sobre startups #88 | 🌎 como acelerar startups à distância?
hoje encerra a 6ª chamada para a Ovedrives!
🛤️ por que você empreende?
durante toda a minha jornada empreendendo, me perguntava todos os dias: “por que vou sair da cama e por que alguém deveria se importar com isso?”... começar um novo negócio é empolgante, desafiador, mas depois que isso entra na sua rotina, o que mantém a motivação por seguir construindo algo que não fazemos ideia se dará certo?
edições anteriores
DO QUE TENHO FALADO
chegou a sexta! e se você está chegando aqui agora, quando acabar essa leitura, volta aqui para ler as edições anteriores 🤗
edição 87 | o que esperar de um(a) co-fundador(a)
edição 86 | o método dos dois diamentes
🚧 precisamos estar ligadas(os) aos riscos para 2022
O QUE ESTÁ ROLANDO
no começo do ano a eurasia group compartilhou uma lista com os 10 maiores riscos de escala global que podem se tornar realidade em 2022... mesmo que esses não sejam temas tratados diretamente por aqui, precisamos ter consciencia sobre o que está acontecendo no mundo e como isso pode afetar nossos planos.
1️⃣ não zerarmos a ameaça de COVID
há alguns meses vimos a China na corrida para zerar COVID no país, mas mesmo por lá essa não será uma missão trivial. alguns aspectos justificam a falha desse ponto de vista, cada país está adotando suas medidas políticas de vacinação e restrição aos não vacinados, na Europa ainda há movimentos fortes anti-vacida que dificultam o controle e travam as liberações, por outro lado essas "brechas” no volume de vacinados aumenta o risco do surgimento e disceminação de variáveis como ÔMICRON.
o que veremos esse ano é COVID ser encarado como endemia pelos resultados obtidos em cada país, especialmente os com maiores taxa de vacinados, onde o percentual de mortos por COVID segue caindo rapidamente. lembrando que vacina não elimina as chances de contágio e morte... as medidas restritiravas ainda nos acompanharão por um tempo.
2️⃣ a tecnoligia como elemento (tecno)político
as empresas de tecnologia estão alcançando o mesmo status de poder das nações na disputa por espaço global, criando uma nova dimensão sobre a geopolítica: o espaço digital. isso tem ganhado força pela quantidade de informações pessoais que essas empresas acumulam (e tentam proteger a todo custo) e usam como fator diretor no desenvolvimento dos seus ativos digitias.
essas empresas estão construindo essa nova dimensão geopolítica no espaço digital, isso tudo através de algoritmos que decidem o que as pessoas veem e ouvem, determinam suas opiniões econômicas e sociais, a ponto de influenciar nossos pensamentos.
portanto em 2022 verems uma "rebatida” dos país contra o poder quase sem limite dessas empresas, veremos novas leis e práticas voltadas à manipulação dos grandes volumes de dados concentrados, focando na privacidade digital e na não manipulação das pecepções... hoje o espaço digital está em estado de desgoverno.
3️⃣ passos mais verdes e passos para trás
haverá um (ainda mario) desalinhamento entre as metas de descarbonização de longo prazo e as demandas de energia de curto prazo. a demanda, produção e o investimento em energia seguem fora de sincronia, ao passo que a transição para uma economia global alimentada por energia renovável ganha força.
a dinâmica ambientada na cúpula climática da ONU em Glasgow conta essa história. As metas climáticas foram expandidas no período que antecedeu a COP26, a cobertura dos compromissos líquidos zero cresceu de 30% para 90% da economia global. o Pacto Climático de Glasgow também incluiu uma linguagem sobre a eliminação gradual do carvão e a redução dos subsídios “ineficientes” aos combustíveis fósseis que estão em desacordo com as respostas do governo à atual crise energética.
por fim, eventos climáticos severos causarão simultaneamente interrupções e aumentarão a demanda por energia globalmente. eles também forçarão decisões políticas precipitadas sobre ações climáticas que exacerbam as distorções energéticas.
4️⃣ e no Brasil?
esse ano será decisivo para o país, com a polarização política, a queda contínua de populridade do presidente e a reaparição de uma oposição com fortes chances de vitória criaram uma visão exagerada sobre a desestabilização econômica do país e até sobre a democracia.
mesmo com instituições jurídicas, a mídia e a concorrência política sob ataque constante do presidente, o que cria uma expectativa de retaliação ao processo eleitoral por parte dele se (quando) derrotado, como vimos acontecer recentemente nos EUA. a democracia brasileira não está em risco, uma vez que as instituições sob ataque são independentes e seguirão lutando para resguardar os resultados eleitorais.
a oposição não tem mostrado um comportamento de virada radical contra o atual governo, isso se reflete na busca de alianças centristas como sinal do que está por vir. haverá forte impacto econômico numa mudança de governo, especialmente pelo legado criado nos últimos 3 anos, por isso poderemos ver um novo mandato difícil, mas sem chances de caminhar para um colapso político ou econômico.
entenda o que está acontecendo no mundo, uma vez que a economia digital é uma das poucas que disputa mercado global sem depender da conquista de barreiras físicas. com nossa moeda desvalorizada veremos um forte apelo de soluções digitais externas brigando pelo mercado interno, precisamos estar prontas(os) para executar estratégias que nos permitam competir.
chegou por aqui agora e ainda não conhecia a news sobre startups? publicamos uma nova edição sempre nas segundas, quartas e sextas e enviamos para o email de quase 300 assinantes. seria muito bom ver você se juntar à essas pessoas, então assine a sobre startups e não perca as próximas edições 🤗
🚀 dá para aceleração startups à distância?
PARA APROFUNDAR
programas de aceleração são mais que figuras investidoras, são estruturas de apoio ao desenvolvimento inicial de startups, combinando investimento com conhecimento base, metodlogia de acompanhamento e conexões que otimizem o tempo de trabalho em busca de resultados relevantes.
gosto de enxergar as acleeradoras que conectam com as startups e também com o mercado, como nesse esquema:
1️⃣ relação da startup com o mercado
toda startup surge para atuar em algum mercado algo, claro, mas entrar e ser competitivo não é uma tarefa simples, dai os grandes [e muitos] erros cometidos até encontrar o tal fit com o mercado.
por outro lado, o mercado é a principal fonte de informação e geração de conhecimento para as startups, dai a importância dos processos de imersão, entendimento, interpretação e validação de hipóteses que surgem ao longo de toda a jornada, principalmente nas definições iniciais.
as startups carregam as interações com o mercado para comprovar a viabilidade do negócio, para projetar um modelo sustentável e justificar a captação de investimentos que suportem saltos de competição, por isso que essa é a relação mais forte dessa tríade.
2️⃣ relação das aceleradoras com o mercado
é comum não conectar as aceleradoras com os mercados de atuação das startups, mas essa é uma relação que surge muito antes da captação dessas empresas para investir e apoiar. as aceleradoras tiram dos mercados as melhores [ou maiores] opourtunidades de negócio, identificando o que está em alta, o que passará por mudanças e o que tem maior abertura às soluções ditiais.
entender o mercado é elemento estratégico na tomada de decisão das aceleradoras às startups selecionadas, uma vez que terão pouco tempo para impulsionar a entrega de um resultado relevante para o negócio e para sua estrutura, considerando que o sucesso das startups e captações futuras devolvem o investimento inicial feito.
por outro lado vem aumentando o interesse do mercado nas aceleradoras, isso principalemente sobre duas questões fundamentais, a primeira é ver as aceleradoras como validadoras da qualidade do serviço prestado pelas startups, mesmo que ainda em início de operação e a segunda (e mais relevantes) é ver as aceleradoras como parceiras estratégicas para criar uma conexão com startups, uma vez que os programas tem maior know how para acompanhar o desnevolvimento dessas empresas.
3️⃣ relação das startups com as aceleradoras
aqui que o papo fica sério 😂 as aceleradoras, como descrevi no começo, são estrutura de suporte, mas o que isso significa na prática? por mais que as aceleradoras sejam sócias investidoras, a relação delas com as startups vai [muito] além dos valore investidos.
o objetivo desses processos é facilitar o conhecimento e senso crítico sobre os aspectos fundamentais do negócio para amadurecer o perfil empreendedor. para isso é preciso ser um parceiro que acompanha as projeções, os testes e as rotinas das empresas entendendo as demandas comuns (que geralmente se tornarm os temas de mentoria) e as particularidades que refletem a importancia de um acompanhamento individual mais próximo.
ter uma metodologia de acompanhamento é também definir qual base de gestão será adotada com as startups, ou seja, a metodologia de aceleração é uma das principais responsáveis por criar nos times o senso de organização das informações para ter projeções mais assertivas, com uma operação mensurável.
por outro lado as startups precisam entender que as aceleradoras não são prestadoras de serviço, o que não tira a responsabilidade de serem proativos na execução das suas demandas. ou seja, startups aceleradas ainda são as principais responsáveis pelo sucesso do negócio, tendo as aceleradoras como reforço para a construção de uma base mais sólida que suporte o crescimento no mercado.
Luiz, e o remoto?
considerado o melhor programa de aceleração do mundo, a Y Combinator é conhecida por trabalhar em regime híbrido, onde as atividades presenciais são para reuniões de alinhamento e algumas mentorias.
quando o remoto se tornou necessário, muito dos conhecimentos acumulados pela YC foram importantes para definir um modelo que fizesse sentido às nossas avitidades na Overdrives, essas foram as principais lições para ter um modelo que hoje deixou de ser uma necessidade para se tornar um elemento estratégico:
o fator crucial para o sucesso do remoto é (re)pensar a cultura do acompanhamento, as starups precisam perceber que a acelerada está por perto, por isso criamos uma nova rotina de comunicação síncrona e assíncrona para não perder o timing do processo;
adotar novas ferramentas é importante, desde que sejam efetivas para nossa operação, por isso que hoje as ferramentas adotadas tem essas 4 características: (1) fáceis de usar, (2) acessíveis para as pessoas, (3) com funções realmente úteis e (4) sem demanda de instalação;
acompanhar as rotinas das(os) empreendedoras(es) sempre foi um desafio, mesmo no presencial, porém no remoto fomos desafiados ainda mais a ter um plano de interação com as startups de modo a não atrapalhar suas atividades internas e não diminuir o comprometimento dos times com o programa.
o remoto se tornou elemento fundamental para o nosso sucesso como aceleradora, hoje conseguimos acelerar startups cujo time fundador possa estar em qualquer lugar do mundo sem perder a qualidade nem o senso de proximidade.
curtiu essa edição? ela tem muita coisa boa para quem está empreendendo suas startups! por isso te peço que, se você achou legal, manda para quem também vá gostar... especialmente para quem está buscando programas de aceleração, as inscrições para nossa 6ª turma da Overdrives encerram hoje!
case de startup
CONHEÇA A FINDUP
sabe quando você está no escritório e descobre que o Windows está corrompido ou o banco de dados da empresa não está armazenando os dados corretamente? criada em 2015 (e eu estava lá para ver) a findup foca em ser a intermediária entre as demandas das empresas e as pessoas técnicas de tecnologia.
🎁 modelo de negócio
com inteligência artificial e um sistema de geolocalização, a findup disponibiliza técnicas(os) em até três horas após a solicitação, todas(os) as(os) profissionais cadastrados na plataforma precisam comprovar seus conhecimentos e passar po uma análise criteriosa para estar habilidada(o) para atender o mercado.
por outro lado empresas como Magalu, O Boticário, Riachuelo, C&A e Centauro têm demandas emergenciais diárias para resolver questões de tecnologiam, por isso contratam um volume de atendimentos por período para garantir que a operação não será interrompida... ou seja, a findup entreda uma solução de field service por assinatura que dá maior agilidade na resolução dessas questões, evitando excesso de custo para as empresas e mantendo um padrão de qualidade esperado pelo mercado.
“Com a chegada de novos players em nosso portfólio, registramos um aumento significativo no número de chamados em field service e iniciamos nosso atendimento na área remota”, explica Fábio Freire, CEO e fundador da FindUP
🫂 time fundador
o time fundador composto por Fábio Freire (CEO), Tiago Lira (CSO) e Gustavo Ferreira (COO) iniciou a findup em Recife, usando o poder das conexões que temos na cidade, especialmente pela presença do Porto Digital. hoje contam com 95 pessoas no time, distribuídas entre Recife e São Paulo.
📊 resultados relevantes
a findup vem crescendo à passos largos nos últimos anos, só em 2021 atingiram um crescimento de 133%, destinando mais de R$3 milhões de pagamento as(aos) mais de 13.000 técnias(os) cadastrados na plataforma. hoje a plataforma atende mais de 800 cidades no Brasil e já conta com mais de 240 marcas no portfólio de clientes, cobrindo assim as principais demandas do setor de TI.
🔎 análise geral
tive o prazer de estar presente no dia do lançamento da findup e de acompanhar esse time desde os primeiros dias até hoje. é perceptível como a capacidade de conexão e de ter um grupo de mentoras(es) por perto deu robustez ao crescimento dessa startup, mesmo com um time fundador maduro e com outras experiências empreendedoras.
a findup é o reflexo de como crescer em busca de um modelo de negócios sustentável traz bons resultados, o que não tira a necessidade de levantar investimento. mas o modelo atual da empresa mostra solidez não só no serviço ou no modelo de contratação, mostra solidez no modelo de negócio que já faz deles a maior plataforma de field servce do país.
🤝 conecte-se com essa startup:
vai um cafezin?
CONTEÚDO PARA A SUA PAUSA
encerra hoje as inscições para a 6ª turma da Overdrives, então se você tem startup, se inscreve, se não tem e sabe quem tem, manda para que essa pessoa se inscreva... já recebemos inscrições de 16 estados e Portugal, ó pá!
acabei, essa semana, de assistir "how to get away with a murder” com Viola Davis na Netflix e foi simplemente uma das melhores séries que já vi na vida!
você soube que estou montando uma biblioteca com tudo que já li e recomendo, dá uma olhada 📚