🧰 por que focamos no mínimo?
mínimo produto viável, o que está por trás desse termo diz muito sobre como entendemos o foco que um produto precisa ter para ser considerado útil, aceitável e relevante para quem pode se beneficiar daquilo... infelizmente há muitas interpretações sobre algo de definição única.
STARTUP QUE VALE CONHECER
🥈 prata da casa: ti.saúde
uma plataforma de atendimento e relacionamento com pacientes, integrando a inteligência de prontuário eletrônico a um CRM que permite comunicação comunicação multicanal (e-mail, whatsapp, sms, voip,...).
fundada, em 2016, por Fred Rabelo, Fábio Revorêdo e Flávio Rabelo essa startup se tornou uma das mais relevantes no ecossistema de Recife, ganhando espaço e relevância em um mercado cada vez mais em foco.
O QUE ESTÁ ROLANDO
💬 uma fala mais segura
quem é da minha época vai lembrar de um meme clássico que um fã frustrado com os ídolos solta um "vou xingar muito no twitter"... mal sabia ele que cada vez mais pessoas usam as redes sociais para falar o que bem entendem, mas essa "terra sem lei" está com dias contados.
o Twitter está prestes a lançar um recurso chamado Modo de Segurança, dando as(aos) usuárias(os) um conjunto de ferramentas para se defender contra a toxicidade e o abuso que atinge milhões de pessoas todos os dias.
setembro de 2021 a empresa liberou uma versão teste para um grupo controlado de pessoas e está quase pronto para ser lançado nos principais países de língua inglesa. a empresa publicou que essa funcionalidade vai servir para captar dados que tornem as tomadas de decisão sobre as melhoria de produto mais assertivas.
esse tipo de ação, por mais importante que seja para um melhor convívio nas redes sociais, nos faz pensar sobre as interações que estabelecemos com o mercado para aprimorar as estratégias de melhoria no produto, no serviço, no modelo de negócio e nos demais pilares da empresa.
espero que o modo de segurança do Twitter traga, além de um melhor ambiente de convívio social digital, mais lições para nós que estamos criando e desenvolvendo negócios digitais, frente à frente com problemas e|ou oportunidades relevantes.
matéria completa no TechCrunch.
oi, está chegando por aqui agora? deixa te fazer um convite, essa news é publicada toda segunda, quarta e sexta... sempre com conteúdos relevantes para que está criando ou desenvolvendo startups, por isso, vale a pena assinar e garantir as próximas edições na sua caixa de entrada 🤗
O QUE APRENDI
🏗️ precisamos falar [novamente] sobre MVP
sigo vendo algumas abordagens de MVP que precisam ser revistos...
antes de falar sobre MVP (mínimo produto viável), preciso voltar em algumas definições importantes para esse contexto.
todo negócio digital precisa ter:
desejabilidade - que são os argumentos de venda que projetam o crescimento do negócio;
viabilidade - que projeta a sustentabilidade financeira do negócio;
aplicabilidade - que mostra as capacidades e processos de construção do produto.
podemos entender esses três aspectos como a pirâmide fundamental que todo negócio tem.
a partir dai... todo produto é feito por:
funcionalidades - quais ações técnicas necessárias para solucionar o problema?
fluxos - quais conexões entre funcionalidades para construir um serviço?
arranjos - como combinar funções e fluxos para promover uma experiência única?
no processo de construção de produtos digitais há uma demanda constante de criar protótipos... mas qual o papel desses protótipos na projeção de produto?
os protótipos servem para testar funções, fluxos e arranjos com o menor custo de execução e a maior eficiência no aprendizado obtidos do resultados... na busca pela melhor proposta de produto, crie muitos protótipos para aumentar assertividade na entrada de mercado.
agora sim, e o MVP?
agora sim, entre as possibilidades de funções, fluxos e arranjos, qual menor caminho para criar percepção de valor em uma amostra qualitativa de mercado.
o que está por trás de todo MVP?
MVP é produto - uma versão mais simples de uma jornada com começo, meio e fim;
MVP entrega o valor original - o que o mercado quer? entregue isso desde o MVP;
MVP não precisa ser 100% automatizado - usar concierge pode agilizar o aprendizado.
então como o MVP se encaixa na pirâmide fundamental que falamos acima?
se esse conteúdo de hoje pode ser útil às pessoas que você conhece, compartilha esse conteúdo nos teus grupos e redes... vamos aumentar o alcance entre as pessoas que se interessam pelo contexto das startups 🤩
VAMOS DE MEME
🔎 por que focamos [tanto] no mínimo?
quanto mais complexos os produtos, maior o esforço para mantê-lo no ar com uma estratégia de entendimento dos feedbacks que ter uma rota de melhoria contínua... entregar o mínimo nos permite aprender com as funções que definimos como fundamentais e até eliminar o que não é efetivo.
SUGESTÃO DO LUIZ
☕ vai um cafezinho?
tem dias que as coisas parecem mais lentas, por isso criei uma lista que me ajuda a ligar o turbo... espero que ela te dê essa gás extra também 🚴♀️