desacelera os custos da sua startup
Maximize o Crescimento de Sua Startup: Estratégias Eficientes para Gestão Financeira e Controle de Custos
olá, luiz aqui! está aqui pela primeira vez? te convido a se juntar as mais de 4.200 pessoas que assinam a kamelo 🤗
gaste com inteligência
o foco (e grande objetivo) de toda startup é crescer, então eu te pergunto: como fazer isso (bem feito) sem perder o controle financeiro?
toda startup terá seu custo de desenvolvimento, mesmo a estratégia bootstrapping há uma demanda financeira para que o negócio entre e se posicione no mercado.
por outro lado, a gestão financeira de uma empresa está longe de ser algo trivial. não entender nossa estrutura de custo é o primeiro passo para o colapso financeiro do negócio, por isso que trouxe essas sugestões para diminuir o gasto desnecessário, sem perder capacidade de crescimento.
todas as recomendações de hoje não excluem a importância de contratar contadoras(es)!
aspectos básicos de um fluxo de caixa
todo fluxo de caixa é feito para controlar o dinheiro que entra e o que sai…
entradas
entrada recorrente
por exemplo: clientes de serviço e tudo que possa ser previsto
entrada variável
por exemplo: projetos com prazo definido ou implementações de produto
saídas
saída recorrente
por exemplo: salários, serviços e tributos referentes à empresa
saída variável
por exemplo: contratações, compras e outras demandas pontuais
meu objetivo nessa edição não é detalhar um fluxo de caixa, posso fazer isso em outra edição, o que acha?
como otimizar sua estrutura de custo?
1️⃣ custo fixo é para a estrutura do negócio
quanto mais compromissos de custo fixo forem assumidos, maior será o risco de colapso financeiro. isso vai desde a contratação de serviços até a contratação de pessoas para o time!
priorize o que será custo fixo pela capacidade de retorno financeiro, mesmo que esse retorno não seja projetado para o curto prazo, saiba qual impacto desse investimento.
todo custo fixo que não gera impacto real no desenvolvimento do negócio precisa ser cortado. o cenário ideal é que não sejam nem contratados, mas não demore para cortar o que não gera impacto.
2️⃣ custo variável é sustentado pela estratégia
todo custo variável precisa de uma estratégia, um objetivo e um tempo de execução pré-determinado. se é um custo variável, precisa de um "teto” que mantenha o controle.
pense no seu custo variável como uma “missão”, ela termina quando for cumprida (ou se der errado, faz parte), mas saiba que é preciso um ponto final.
se um custo variável não gerar amadurecimento de algum aspecto relevante do negócio, foi um investimento mal empregado.
algumas recomendações que podem te ajudar
o que não faz parte do core do negócio é melhor ser contratado que desenvolvido. tudo que desenvolvemos gera um legado que precisa ser mantido, ou seja, mais custo!
adote um conjunto de práticas ágeis que permitam ter uma rotina de planejamento, execução e revisão em ciclos curtos, permitindo que a aplicação dos recursos sejam acompanhadas continuamente.
foque no resultado projetado para todo custo que precisa ser investido, o ROI (retorno sobre investimento) pode não ser imediato, mas é bom saber como esse custo volta para o caixa.
trate o controle financeiro como área chave do negócio, desde o início não saia gastando sem objetivos bem definidos e tem nenhuma estratégia.
monte uma estrutura de custo que você consiga manter pelo máximo de tempo, deixe de lado a vontade de montar um ambiente inflado e complexo demais, simplifique!
captar investimento não pode mudar a forma que você lida com a gestão dos recursos, por mais que alguns custos sejam acelerados, não dê um passo maior que as pernas.
quer conversar mais sobre isso?
a otimização dos custos também está associada à construção de modelos de negócio que sejam financeiramente viáveis e sustentáveis.
🤗 topa apoiar a kamelo?
se você curte o trabalho que tenho feito na kamelo, considere apoiar esse projeto e tudo que está planejado para ser executado ao longo do ano!
toda semana um oásis de conhecimento para o desenvolvimento racional das startups. com análises, provocações, insights, ferramentas e métodos que vão te ajudar a construir negócios inovadores e sólidos para disputar espaço no mercado.
quer ser parceiro da kamelo? é só clicar aqui.
quer apresentar o produto da sua startup? basta responder esse formulário rápido.
acompanhe a kamelo também no linkedin e no threads.
nos vemos na próxima edição 🤗