sobre startups #90 | đ vocĂȘ retĂ©m suas|seus clientes?
sério, retenção é uma prioridade?
đ„Â quem Ă© vocĂȘ na fila do pĂŁo?
empreender Ă© saber se colocar em evidĂȘncia, em uma vitrine para o mercado, para o time e para possibilidades de investimento... mas estar em evidĂȘncia nĂŁo reflete um bom papel de liderança, por isso nĂŁo deixe de se desenvolver como lĂder.
đ„Â prata da casa
STARTUP QUE VALE CONHECER
comenta aqui, gostaram da startup que falei na segunda? acho muito importante mostrar as startups nacionais que estĂŁo se desenvolvendo no mercado... alĂ©m dos unicĂłrnios đŠÂ tem muito negĂłcio bom que precisamos conhecer, entĂŁo vamos para mais uma?
lançada em 2016, a recifense Salvus tem papel fundamental no setor de saĂșde, especialmente no monitoramento do consumo de oxigĂȘnio, algo que tem feito muita diferença desde o inĂcio da pandemia. fundada pelo Maristone, a Salvus Ă© uma das poucas startups nacionais que conseguiram unir software e hardware sem perder potencial de escala, vale a pena conhecĂȘ-los de perto:
đ§ââïžÂ a diferença da liderança corajosa
O QUE ESTĂ ROLANDO
sim, precisamos falar mais sobre liderança, mas desta vez vou trazer alguns pontos do livro "choosing courageâ do Jim Detert. a visĂŁo da liderança corajosa me fez pensar em alguns pontos que tambĂ©m foram apresentados na HBR, acredito que esses pontos façam sentido para vocĂȘ.
a [boa] liderança precisa demonstrar ao invés de exigir uma ação corajosa... sem deixar as vulnerabilidades de lado, esse foi o ponto central que me fez aprofundar nas questÔes abaixo.
1ïžâŁÂ abertura e humildade
nenhuma liderança precisa ter conhecimento de tudo que faz parte do seu contexto, por mais que o desconhecimento ainda seja largamente visto como uma demonstração de fraqueza. achar que sabe tudo e não considerar limitaçÔes vai colocar as pessoas e o negócio em risco constante.
coragem e imprudĂȘncia
âïžÂ ter coragem Ă© saber respeitar os limites das capacidades tĂ©cnicas (e atĂ© da lidernaça em si)... isso criarĂĄ um vĂnculo de liderança mais forte e transparente. por exemplo se adaptar Ă s mudanças e dinĂąmicas do cenĂĄrio de trabalho.
âïžÂ a imprudĂȘncia Ă© errar conscientemente sobre o que nĂŁo se tem cnhecimento, por isso que o comportamento de demonstrar saber tudo cria uma estrutura instĂĄvel.
o erro faz parte do processo de aprendizado e desenvolvimento profisisonal, admitir o erro e saber se desculpar torna a liderança mais agradavel, confiåvel e cria um ambiente de responsabilidade baseada nessa honestidade.
2ïžâŁÂ princĂpio em primeiro lugar
a liderança nĂŁo precisa ser um concurso de popularidade, significa saber âsujar as mĂŁosâ para fazer o trabalho que precisa ser feito da melhor forma possĂvel, mesmo que isso crie alguns incĂŽmodos... por isso a imporĂąncia de lidar e manter alinhamento entre as diferenças das pessoas e as suas limitaçÔes, atĂ© os melhores times tem suas limitaçÔes, nĂŁo deixe de considerĂĄ-las para trirar o melhor do coletivo.
fazer o que precisa ser feito vs. fazer o que melhora a imagem da liderança... essa é a destinção que não pode ser deixada de lado.
3ïžâŁÂ tornar o ambiente seguro para as outras pessoas
fazer o time ter produção mĂĄxima nĂŁo Ă© reflexo de uma liderança forte... esse Ă© o grande constrasenso da liderança, primeiro que nĂŁo existe essa âprodução mĂĄxima" uma vez que as pessoas nĂŁo sĂŁo mĂĄquinas de processo.
segurança é ouvir a voz de todas as pessoas
por isso que a liderança precisa estimular a dar suporte à coragem das pessoas, coragem para ser quem são, coragem para errar, coragem para não saber, coragem para interagir... e recompensar todos atos de coragem.
coragem é liderar para o negócio e pelas pessoas, é reconhecer e assumir limitaçÔes, fazer o que tem de ser feito e permitir que o time seja, de fato, parte ativa do processo.
chegou por aqui agora e ainda nĂŁo Ă© assinante? temos novas ediçÔes nas segundas quartas e sextas... entĂŁo, para nĂŁo perder as prĂłximas 90 ediçÔes, cadastra teu email aqui e vocĂȘ terĂĄ tudo na sua caixa de entrada.
đ como anda sua retenção de clientes?
O QUE APRENDI
vocĂȘ sabia que, segundo a marketing metrics, hĂĄ de 3 a 14 vezes mais chances de fazer um cliente recomprar seu produto (alĂ©m de projetar uma estrutura financeira saudĂĄvel para as startups) que o esforço de converter um novo cliente? e, se sabia, como vocĂȘ tem tratato da retenção de clientes?
80% dos clientes â 20% da base de clientes: essa relação aponta para a importĂąncia de manter uma base ativa e engajada de clientes e suportar a evolução do negĂłcio.
âĄïžÂ e o customer loyalty?
quando pensamos em desenvolver lealdade de clientes, precisamos considerar:
clientes ativos nas plataformas gastam 33% mais que os novos;
um aumento de 5% na taxa de renteção pode gerar uma aumento de 25% até 95% na receita.
â ïžÂ reter clientes nĂŁo elimina a importĂąncia da captação
mas vamos deixar algo claro:
captação = projeção de curto prazo
retenção = projeção de longo prazo
por exemplo, hå um erro comum entre as startups cujos modelos de negócio são SaaS que tem MRR (Monthly Recurring Revenue - Receita Recorrente Mensal) como métrica chave, a captação tem um impacto no MRR menor que a retanção.
criar um senso de retenção (e lealdade) Ă© difĂcil
đ a questĂŁo da captação de clientes: o CAC (Customer Acquisition Cost - Custo de Aquisição de Cliente) geralmente Ă© alto demais no inĂcio da jornada, mais continua sendo o grande foco das startups... quando parte importante desse esforço poderia estar sendo gasto com estratĂ©gias que aumentem o LTV (Lifetime Value - valor do tempo de vida do cliente), por exemplo.
1ïžâŁÂ criar uma base de clientes - đ§±Â PMF - 2ïžâŁÂ desenvolver base de lealdade
1ïžâŁÂ antes de alcançar o product market-fit hĂĄ importĂąncia fundamental em receber e entender feedbacksqualitativos e o impacto do produto mĂnimo frente as principais demandas apresentadas pelo mercado alvo.
đ§±Â encontrar o product market-fit Ă© identificar o primeiro modelo de captação que faz sentido ao negĂłcio.
2ïžâŁÂ quando a startup alcança o product market-fit inicia uma demanda estratĂ©gica para manter o produto alinhado com o mercado para alcançar um bom nĂvel de satisfação e, logo, reter uma base de clientes satisfeitas(os).
đââïžÂ Luiz, minha startup ainda nĂŁo alcançou o PMF, preciso me preocupar com retenção de clientes?
antes, sim, mesmo antes de alcançar o PMF vocĂȘ precisa entender quais argumentos que mantem sua base inicial de clientes ativa, mas vamos para alguns aspectos que podem te ajudar nesse momento da jornada:
estabeleça um canal aberto para se comunicar com as(os) clientes além de uma estrutura de suporte... converse com o mercado, peça feedbacks para estabelcer estratégias de evolução;
crie facilitadores para a renovação da contratação ou recompra do produto, empresas como Apple apresentam estratégias de retenção e expansão de vendas que pode ensinar muito para quem estå começando na jornada;
entregue conteĂșdo periĂłdico sobre o valor entregue ao mercado e que promova um maior engajamento das pessoas com o negĂłcio;
escute todos os clientes, especialmente as crĂticas, e aprenda sobre o que o mercado tem entregado como demanda de melhoria.
repetindo, reter clientes Ă© uma tarefa difĂcil, por isso ter uma dinĂąmica de retenção pode projetar um crescimento sĂłlido no mercado.
gostou dessa edição? cheguei na 90ÂȘ đČ e estou gostando de produzir esse tanto de conteĂșdo para vocĂȘ, entĂŁo se vocĂȘ sabe quem vai gostar desses emails, compartilha isso nas tuas redes e nos grupos đ€
đźÂ microsoft firma o pĂ© nos games
PARA PRINTAR E DEIXAR SALVO
ontem a Microsoft adquiriu a Activision Blizzard por US$70 bilhĂ”es e segue consolidando sua presença Ă© um mercado com grandes projeçÔes de crescimento para os prĂłximos anos. eu nĂŁo jogo nada (o que pode ser uma surpresa), mesmo assim o mercado de games Ă© um dos que mais me interesso pela evolução nĂŁo sĂł no volume de receita gerado, mas pelas novas possibilidades de geração de valor que os games entregam as|aos usuĂĄrias(os)... os nĂșmeros de 2021 sĂŁo impressionantes.
â vai um cafezinho?
CONTEĂDO PARA A SUA PAUSA
se vocĂȘ tem startup, considere associação na ABStartups para ter acesso a uma infinidade de benefĂłcios que podem influenciar o desenvolvimento do seu negĂłcio;
a Y combinator abriu chamada para a turma de verĂŁo 2022, entĂŁo nĂŁo deixa de inscrever sua startup, essa pode ser uma experiĂȘncia incrĂvel;
a plataforma we are no code liberou um programa bacana para pessoas não técnicas lancem suas starrups.