sobre startups #101 | 📱 cross selling e up selling
e um desabafo sobre liberdade de expressão
🔇 e essa tal liberdade?
no ambiente digital aprendemos que nossa voz (opiniões, pensamentos, crenças) pode ser ouvida por pessoas que não nos conhecem... o que tem colocado os conceitos de liberdade em pauta constante. como produtor de conteúdo nas redes entendo que minha liberdade está diretamente conectada à responsabilidade sobre as informações que compartilho. use sua liberdade para criar discussões construtivas e amadurecer seus conhecimentos.
reflexão sobre o que vimos essa semana em mais um comentário "livre" do Monark, ex-apresentador do Flow Podcast.
STARTUP QUE VALE CONHECER
🥈 prata da casa
muitas(os) profissionais estão buscando requalificação profissional, especialmente para aproveitar as oportunidades ofertadas pelas empresas de tecnologia e startups. em meio à tantos cursos que entregam conteúdos voltados à esse novo cenário econômico, a Gama Academy tem se destacado por uma metodologia que combina teoria e prática.
fundada por Guilherme Junqueira, essa é uma das edtechs que precisam ser acompanhadas de perto, especialmente por outras startups do setor que buscam um melhor posicionamento de mercado.
O QUE ESTÁ ROLANDO
📺 viram "o golpista do Tinder"?
o que pode acontecer nos produtos que lançamos no mercado?
esse final de semana assisti o documentário o golpista do Tinder na Netflix que conta a história de um criminoso israelense que ficou conhecido por aplicar uma série de golpes, inclusive em mulheres que o conheceram no aplicativo de relacionamento.
"Luiz, o que o Tinder tem a ver com isso tudo?”
pensando no produto, como provedor de um serviço para busca e primeiro contato interpessoal, nada... mas precisamos pensar na nossa responsabilidade por trás dos benefícios que nossos produtos colocam nas mãos das(os) clientes.
quem não consegue pensar como o bandido, não conseguirá pensar na melhor segurança... ouvi essa frase em uma apresentação sobre segurança de informação e isso fez muito sentido na minha jornada empreendedora.
não conseguimos controlar como as pessoas utilizarão os produtos digitais, por isso a importância de pensar na experiência do serviço e manter uma rotina de análise sobre a segurança das informações e das ações nas plataformas, questionando que tipo de atitude pode ser destrutiva a partir da utilização das tecnologias.
pense no caso desse golpista com olhar de quem quer ter milhares ou milhões de usuárias(os) utilizando seus produtos digitais.
chegou por aqui agora e ainda não conhecia minha newsletter sobre startups? te convido para ler as edições anteriores (passamos de 100 publicações 🎉) e já assina para receber as próximas direto na sua caixa de entrada 🤗
O QUE APRENDI
🎢 mais estratégias de crescimento
há diversas estratégias comerciais que podem ser exploradas pelas startups... desde o início da jornada, entre essas muitas possibilidades, temos:
1️⃣ cross selling
as startups podem buscar plataformas que façam sentido ao negócio e que suportem uma melhor projeção do negócio no mercado. os benefícios esperados do cross selling são:
aumento potencial da adesão ao produto e a retenção de clientes pelo efeito dos ecossistemas de produto;
projeção de um maior LTV por usar produtos complementares como suporte de uma maior permanência do mercado no uso do produto.
para que o cross selling seja uma estratégia bem sucedida, vale considerar:
o consumo em ecossistemas é baseada no desenvolvimento da credibilidade, uma vez que isso impulsiona um maior comprometimento do mercado não só com a plataforma, mas com os produtos conectados...
se funcionar no seu modelo de negócio, traga automações para seus processos comerciais, criando oportunidades de compras combinadas que agregam nos benefícios oferecidos;
é muito fácil transformar uma oportunidade de cross selling como extensão dos benefícios em métodos de controle das(os) clientes, prendendo as estratégias comerciais em uma venda casada.
2️⃣ up selling
as startups podem usar mais as estratégias de expansão de produto aumentando o engajamento do mercado. os benefícios esperados do up selling são:
manter uma base de clientes conectados às novas versões de produto ou ambientes estendidos com um conjunto mais robusto de funções;
criar meios que levem o mercado a consumir produtos em processo de sofisticação.
para que o up selling faça sentido as(aos) clientes, você precisa considerar:
essa é uma estratégia que depende muito do timing para evoluir o consumo do mercado, seja para adquirir novas versões, seja para adquirir pacotes mais robustos (aqui cabem os modelos freemium), por isso vale construir um modelo comercial voltado à extensão;
todo momento pode refletir uma oportunidade de criar uma rota de up selling, mesmo antes do primeiro contato com o produto, o mercado pode ser cativado à aquisição projetada para o próximo passo;
aprenda a medir os aspectos fundamentais do negócio, ter um bom conjunto de KPI agregado à uma rotina de análise de dados que ajudem a identificar as melhores oportunidades de aumentar o tempo de permanência e interação com o negócio.
esse conteúdo fez sentido? acha que outras pessoas podem gostar de ler essa edição? então compartilha o conteúdo nos teus grupos, com teus contatos e nas tuas redes, vamos continuar crescendo nossa comunidade ao redor dos assuntos sobre startups
🤜 🤛
VAMOS DE MEME
🤡 aprenda a vender!
cuidado para não transformar estratégias comerciais em meios de manipular o mercado!
SUGESTÃO DO LUIZ
☕ vai um cafezinho?
como fã do Paul McCartney preciso recomendar que você bote esse show em NY como trilha sonora para seu trabalho hoje 🤩