sobre startups #100 | 🧗♀️ nova etapa para a newsletter
obrigado por me acompanhar por aqui 🤗
1️⃣ 0️⃣ 0️⃣ vezes fazendo algo importante
100 dias empreendendo, 100 idas na academia, 100 dias comendo bem, dormindo melhor, aprendendo algo novo, ou, como está acontecendo hoje, escrevendo conteúdos sobre startups... o marco de 100 edições da news me fez pensar no que consigo fazer com a mesma constância. e você, quais atividades importantes você fez 100 ou mais vezes?
SOBRE STARTUPS #100
🎉 hoje eu só quero agradecer
nessa edição eu quero aproveitar o tempo que você separa para lar a news e contar um pouco sobre o formato, como cheguei nele e o que quero entregar na sua caixa de entrada.
no começo de 2021, logo depois de completar um ano produzindo conteúdo no Instagram pelo @feed.do.luiz, precisei tomar uma decisão pelo impacto disso na minha rotina. gastava muito tempo pensando no formato dos conteúdos por lá, o que tirava tempo importante que tinha para dedicar à produção [efetiva] daquilo que queria falar.
a vontade ter uma newsletter é antiga, tenho conta aqui no Substack desde 2019, quando eles apareceram como destaque no Product Hunt, mas só em 2021 que decidi criar conteúdo nesse formato. hoje, depois de 100 edições publicadas entendi qual formato funciona para o tipo de conteúdo que quero enviar às pessoas.
essa não é uma newsletter jornalística...
o único aspecto que trouxe como limitador na minha produção é saber que meu foco não está apenas nas notícias sobre o que está acontecendo no ecossistema de startups, quero me diferenciar pelos conteúdos aplicáveis nas rotinas de quem está vivendo sua jornada empreendedora... desde as ideias até a busca por competitividade no mercado.
se você assinou e tem acompanhado os conteúdos, obrigado por estar aqui, é para você que tenho tirado do papel os temas que entendo serem importantes... mas se você está aqui, mas ainda não assinou... te convido para assinar e receber as próximas edições na sua caixa de entrada 🤗
agora vamos ao que interessa...
O QUE VOCÊ ENCONTRA POR AQUI?
fiz um levantamento da estrutura da newsletter que quebrei cada parte para mostrar minha motivação e objetivo por trás de tudo que tenho pesquisado, filtrado e produzido.
1️⃣ minhas reflexões
todo email começa com um quebra-gelo, inclusive o de hoje, são pensamentos, provocações e reflexões que já fiz ou fizeram comigo para me fazer pensar um pouco mais sobre minha jornada pessoal e profissional.
penso que em um parágrafo (ou um tweet) posso criar o interesse em fazer você analisar por uma outra ótica a sua rotina, seus comportamentos e aprendizados obtidos nas experiências acumuladas... por exemplo: você se acha uma pessoa criativa? ou, para você ser criativa(o) é ter algo exposto publicamente de modo que outras pessoas possam interagir com suas opiniões?
2️⃣ startups pratas da casa
segundo o startup base da abstartups, temos mais de 13.800 startups ativas no Brasil, mas cerca de 4% desse volume está crescendo consistentemente para alcançar fatias significativas do mercado.
quando pensei em falar das startups pratas da casa, pensei nos 96% que estão vivendo suas jornadas em busca de um melhor posicionamento de mercado, startups que tem bons produtos mesmo que ainda não estejam popularizados. quero mostrar o quanto nosso país gerar bons negócios, em diversos contextos.
a primeira novidade que teremos aqui na newsletter é a criação de um banco de dados aberto (no Notion) das startups nacionais que ainda não estão escalando, mas que todo mundo deveria conhecer... mas para isso eu preciso da sua ajuda, coloca aqui 👈 as startups da sua comunidade que precisamos conhecer 🤩
3️⃣ notícias do mercado nacional de startups
o que está acontecendo no mercado que pode motivar e inspirar nosso ecossistema? nas notícias de mercado trago informações sobre investimento, startups que se tornaram unicórnios, abertura de capital e outras conquistas que movimentam o cenário nacional.
hoje priorizo as notícias publicadas em portais como o startups, neo feed, brazil journal e outros canais que estão mais inseridos no meio das startups e conseguem aprofundar mais nos acontecimentos.
priorizo notícias nacionais, mas eventualmente comento sobre o que está acontecendo fora e, de alguma forma, pode nos impactar. mas, como disse, essa newsletter não é jornalística, por isso adiciono comentários pessoais sobre a informação, pensando sempre em quem está na jornada e pode se ver distante do que está acontecendo.
a segunda novidade é que teremos edições da newsletter só com comentário das notícias recentes. a partir da terça, dia 15.02.22, teremos edições nas terças e quintas com para discutir mais o que está acontecendo no meio das startups 📰
4️⃣ conteúdo técnico aplicável à jornada
para mim, a parte mais importante da minha newsletter são os conteúdos aplicáveis às jornadas das startups. hoje gosto de falar que sou um pesquisador não acadêmico sobre os aspectos de criação e desenvolvimento de startups no Brasil, sempre com um viés mais "pé no chão" que permita as(os) empreendedoras(es) olharem a evolução consistente das suas empresas.
além do conteúdo que construo nos meus muitos cadernos e organizo com um storytelling para uma leitura mais fluida e leve, uso imagens gráficas para facilitar seu conhecimento, além de compor tudo com referências externas... algo que sinto muita falta nos conteúdos no Instagram.
5️⃣ análise das startups
hoje vemos muitas startups se destacando nos seus mercados, isso vai muito além de se tornarem unicórnios, mas há históricas e conquistas que precisamos conhecer, por isso trouxe essa ideia do The Bizness para as edições de sexta, onde falo um pouco mais sobre o modelo de negócio, o time fundador e as últimas conquistas de quem conquistou destaque nacional.
por mais que a realidade dessas startups estejam naqueles 4% que peguei no Startup Base, essas histórias podem estimular muito os negócios que estão nas fases iniciais, mostrando o que está acontecendo no Brasil.
essa é nossa edição 100 com a estrutura dos emails e o que vem por ai... se você está por aqui, mas ainda não assinou para receber as próximas edições na sua caixa de entrada, não deixa pra depois... vem fazer parte dessa comunidade que está chegando em 300 pessoas 😍