da transferência financeira de outros países para o Brasil, demanda sanada por diversas fintechs especializadas na entrada de recurso internacional nas startups nacionais.
como estratégia de entrada, podemos seguir algumas linhas:
parcerias: formar parcerias locais pode facilitar a entrada em novos mercados. Essas parcerias podem incluir distribuidores, fornecedores e outras empresas locais.
filiais: abrir filiais no exterior pode ajudar a consolidar a presença da marca e facilitar operações locais, nesse caso a busca por parceiros locais é fundamental para não cometer erros.
exportação: a exportação é uma forma inicial de internacionalização que permite testar mercados estrangeiros sem a necessidade de estabelecer uma presença física.
requisitos legais
se empreender no Brasil já é uma tarefa para poucos, fazer isso enquanto expande suas operações para outro país é mais desafiante ainda.
eu pedi o time da SAFIE para preparar um checklist de requisitos legais para internacionalização de uma startup. dá uma olhada:
[ ] legislação internacional: entenda as leis do país-alvo. pesquise as normas locais que regem a formação de empresas, práticas comerciais e proteção ao consumidor.
[ ] registro de empresa: registre sua empresa no exterior, escolhendo a estrutura jurídica adequada (LLC ou C-Corp) e atendendo aos requisitos locais, como documentação e taxas.
[ ] proteção de propriedade intelectual: registre patentes, marcas e direitos autorais no novo mercado para proteger suas inovações e evitar violações.
[ ] regulamentações fiscais: conheça as taxas de imposto, requisitos de declaração e obrigações de pagamento do país para onde está se expandindo. dica: considere acordos internacionais para evitar dupla tributação.
[ ] compliance e conformidade: implemente práticas de governança corporativa adequadas para aderir às leis trabalhistas, normas ambientais e regulamentos de segurança e saúde do novo mercado
[ ] contratos e acordos: elabore contratos de acordo com as leis locais e garanta que protejam os interesses da startup.
[ ] privacidade e proteção de dados: implemente políticas de privacidade e segurança de dados e garanta conformidade com as leis de proteção de dados do país para onde está se expandindo.
[ ] licenças e autorizações: identifique e obtenha as licenças necessárias para operar no setor específico do novo mercado (FDA ou SEC, por exemplo).
[ ] resolução de disputas: estabeleça mecanismos claros para a resolução de disputas, como cláusulas de arbitragem e mediação, para evitar litígios prolongados e custosos. além de definir a jurisdição que vai julgar os conflitos, se é a do Brasil ou a do país alvo.
Lembre-se que a realidade em outros países é bem diferente da realidade brasileira.
um pouco mais sobre a SAFIE
a SAFIE é uma empresa de consultoria jurídica e contábil especializada em startups e empresas do mercado de tecnologia.
eles já ajudaram centenas de empresas a se adequarem à regulamentos e normas específicas de setores da indústria.
certamente poderão te auxiliar no seu processo de expansão e internacionalização.
quem usar este link tem 10% de desconto automático na contratação de qualquer serviço ou consultoria na SAFIE. resultado da parceria do gorila 🦍 com a kamelo 🐫.
kamelo
toda segunda cedinho chega uma nova edição da kamelo abordando temas que ajudam na criação e desenvolvimento de startups, tudo feito a partir de experiências, conversas e pesquisas diárias.
🤝 quer criar conteúdo comigo aqui na kamelo? basta responder esse formulário rápido para entender um pouco mais do seu contexto.
🎖️ agora, se você quiser compartilhar o case da sua startup aqui na kamelo, responde esse outro formulário para eu conhecer sua startup.
📱 será ótimo estar conectado contigo no linkedin e no threads!
nos vemos na próxima edição 🤗