sobre startups #97 | 📽️ monte um bom pitch
sem se preocupar com os padrões que falam por ai...
🗣️ você fala do seu negócio?
lembro até hoje o primeiro pitch que fiz da minha startup no encerramento do Startup Weekend, em meio à empolgação para mostrar que construímos no final de semana não me dei conta do peso nos feedbacks negativos... as críticas foram a motivação para levar o negócio até uma venda parcial para o porto de Rotterdam.
STARTUP QUE VALE CONHECER
🥈 prata da casa
em 2012 mal se falava sobre startups fintech, foi nesse ano que vimos surgir o Conta Azul com a proposta de digitalizar as rotinas financeiras das PMEs. de lá pra cá essa galera vem contruindo um legado impressionante, desde aceleração na 500 startups até se tornar uma das grandes referências no mercado financeiro digital
fundada por Vinícius Roveda, João Zaratine (hoje na Leve e na PhoneTrack) e José Sardagna (hoje na Liber Capital) já são uma empresa com mais de 500 pessoas seguindo o mesmo objeitvo do começo da jornada, apoiar o desenvolvimento dos negócios a partir de uma melhor relação com a vida financeira.
O QUE ESTÁ ROLANDO
👚 circule suas roupas
o mercado de segunda mão está invadindo o mercado digital, indo muito além do uso das redes sociais para se desfazer das roupas paradas em casa. as pessoas querem diminuir o volume de itens parados em casa e econômica circular está aí para criar mais [e novas] oportunidades… porém:
“ninguém tem tempo e paciência para fazer todo o processo que envolve vender uma peça usada: tirar fotos, cadastras nas plataformas, negociar os valores e enviar pelo correio. por isso tantas roupas sem uso ficam paradas no armário” - Tadeu Almeida, fundador da Repassa.
só no Brasil o mercado de segunda mão cresceu 48,58% no primeiro semestre de 2021 e tem as gerações Y e Z como principais consumidoras(es). para quem vende as plataformas hoje além de aumentar a visibilidade das peças, gera uma renda extra, para que, compra há uma maior variedade disponível nas plataformas.
na Overdrives aceleramos a Scamb, startup que apresenta atua na essência da economia circular, facilitando a compra de itens de segunda mão inclusive com outros itens de segunda mão. mas por que entendemos que a economia circular é uma boa oportunidade de negócio?
o setor de moda é responsável por cerca de 10% de todos os gases que causas o efeito estufa na atmosfera de grandes centros urbanos, essa é a segunda indústria mais poluente do mundo, quadro que sobre agrava com a prática do fast fashion comum nas empresas de moda multimarcas, que trata a moda em ciclos de uma ou duas semanas!
se você ainda não atentou para o mercado de segunda mão como um ambiente rico em oportunidades de negócio a partir do digital, traga esse contexto para seu campo de visão, ainda veremos muitas coisas surgindo e se desenvolvendo no impulso à circularidade dos itens que geralmente ficam parado nos guarda-roupas.
texto insiprado nessa matéria do startups.
está chegando por aqui agora? se você tem interesse nos diversos aspectos que compõem o cenário das startups no Brasil e no mundo, minha newsletter pode te entregar muito conteúdo bacana, então considere assinar news 🤗
O QUE APRENDI
🗣️ finalmente vamos falar de pitch, mas um pitch efetivo!
esqueça a ideia do elevador...
pois é, ainda hoje muita gente começa falando de pitch pela circunstância de você se vê em um mesmo elevador que uma potencial investidora e aproveitar os poucos segundos do deslocamento para “vender sua ideia"... há grandes chances dessa pessoa está entretida no celular e, no susto, não entenderá nada sobre o que você faz.
mas precisamos entender que um pitch é uma oportunidade, ou uma ponte que conecta seu objetivo de negócio com a possibilidade de conseguir apoio adequado... geralmente em conversas curtas e objetivas.
encare todo pitch como a combinação entre:
1️⃣ o que você quer falar?
2️⃣ para quem você está falando?
3️⃣ o que você tem para falar?
perceba que esses elementos mudam com o tempo e pelas circunstâncias, o que torna o pitch uma comunicação fluida. considere como lidar com esses três aspectos em todo pitch.
há 3 tipos básicos de pitch que sustentam as estratégias de comunicação:
pitch de passado para dar maior ênfase às conquistas ao longo da jornada até então. o pitch de passado geralmente é aplicado no início da jornada quando a startup precisa mostrar sua capacidade de entender o mercado e gerar resultados para conquistas a confiança de primeiras investidoras.
pitch de presente para dar maior ênfase no que está acontecendo agora no negócio. o pitch de presente geralmente é a base das estratégias de comunicação com o mercado, deixando claro o pontencial do produto e a proposta de valor que está sendo entregue.
pitch de futuro para dar maior ênfase no que é visto para o futuro do negócio em termos de crescimento e novas conquistas. o pitch de futuro geralmente é utilizado para sustentar captações financeiras e usar isso como base para ter novas conquistas no mercado.
mas, em geral, o que não pode faltar na construção de um pitch?
mostre os marcos importantes conquistados pelo negócio, as pessoas precisam saber o que foi aprendido na jornada até hoje, inclusive na comunicação comercial é válido mostrar como a startup chegou no status atual;
por que o mercado precisa do seu produto em meio à tantas soluções digitais disponíveis, todo produto precisa deixar claro a que veio... ou seja, qual a proposta de valor, o impacto gerado e a aceitação do modelo de negócio no mercado alvo;
quem está por trás do negócio e por que essas pessoas são capazes de construir soluções efetivas. mostrar as pessoas que constroem o negócio cria uma identidade, reflete a cultura de trabalho e o potencial de crescimento;
sua métrica fundamental que sustenta o negócio hoje. saber o que aponta para o crescimento [real] do negócio frente às concorrências do mercado;
por que dar continuidade na conexão que foi criada no pitch, lembre-se que todo pitch é uma ponte, use-o para criar a oportunidade de uma conversa com mais detalhes tanto do negócio quanto no obejtivo por trás daquela conversa.
não acredito em modelos padrão para um bom pitch, acredito que você pode construir essa comunicação do negócio a partir dos seus aprendizados na jornada e de como você encara a resolução do problema alvo.
faça com que mais pessoas alcancem esse conteúdo, compartilha essa edição da news nos seus grupos e redes... vamos chegar em 300 pessoas inscritas! 🤩
VAMOS DE MEME
🎲 proteção de dados é o forte da nossa startup
“você pode me informar seu CPF para nosso cadastro?”
encare a segurança da infromação como elemento fundamental nos negócios o quanto antes, infelizmente o volume de ataques tem aumentado e atingido boa parte dos produtos digitais.
SUGESTÃO DO LUIZ
☕ vai um cafezinho?
achei muito legal como o Pinho organizou seu espaço de trabalho, uma inspiração para pensar no meu e pode ser útil para pensar no seu também.