quero apoiar sua startup!
estou abrindo a última chamada do ano para startups que queiram meu apoio no desenvolvimento estratégico e captação de investimento
eu sempre dediquei parte do meu tempo para acompanhar o desenvolvimento de startups, desde as ideias iniciais até a consolidação dos serviços nos mercado. essa é, de longe, a atividade mais gratificante e a que me mantem mais conectando com o momento e as dinâmicas de mercado.
criei essa edição extra da kamelo para soltar em primeira mão o último ciclo de acompanhamento de startups que farei em 2024!
se você já acompanha a kamelo, agora você também pode apoiar esse projeto feito com tanto carinho para quem está nessa jornada em busca de um negócio que faça sentido no mercado, a partir do valor de um cafezinho por mês você já pode apoiar 🤗
qual o papel de um advisor?
há uma diferença entre o perfil de mentor e o de advisor, as mentorias (em geral) são relações pontuais baseadas na discussão de temas específicos, mas sem compromisso direto com o desempenho da startup.
já o papel de advisor demanda tempo, entendimento do negócio como um todo e no acompanhamento regular para viabilizar resultados satisfatórios na conquista de objetivos estratégicos. por mais que a figura de advisor não assuma um papel operacional na startup, há um comprometimento de participar dos momentos chave do negócio, acelerando o amadurecimento do time fundador e fortalecendo as estruturas do negócio para suportar o crescimento.
eu tenho todo um processo de entendimento e seleção das startups que me procuram como advisor, por mais que esse seja um serviço que preto, não aceito convite de startups que não me veja sendo efetivo para o desenvolvimento do negócio. se não posso ser útil, não faz sentido assumir essa responsabilidade.
como advisor, tenho algumas premissas que não abro mão:
acompanho as startups a partir das suas estratégias;
tenho um olhar transversal sobre as áreas funcionais;
foco no desenvolvimento de competências do time fundador;
trago elementos que facilitem o aprendizado do time;
facilito a preparação para captação de investimento.
é um papel que toma tempo para que possa ser bem feito, por isso que duas ou três vezes no ano eu abro chamadas para apoiar um grupo pequeno de startups. por mais que não considere esse processo uma aceleração, há diversos elementos dispostos em programas de aceleração que trago para esse ciclo de acompanhamento, falarei mais sobre isso.
💡 se você tiver interesse em entrar nessa jornada, basta responder esse formulário para que eu conheça um pouco mais a sua startup.
antes de seguirmos, se você conhece quem está empreendendo uma startup e precisa de um gás na jornada, manda essa edição para que possam saber dessa minha chamada!
quais benefícios dessa jornada?
meu processo de acompanhamento de startups é baseado em ciclos de 12 semanas, período que desenvolvo um relacionamento próximo dos times fundadores a partir de pilares que me ajudam a projetar o negócio na sua demanda (e capacidade) de crescimento.
alguns dos benefícios são:
acompanhamento ativo do negócio;
implementação de ferramentas e práticas de gestão ágil;
acesso a rede de mentoras(es) especialistas;
preparação do negócio para captar investimento
conexão com diversas oportunidades de investimento.
minha abordagem permite adaptar as atividades de acordo com cada contexto de negócio, o que torna essa jornada um processo de organizar a casa e fortalecer as bases do negócio para suportar um crescimento consistente.
💡 se você tiver interesse em entrar nessa jornada, basta responder esse formulário para que eu conheça um pouco mais a sua startup.
como será nosso fluxo de trabalho?
eu seleciono bem as startups para que possa dar o máximo de contribuição com o desenvolvimento sólido do negócio
essa jornada pode ser dividida em 4 grandes fases executadas ao longo das 12 semanas de trabalho:
onboarding - imergir no negócio para entender os aspectos que o define, uma abordagem baseada nos conceitos do SWOT;
método de acompanhamento - inserção de práticas e ferramentas com baixo atrito para tornar o trabalho mais efetivo;
rotina de trabalho - acompanhamento regular sobre a evolução do negócio a partir da definição dos objetivos estratégicos e das métricas de sucesso;
medição dos resultados - analisar os resultados gerados, projetando o próximo passo a ser conquistado pela startup.
esse processo é definido a partir da definição de um grande objetivo-ou-desafio que a startup precisa alcançar. ele pode ir de um salto comercial à melhoria do produto ou até à preparação da startup para abrir uma rodada de captação financeira. sabendo do objetivo a ser alcançado, todo nosso plano de ação é definido e ajustado à realidade do time fundador.
💡 se você tiver interesse em entrar nessa jornada, basta responder esse formulário para que eu conheça um pouco mais a sua startup.
kamelo
toda semana chega uma nova edição da kamelo abordando temas que ajudam na criação e desenvolvimento de startups, tudo feito a partir de experiências, conversas e pesquisas diárias.
🤝 quer criar conteúdo comigo aqui na kamelo? basta responder esse formulário rápido para entender um pouco mais do seu contexto.
🎁 quer apoiar a kamelo? você pode fazer isso pelo preço de um cafezinho por mês.
🎖️ agora, se você quiser compartilhar o case da sua startup aqui na kamelo, responde esse outro formulário para eu conhecer sua startup.
📱 será ótimo estar conectado contigo no linkedin e no threads!
nos vemos na próxima edição 🤗
Luiz, fiz a aplicação de um post de Abril. Acho que não está mais válido, já que o questionário mudou deste aqui. Enfim, espero que compreenda a minha intenção em participar. Abraços e até