saiba usar seu tempo com geração de leads
você pode estar perdendo tempo com leads fracos.
toda startup precisa ter uma rotina (madura) de captação de leads que vão alimentar o funil comercial e gerar conversão de novas(os) clientes. hoje vou trazer algumas sugestões que podem te ajudar a equilibrar o tempo e o esforço para que realmente importa na jornada comercial… chegou por aqui agora, te convido a assinar e acompanhar a kamelo 🤗
gaste 20% do tempo como novas(os) clientes
mais que ter consciência sobre a geração regular de leads para o funil comercial, desenvolva conhecimento profundo sobre temas que vão além do básico…
1️⃣ o topo de funil (que recebe boa parte dos leads gerados) é apenas um dos passos que compõem uma longa equação da jornada de venda;
2️⃣ converter novos clientes pagantes não significa que o objetivo é “só” aumentar o volume de leads atraídos para o funil de vendas;
3️⃣ alcançar um maior volume comercial não é decorrente apenas de um trabalho de posicionamento de marca;
4️⃣ novas(os) clientes, decorrentes dos leads gerados, são sempre os mais difíceis de converter pagante, considerando as etapas do funil.
há um erro comum: o sucesso comercial está associado à capacidade de atrair mais leads? ter leads gerados regularmente pode sustentar a motivação do time, mas não pode ser seu ponto de atenção.
parece estranho?
serviços de alto ticket precisam aprender rápido que as abordagens para garantir a conversão pagante (de um percentual pequeno dos leads gerados) é fundamental na projeção de uma sustentabilidade financeira.
dedicar tempo à evolução dos leads (e o descarte dos leads que não tem conexão real com a proposta de produto) é o ponto chave para estabelecer uma relação de custo-benefício viável para a operação.
por melhor que seja o funil de vendas na sua startup, a jornada de compra é não linear, por isso é tão importante entender os comportamentos dos leads gerados. não é porque um lead faz parte do seu mercado alvo que há real demanda de consumo da sua solução.
conhece quem precisa refletir um pouco mais sobre o esforço comercial? compartilha essa edição com essa turma!
você conseguirá vender, de fato, para uma parcela muito pequena frente ao volume total de leads que você consegue gerar. se você está gastando mais de 20% do seu tempo “insistindo” em converter os perfis que não precisam da sua solução, seu tempo está sendo sub-utilizado.
quando não há visão sobre esses “3%” que precisa da sua solução agora, há um gasto de tempo que vai criar uma estrutura operacional pesada, lenta e (quase sempre) frustrante.
seu papel será:
gerar resultado comercial a partir de uma estrutura de custo controlada;
tenho uma priorização forte dos perfis compradores mais conectados à solução;
encontre leads (hiper)focados no que seu solução pode gerar de impacto.
ter uma estratégia para manter e reativar o engajamento dos leads que, muitas vezes, não perceberam ainda a proposta de valor do produto é fundamental para gerar venda com perfis que já deram “o primeiro passo na jornada comercial".
seu objetivo deixa de ser “apenas” gerar muitos leads para estabelecer relação clara com quem tempo real interesse no que está sendo proposto, por isso:
1️⃣ nutra sua base compartilhando informações relevantes para o contexto dessa fatia de mercado, a entrega de valor precisa acontecer desde o princípio da jornada comercial para chegar rapidamente nesses “3%” chave;
2️⃣ desenvolva uma conexão mais pessoal e, potencialmente, informal com seus leads, essa quebra de barreira gera mais informações sobre o interesse e a priorização que essa turma dá ao seu produto;
3️⃣ tenho um fluxo de suporte que mostre, tecnicamente, como o produto pode ser utilizado na resolução do problema. o impacto do seu produto é chave na decisão de compra.
o resultado do bom uso do tempo na jornada comercial
diminuição do custo de aquisição, especialmente pelo aumento de qualidade de execução e evolução do meio de funil;
melhor posicionamento de mercado, frente à concorrência, o mercado quer ser bem recebido pelos produtos digitais;
busque a referenciação que o mercado pode gerar a partir da boa experiência de uso do seu produto.
não gaste esforço com quem não tem seu produto como prioridade na resolução do problema, esse perfil precisa evoluir organicamente.
kamelo
toda semana um oásis de conhecimento para o desenvolvimento racional das startups. com análises, provocações, insights, ferramentas e métodos que vão te ajudar a construir negócios inovadores e sólidos para disputar espaço no mercado.
quer ser parceiro da kamelo? é só clicar aqui.
quer apresentar o produto da sua startup? basta responder esse formulário rápido.
acompanhe a kamelo também no linkedin e no threads.
nos vemos na próxima edição 🤗
Ótima contextualização meu caro. Ainda mais considerando que muitos dos primeiros contatos com seu produto no B2B vem de validação de outros usuários, seja em dar social, seja pelos próprios concorrentes do produto que já usam determinada solução