👋 olá, Luiz aqui! bem-vinda(o) a mais uma edição da kamelo, minha newsletter gratuita e independente para tratar assuntos relevantes para quem está lançando ou desenvolvendo startups! toda segunda e quinta publico uma nova edição, então para não perder as próximas, te convido a assiná-la aqui 👇
alguns avisos:
te convido para nosso canal no discord
e para ouvir o podcast "papo de kamelo”
e se ninguém investir na sua startup?
pensar no desenvolvimento de startups está [quase sempre] atrelado ao potencial de captação financeira, dai eu te pergunto: até onde você conseguiria desenvolver uma startup sem nenhuma captação financeira externa? se isso te assusta, você vai gostar o papo de hoje!
PAPO DIRETO
a jornada de uma startup bootstrapping
(1) quem é Mateus e como chegou até aqui?
Sou formado em engenharia da computação pela UFSCar, já atuei na TOTVS como Enterprise Performance Executive Manager, fui CEO da LearnPad Brasil e CGO no Project Builder. Com mais de 15 anos de experiência em negócios de tecnologia e recorrência, atuei como executivo de clientes em empresas nacionais e multinacionais. Atualmente sou CEO e cofundador da SenseData, maior plataforma de Gestão de Customer Success da América Latina.
Considerado um dos 100 maiores estrategistas de Customer Success do mundo, segundo a SuccessCOACHING, nos últimos anos, ministrei mais de 80 palestras, em eventos como CSDay, Superlógica Experience, RD Summit, RampUP Tour, e também eventos dentro de empresas como Santander, Sodexo, Grupo Fortes, HDI, Senior, entre outras.
conecte-se com o Mateus pelo LinkedIn
(2) o que é a SenseData hoje?
A SenseData é a maior plataforma de Customer Success e Dados Acionáveis da América Latina, uma startup brasileira que utiliza dados em favor do relacionamento com os clientes e lidera o ranking internacional dos 100 melhores estrategistas de Customer Success. Com o objetivo de orquestrar todas as atividades de sucesso do cliente, a SenseData nasceu com o intuito de fazer o impossível. Combinar várias fontes de dados, construir indicadores complexos, automatizar respostas, escalar ações entre vários segmentos e desenvolver relacionamentos, tudo em apenas um software criado com base nas melhores práticas e também na filosofia de Sucesso do Cliente.
Através de técnicas avançadas de análise de grandes volumes de dados, criamos uma visão única do cliente que gera insights para que as empresas possam ser proativas e muito mais precisas nas ações para seus consumidores, com foco em resolver as dores de engajamento, retenção e expansão de clientes para empresas de diversos segmentos como: UnileverFood Solutions, VR Benefícios, Geofusion, Mercado Livre, Gupy e Reclame Aqui.
Atualmente, a SenseData realiza a gestão de Customer Success de mais de 200 empresas e, ao todo, são mais de 18 milhões de clientes gerenciados pela nossa plataforma, com cerca de 5 mil usuários ativos. Por isso é uma das 10 startups mais promissoras da América Latina, segundo o CIOReview. Com mais de 100 colaboradores e um crescimento médio de 141% desde a sua criação em 2016 e 92% em faturamento no último ano. Além disso, somos autores e organizadores do maior evento de Customer Success do país, o CSDay.
SenseData + ZENVIA
A SenseData foi a primeira aquisição da Zenvia, após seu IPO na Nasdaq. Com a aquisição, Mateus Pestana continua à frente da operação da startup. Ao adicionar a SenseData em sua plataforma, a Zenvia espera impulsionar mais o uso de insights e dados acionáveis para melhorar a gestão da jornada dos clientes e a comunicação das empresas, dando mais um passo rumo a sua estratégia de liderar o ecossistema de customer experience da América Latina.
As empresas, juntas, passarão a somar mais de R$ 500 milhões em receita anual, 10 mil clientes e mais de 1.000 colaboradores, com o objetivo de se tornarem o maior ecossistema de Customer Experience e Customer Success de toda a América Latina.
a área de CS é uma das mais importantes, uma vez que permite entender por que mantemos ou perdemos clientes através de uma relação aberta e transparente. esse tema é tão importante que fiz uma edição da kamelo refs só sobre CS, confere aqui… o Mateus, inclusive, é uma das recomendações para você acompanhar de perto.
(3) Quais as principais lições aprendidas e desafios nessa jornada para desenvolver uma startup bootstrapping?
Desenvolver uma startup é um trabalho árduo, de maneira bootstrapping, mais ainda. Todo o investimento em tecnologia, recursos e pessoas vem dos próprios fundadores e da receita que a empresa está gerando, o que no começo, quando o faturamento ainda é baixo, é algo muito desafiador, não se pode “queimar dinheiro”.
Em todos esses anos como cofundador de uma startup, aprendi muitas lições valiosas. Você pode traçar diversas estratégias, construir planos de negócios, mas startup é “um dia após o outro”, é necessário prezar pela execução ao extremo. No empreendedorismo chega um momento que é preciso dar um “salto de fé”, e mesmo sendo uma palavra um pouco “batida”, a resiliência tem que estar com você todo o dia.
O bootstrapping cria uma característica na empresa de aproveitar ao máximo cada oportunidade. Por isso, em um cenário desses é muito importante você ser atrevido, ousado, não ter vergonha de aparecer e de se convidar.
desenvolver uma startup é um desafio que nos acompanha desde o dia 1, são muitos desafios que surgem independente da nossa capacidade de execução tecnológica, do nosso entendimento sobre o mercado, da nossa rede de relacionamento ou da disponibilidade do time fundador.
o que acho legal em cases de negócio que seguiram bootstrapping, como a Sensedata, é saber que há formas de tirar nossas ideias do papel, apresentá-las e validá-las no mercado e ter um posicionamento competitivo sem entrar no espiral [quase infinito] de captações financeiras… por mais que toda startup precise de investimento para dar seus primeiros passos, a tomada de investimento externo não é o único caminho (nem o mais fácil).
a kamelo tem crescido rápido, cada semana mais pessoas se conectam aos nossos conteúdos, isso tem acontecido pela quantidade de assinantes que compartilham as edições com seus contatos, nos grupos que fazem parte e até nas redes sociais… quer ajudar no crescimento da kamelo? te convido a compartilhar também!
(4) Qual sua visão das "startups camelo", pensando em modelos de negócio que se desenvolvem no mercado sem tanta demanda de captação?
As startups vem ganhando bastante destaque no mercado e tem se desenvolvido de forma esplêndida, uma startup camelo é “imprevisível” e o gestor nunca pode se deixar abalar pelas instabilidades que passa. O caminho é mais difícil por não ter grandes investimentos, então é importante sempre ter constância e resiliência.
criar e desenvolver uma startup está longe de ser uma jornada pautada na captação recorrente de investimento, independente do momento de retração nos investimentos, o volume de startups que não conseguem levantar capital é alto. ter a capacidade de resistir à uma jornada sem investimento recorrente pode tornar o processo de crescimento mais lento, mas os aprendizados e resultados serão mais relevantes.
dai a importância de pensar nessa jornada pela capacidade de descobrir modelos de negócios que param de pé, tendo os investimentos externos como suporte para alcançar a sustentabilidade do modelo de negócio.
(5) O que você recomenda para as(os) empreendedoras(es) façam na hora de lançar uma startup no mercado fora dessa "corrida dos unicórnios"?
É importante analisar o mercado, as dores dos consumidores e o que falta de inovação. Hoje temos diversas tecnologias no mercado e grandes ideias que podem revolucionar diversos setores, mas é importante estar atento ao que falta, até mesmo nas suas vivências, algo que você sente falta, uma experiência que teve e não foi tão agradável e começar a pensar o que poderia ter melhorado esses momentos e desenvolver um produto a partir disso. Além disso, é preciso ter calma e paciência para criar uma startup, a precaução faz com que a sua empresa não entre na onda de demissões que acontece neste mercado. É melhor ir devagar, garantindo qualidade e oportunidades para a sua equipe, do que pensar apenas em expansão e acabar prejudicando a todos.
obrigado por ter lido!
antes de fechar essa página, deixa uma avaliação sobre essa edição 🤗
ah! se você tem gostado da kamelo e quer ver a news crescer, agora você pode me pagar um café para que possa investir mais nos conteúdos, basta clicar no cafezinho