sobre startups #95 | 🏗️ noções básicas de arquitetura de informação
mantenha as informações organizadas
💁♀️ por que você?
o mercado digital tem um cenário de concorrência diferente de todos os outros... um mesmo problema pode ser resolvido (com eficiência) de várias formas, por isso eu sempre me pergunto: por que eu sou a melhor pessoa para entregar um produto que possa mudar contextos problemáticos?
DO QUE TENHO FALADO
⏮️ edições anteriores
essa semana foi muito importante pra mim, compartilhei algumas lições que aprendi no passado e que fazem muita diferença hoje. uma comemoração ao meu aniversário 🎈 , mas se você perdeu as últimas edições, dá uma olhada aqui:
edição 94 | a importância de não escalar
edição 93 | 34 lições do passado para o presente
O QUE ESTÁ ROLANDO
⚫ conhece o semente preta do Nubank?
no dia 24 de março de 2021 o Nubank lançou o programa Semente Preta, fundo de investimento de capital semente focado em apoiar negócios fundador ou liderados por pessoas pretas.
programa que tem à frente a Monique Evelle, consultora de inovação do Nubank, traz para o ecossitema empreendedor uma proposta de ter ambiente mais diverso na criação e desenvolvimento de negócios.
na última quarta, 26.01, a empresa anunciou mais dois investimentos, a Akintec (plataforma que transforma pequenos comércios em agências bancárias, oferecendo serviços financeiros rápidos para as(os) clientes) e a Toti Diversidade(primeira plataforma brasileira de ensino e inclusão de pessoas refugiadas e migrantes no mercado de trabalho).
com esses dois investimentos, o Nubank já soma 5 empresas investidas que terão mais esse suporte para se desenvolverem.
por que precisamos conhecer programas como o Semente Preta e pensar na diversidade do ecossistema empreendedor brasileiro?
quando olhamos para as estatísticas de investimento em negócios digitais a quase absoluta parcela é destinada ao mesmo perfil empreendedor, por isso a importância de programas como Semente Preta, B2Mommy e tantas outras que apoiam a diversidade empreendedora no Brasil.
🚨 um spoiler... estou criando um programa com dois amigos e profissionais incríveis para apoiar negócios fundados por pessoas que acabam não tendo tantas oportunidades de apoio ao desenvolvimento dos seus negócios.
oi, chegou por aqui agora? considera assinar a news para não perder as próximas edições, envio e-mails toda segunda, quarta e sexta 🤗
PARA APROFUNDAR
🏗️ noções básicas sobre arquitetura de informação
quando falamos em informação dentro dos produtos digitais, falamos de um grande volume de dados que precisam ser tratados e manipulados para entregar valor às(aos) clientes. para não perder o controle sobre os dados transasionados, surge a importância de ter uma arquitetura.
arquitetura é: organizar, estruturar e rotular conteúdos gerados no negócio.
nos produtos digitais cada tarefa é composta por: dados capturados e manipulados em um conjunto de informações como um quebra cabeça lógico. por isso a importância de saber lidar como um processo.
o objetivo da arquitetura das informações é:
1️⃣ fazer as(os) usuárias(os) saberem onde estão;
2️⃣ deixar claro o que estão buscando;
3️⃣ entender o que está por perto;
4️⃣ apontar para os próximos passos.
isso cria uma estratégia de conteúdo, suportando o design de usuárias(os) e de interação que será implementado nos protótipos de produto.
informações são: criadas, armazenadas, acessadas e apresentadas... a isso chamamos de manipulação.
➡️ arquitetura da informação, então é composta por:
esquemas e estruturas - para categorização das informações;
sistema de informação:
rotulagem que dá representação às informações;
navegaçào que movimenta as infromações;
pesquisa que cria caminhos às informações.
por fim, temos uma combinação de:
contexto - objetivos do negócio, fincnaciamento, política, cultura, tecnologia, recursos e restrições;
conteúdo - tipo, volume, estrutura, governança e propriedade dos documentos e dados;
usuárias - tarefas, necessidades, comportamentos e experiências que geram valor.
aplicação da arquitetura das informações: saber lidar com grandes volumes de dados com a mesma qualidade que lidar com poucos dados.
estruture o armazenamento dos dados nas plataformas;
crie uma taxonomia dos dados para simpleficar a busca e acesso;
crie e mantenha atualizada uma Wiki com os aprendizados da jornada.
gostou da edição de hoje? comartilha o link nos teus grupos e redes para que mais pessoas vejam 🤩
CONHEÇA A PROTEIN NOW
case de startup
suplementos na sua porta, em menos de 60 minutos... quem pratica atividades físicas sabe como é ruim não ter os produtos certos na hora do treino, problema resolvido com eficiência pela Protein Now!
🎁 modelo de negócio
a startup recifense é a primeira plataforma marketplace especializada em suplementos, vitaminas e produtos saudáveis do mundo. na Protein Now, entusiastas de uma vida saudável podem descobrir, comparar e comprar produtos localizados em lojas próximas especializadas. Diferente de sites e lojas, o consumidor agora tem uma experiência de compra ubíqua, com entrega imediata e acesso a uma maior variedade de produtos. o modelo de negócio é baseado em uma taxa percentual sobre os valores comprados.
🫂 time fundador
a startup é fundada por Igor Numeriano que lançou a startup como plataforma de venda online (mobile first) da maior rede de lojas do nordeste, a Vita Brasil. com os aprendizados obtidos nessa parceria expandiram a plataforma como marketplace para atender a demanda de venda de outros varejistas.
📊 resultados relevantes
com um modelo de negócio financeiramente sustentável, a Protein Now alcançou um ótimo resultado financeiro já nos primeiros meses de operação, foram acelerados conosco na Overdrives (fato curioso: a startup foi a primeira inscrita na nossa primeira chamada de aceleração) e com esse suporte inicial conseguiram transformar a plataforma em marketplace e expandir o mercado de atuação.
🤝 conecte-se com essa startup:
CONTEÚDO PARA A SUA PAUSA
☕ vai um cafezinho?
achei essa news 🇺🇸 muito massa para quem quer pensar sobre Micro-SaaS
acho massa e assutador quando vejo startups contratando tantas pessoas ao mesmo tempo
montei uma playlist com as minhas 21 músicas favoritas dos Beatles