software FROM a service
Descubra as Oportunidades do Software from a Service (SfaS): Transformação Digital para Empresas de Serviço com Excelência e Inovação
há uma nova oportunidade de criação de startups surgindo a partir das estruturas empresariais com serviços consolidados no mercado, uma transformação dessas estratégias de serviço (não digita) em produtos de software… como isso é possível?
abre-se uma nova janela de oportunidade
empresas prestadoras de serviço que alcançam grau de excelência na execução, com profissionais experientes e com muito conhecimento sobre o contexto de mercado, podem usar isso para lançar produtos digitais com potencial de escala… diferente do software as a service (SaaS), falarei hoje das oportunidades nos software from a service (SfaS)!
estruturas consolidadas de serviço tradicionais adquirem capacidade de visualizar o mercado a partir de um largo conhecimento adquirido pela prática e execução do serviço... desde as definições, métodos, processos e tendências que apontam para novas oportunidades de negócio.
lançar um novo serviço de software partindo desse contexto do mercado tradicional é um processo que reduz o tempo de descoberta das oportunidades e das validações de conceito.
conhece quem atuem no mercado tradicional com serviços consolidados? compartilha essa edição 🤗
qual desafio no ponto de partida?
entendimento e experiência de mercado não será suficiente para criar e lançar um novo produto de software no mercado, se não houver capacidade para transformar essa experiência em uma estrutura, clara, de produto, dificilmente o serviço digital terá sucesso.
sabendo que a arquitetura de informação para o desenvolvimento de produtos digitais não é trivial para quem vem do mercado tradicional, esse processo pode ser facilitado ao adotar plataformas no-code como estratégia para construção desses produtos, ganha-se tempo pela experiência e agora pela dinâmica de construção sem demandar escrita de código.
primeiros passos para construir um SfaS
a estratégia não pode ser a mesma do desenvolvimento de novos produtos digitais, por mais que o objetivo de longo prazo seja o mesmo: alcançar grau de escala com modelos financeiramente sustentáveis.
há três premissas que precisam fazer parte da fundação de um SfaS:
1️⃣ ter íntimo conhecimento do problema, unindo experiência, visão estratégica e relacionamento consolidado com o mercado;
2️⃣ ter conhecimento sobre as principais demandas do mercado, especialmente as que apresentam janelas de oportunidade para novos produtos digitais;
3️⃣ ter conhecimento sobre os benefícios chave que esse novo produto digital precisa entregar como proposta de valor percebida.
partindo dessas premissas, há dois principais caminhos para desenvolver um SfaS no mercado. o primeiro caminho é pensar no serviço aplicado às demandas de outros provedores de serviço; o segundo caminho é pensar no serviço aplicado às demandas do mercado beneficiado pelos provedores… cada caminho vai demandar um conjunto de estratégias que definem as regras de negócio.
encontre o mercado mais preparado para o SfaS
diferente da jornada de um SaaS que pode entrar em um processo de construção de novos mercados a partir da entrega de novas propostas de valor, o lançamento de um SfaS precisa partir de um mercado existente com clareza sobre o ICP desde o primeiro momento.
se você quiser que escreva uma edição da kamelo só sobre ICP (ideal customer profile) comenta aqui para que coloque no planejamento das próximas edições
o principal argumento por trás da proposta de um SfaS é a capacidade de otimizar processos do mercado como uma combinação estratégica entre: atuar sobre áreas críticas, otimizar processos manuais (ou burocráticos), reduzir o gasto excessivo de tempo e o alto custo operacional.
nesse caso, o product market fit está associado à capacidade de estabelecer o serviço entre um conjunto sólido de representantes do mercado, mostrando que o produto tem aderência e reflete a experiência inicial.
aspectos para viabilizar um SfaS
por mais que os primeiros passos de um SfaS sejam mais maduros que os de um SaaS “padrão”, os riscos de insucesso são semelhantes, no caso do SfaS esse risco ganha força quando as lideranças fundadoras não entendem a lógica por trás da criação de um produto digital.
os aspectos para viabilizar um SfaS refletem a importância de construir um produto baseado em larga experiência como argumento de sucesso:
1️⃣ viabilidade de execução
além da experiência inicial é preciso ter pessoas que garantam a construtibilidade efetiva do produto, geralmente essa é uma capacidade atraída para o negócio quando há decisão de construir um SfaS;
2️⃣ aplicabilidade do produto no mercado
o problema identificado e modelado como oportunidade não pode refletir apenas uma demanda interna à estrutura tradicional de serviço, a aplicabilidade é sobre o encaixe a um conjunto de demandas padrão do mercado, isso é fator determinante;
3️⃣ potencial e projeção de retorno
o lançamento de um novo produto digital tem uma dinâmica de custos e crescimento particular, por mais risco associado ao processo, não podemos deixar de lado a priorização de estratégias para construir um modelo de negócio financeiramente sustentável.
SfaS é uma tendência?
cedo para dizer que o modelo SfaS é uma tendência no mercado nacional, mas é uma nova janela de oportunidade para estruturas tradicionais de serviço que podem se reinventar a partir de uma nova estratégia de negócio a partir da dinâmica e do potencial de crescimento atrelado aos produtos digitais.
se você tem uma operação de serviço com boa experiência de mercado, um bom relacionamento com o mercado e uma percepção de valor por excelência, vale experimentar o desenvolvimento de produtos digitais que possam potencializar fluxos e procedimentos consolidados no mercado.
kamelo
toda semana um oásis de conhecimento para o desenvolvimento racional das startups. com análises, provocações, insights, ferramentas e métodos que vão te ajudar a construir negócios inovadores e sólidos para disputar espaço no mercado.
quer ser parceiro da kamelo? é só clicar aqui.
quer apresentar o produto da sua startup? basta responder esse formulário rápido.
acompanhe a kamelo também no linkedin e no threads.
nos vemos na próxima edição 🤗