startup kamelo 003 | Lumi Educação Personalizada
Lumi: Plataforma de Aprendizado Musical Personalizado - Jornadas Customizadas para Melhor Engajamento e Redução de Desistências
EDIÇÕES ANTERIORES DA KAMELO
papo com Felipe Adamoli
até onde vai sua vontade de empreender?
é muito bom te ter por aqui! a kamelo é uma produção independente que tem ganhado força pelos compartilhamentos das edições, por isso considere compartilhar essa edição para alcançarmos mais pessoas 🤗
o que podemos esperar do futuro da educação? previsão difícil, especialmente por ser um mercado super regulado, tentando se reinventar através de novas propostas digitais. é nesse nosso ambiente educacional que está a Lumi, startup que tem entregue uma nova experiência de aprendizado.
antes de começar
você já garantiu seu ingresso para o CASE? a maior conferência para startups da América Latina vai acontecer nos dias 22 e 23 de novembro. uma ótima forma para fechar o ano!
sua startup está buscando investimento, mas precisa organizar a casa antes? recentemente eu me juntei ao time da ffingers, uma aceleradora com due diligence que pode aumentar a chance da sua startup fechar rodadas de investimento mais sólidas.
MAIS SOBREA KAMELO
sua startup pode ser um case na kamelo, basta acessar e responder esse formulário
você já ouviu meu podcast? ouça do Papo de Kamelo no spotify
imagine que você quer aprender a tocar bateria, por onde você começa a aprender? qual técnica, estilo ou estratégia para desenvolver ritmo e coordenação? como combinar as teorias com a prática? aprender um instrumento musical parece simples, mas nem sempre sabemos qual melhor fluxo de conhecimento que precisamos adquirir, seja para tocar por lazer, seja para se lançar numa carreira profissional.
A STARTUP DE HOJE É A
Lumi
🏷️ resumo da startup
se o seu objetivo é aprender mais sobre música e criatividade, a Lumi pode te entregar jornadas individualizadas de aprendizado que farão você alcançar objetivos diversos seguindo um fluxo customizado à sua realidade. o mais interessante é que você pode ter acesso a todo conteúdo com uma única assinatura, expandindo suas áreas de conhecimento.
🫂 time fundador
Bruno Gafanhoto, CEO
Raissa Ferreira, co-founder
⚠️ qual problema resolvem
hoje as plataformas de ensino entregam jornadas de aprendizado padrão, o que pode se encaixar bem com alguns perfis e não ter nenhuma conexão com outros. essa falta de um processo personalizado e ajustado ao contexto de dada estudante se tornou um dos principais fatores de desistência, o que não é bom nem para as plataformas nem para as(os) estudantes, claro!
por mais que as plataformas de ensino tenham evoluído rápido nos últimos anos, muito do que está sendo ofertado ao mercado é uma adaptação das jornada pensadas originalmente para o presencial. o que torna a relação com os processos de aprendizado cansativos e, facilmente, descartáveis.
quer ter uma edição como essa falando da sua startup? basta acessar e responder as perguntas que faço esse formulário.
💾 como o produto funciona
a Lumi produz seu próprio conteúdo, convidando instrutoras(es) experientes para compartilhar seu conhecimento em processos 100% personalizados do nível mais básico ao avançado. a junção de metodologia de ensino com tecnologia permite que o conteúdo produzido se torne fluído para cada demanda de aprendizado.
por mais que a base de customização seja gerada por tecnologia, o contato humano é parte fundamental no relacionamento da Lumi com as(os) estudantes, envolvendo tanto as(os) instrutoras(es) quanto o próprio time para acompanhar todo processo de aprendizado, oferecendo suporte e garantindo que há evolução no conhecimento.
pensado não só para entregar um fluxo individualizado, a Lumi também se adapta à rotina e a velocidade de aprendizado de cada estudante, dessa forma a taxa de desistência cai e o engajamento aumenta, afinal cada pessoa tem uma disponibilidade para aprender coisas novas.
outro ponto que aumenta o engajamento dessa base de estudantes é a abertura da plataforma onde uma assinatura dá acesso a todo conteúdo disponível na plataforma, atendendo uma demanda diversa de aprendizado.
📊 métricas de crescimento
hoje a Lumi tem um modelo principal B2C baseado nesses planos de assinatura, dessa forma as métricas de crescimento giram em torno do aumento recorrente no volume de novas(os) estudantes e no tempo de permanência ativa na plataforma, ou seja, seguindo algum processo de aprendizado.
💰 investimento captado
a Lumi foi recentemente acelerada, onde teve um aporte de R$120.000,00 para consolidar uma estratégia de entrada no mercado e conquista de uma primeira base de clientes.
🏆 objetivo para os próximos 6 meses
para o futuro a Lumi quer se tornar um dos modelos mais atrativos (e efetivos) de aprendizado, consolidando sua metodologia entre as pessoas com demanda nas áreas foco da plataforma. além disso há um plano de expansão no modelo B2B, integrando a plataforma ou um whitelabel da plataforma para atender objetivos diversos do mercado.
🔎 minha avaliação
o mercado de educação precisa passar por mudanças nas suas estruturas formais, assim como vem acontecendo no mercado financeiro, mas enquanto isso não acontece, há diversas plataformas tentando implementar novas estratégias de aprendizado em jornadas não formais.
mesmo com essa mudança crescente, há um certo padrão na entrega de conteúdo digital, o que torna o processo pouco atrativo… o resultado disso está no alto percentual das pessoas que desistem dos cursos antes da sua finalização.
quando conhecemos o modelo de execução da Lumi a primeira coisa que entendemos é a quebra na visão de curso, ao invés disso entregam uma experiência de aprendizado que se desenvolve a medida que as(os) estudantes se desenvolvem.
eu entendo que o próximo passo para os processos formativos seguirão os passos do que é proposto pela Lumi, usando uma base tecnológica forte para entregar experiências adaptáveis as necessidades e comportamentos de cada cliente.
não pare por aqui
eu fui um dos instrutores da Lumi, onde compartilhei um pouco da minha visão sobre empreendedorismo criativo que pode ser útil para quem quer tirar idéias do papel.
está todo mundo indo atrás dos limites das IA, agora as grandes empresas como a Accenture estão fazendo grandes investimentos nessa busca… agora é saber até onde vão com essas pesquisas.
criei uma news paralela à kamelo para falar com profissionais das áreas de inovação corporativa, dá uma olhada na innovation insights
se você chegou por aqui pela primeira vez, te convido para assinar a kamelo, passamos de 3.000 pessoas acompanhando meus conteúdos, você é muito bem-vinda(o) 🤗
nos falamos na próxima edição, mas você pode se conectar comigo no LinkedIn, Instagram e Threads
Não entendi qual a diferença da Lumi pras outras plataformas de curso on-line.