🥇 por que você?
toda vez que olho para alguma startup que cresce e se torna uma das referências de mercado me pergunto, o que faz dessa(e) pessoas por trás do negócio a melhor pessoa para liderar essa empresa... da mesma forma vale perguntar ao espelho, por que somos as melhores pessoas para liderar nossos negócios?
🥈 prata da casa
STARTUP QUE VALE CONHECER
nosso ecossistema nacional de startups nunca foi tão grande, maduro e diverso... o Brasil tem milhares de startupsativas, mas muitos de nós ainda tem como referências e primeira escolha os negócios estrangeiros, por isso decidi trazer para a news o bloco prata da casa para apresentar startups nacionais que estão fazendo a diferença no mercado.
para começar, quero te apresentar a Fluxo... startup HRTech mineira que entrega uma plataforma para gestão da experiência do colaborador e cliete. uma ferramentas para empoderar gestoras(es) de RH na tomada de decisão mais assertiva para manter as pessoas engajadas e conectadas ao propósito do negócio.
a fluxo faz parte da turma 5 do programa de aceleração da Overdrives, com o Osvaldo Coelho e o Edson Mallet como co-fundadores. atua no setor de RH, ou conhece alguma|algum profissional da área? conheça mais sobre a Fluxo:
chegou aqui agora e ainda não é assinantes da news? envio emails toda segunda, quarta e sexta com temas relevantes para quem tem interesse no meio das startups. espero ter você
🗞️ como compartilhar dados?
O QUE ESTÁ ROLANDO
muito se fala sobre o compartilhamento de dados para dar potância às soluções digitais, mas o que precisamos saber sobre isso, especialmente quando o armanezamento e a manipulação de dados se tornou tema recorrente no meio das startups?
➡️ definição desse tal data sharing
o compartilhamento de dados não tem uma definição formal, mas podemos entendê-la como uma combinação de práticas, tecnologias, elementos culturais e regula;ções legais... com ênfase nas práticas adotadas para garantir a movimentação digital dos daods entre pessoas e|ou empresas.
➡️ um pouco de história sobre a movimentação de dados
antes da popularização da cloud computing... 🖥️ ↔️ 💾 📀 ↔️ 🖥️ o armazenemento de dados era essencialmente local (computadores pessoais ou servidores locais) com demanda de mobilidade através de elementos físicos. até então tinhamos uma capacidade limitada de armazenamento e pouca segurança na distribuição dos dados gerados.
depois da cloud computing... 💻 ↔️ ☁️ ↔️ 📱 o armazenamento de dados se tornar essencialmente remoto (com servidores distribuidos pelo mundo) e a demanda de compartilhamento acontece em tempo real pela conexão de pontos remotos. agora vivemos um cenário com alta capacidade de armazenamento (em contante expansão) com o tema segurança de informação sempre à mesa para garantir a troca de informações.
o compartilhamento de dados faz parte das nossas rotinas digitais, desde acessar uma plataforma até a comunicação com alguem, todas as nossas atividades estão atreladas à troca constante de dados... por isso que esse precisa ser um tema frequentemente discutido.
➡️ quais os benefícios por trás desse compartilhamento?
a base do compartilhamento de dados está associada à:
disponibilidade e qualidade dos dados gerados e compartilhados;
segurança e uma cultura voltada às conexões;
envolvimento das partes envolvidas.
dessa base o resultado que podemos esperar das prárticas do compartilhamento de dados são:
uma rotina de trabalho ao redor dos dados gerados, coletados e manipulados;
a capacidade de combinar grandes volumes de dados, de tipos distintos;
etabelcer colaboração através das conexão dos dados que se movimentam conosco.
o compartilhamento de dados é fundametnal para construir qualquer negócio digital, uma vez que impactam diretamente:
o entendimento [profundo] do mercado alvo;
a assertividade do produto;
o melhor alinhamento do negócio;
a conexão com as oportunidades entre potenciais clientes;
engajamento do time com o propósito do negócio.
🤖 como OKR faz sentido ao time de produto?
PARA APLICAR
o time de produto pode transformar o uso de OKR em OKPS (objective - key results- problem - solution), é sobre isso que quero falar contigo hoje. a visão do OKPS nasce pelas conexões do time de produto:
chegar em um consenso entre os interesses dentro da estrutura do negócio é um dos maiores problema do time de produto. dessa forma o OKPS é, na prática, uma extensão do OKR trazendo para a mesa os problemas e soluções por trás dos resultados chave.
os problema e soluções assosciados podem ser considerados a microgestão do time, que não interfere a gestão do negócio em outros níveis.
OKPS ➡️ time data-driven
o uso do OKPS cria a disciplina de não lançar features sem uma métrica chave que se contecta aos OKR: toda nova feature → métricas → OKR
permitir que o time de produto faça sua microgestão na busca por resultados chave abre o campo de visão das áreas de negócio em prol do alinhamento sobre o que precisa ser feito no produto para suportar o desenvolvimento do negócio.
gostou do OKPS? se você conhece pessoas que trabalham com produtos digitais, manda essa edição da news para que mais pessoas possam descobrir isso e se eprofuncar no tema
🕹️ qual o trio mais valioso?
PUZZLE 003
esses tais de unicórnios 🦄 estão valendo uma nota, isso mostra como o mercado das empresas digitais tem se tornado fundamental para o movimento econômico global.
☕ vai um cafezinho?
CONTEÚDO PARA A SUA PAUSA
essa mistura do Notion com o Obsidian pode ajudar muito na sua produtividade;
o Gaveta compartilhou um ótimo vídeo para quem tem TDHA;
comecei a ler esse livro incrível da Lori Gottlieb e estou adorando.
obrigado por ter lido!
resposta: bytedance, stripe e spaceX