👋 olá, Luiz aqui! bem-vinda(o) a mais uma edição da kamelo, minha newsletter gratuita e independente para tratar assuntos relevantes para quem está lançando ou desenvolvendo startups! toda segunda e quinta publico uma nova edição, então para não perder as próximas, te convido a assiná-la aqui 👇
alguns avisos:
te convido para nosso canal no discord
e para ouvir o podcast "papo de kamelo”
o que precisamos saber dos nosso mercados?
é [bem] comum ver times fundadores criando startups para mercados que não há conhecimento profundo ou experiência profissional prévia. isso não será um problema se o time estiver empenhado em aprender os aspectos e as dinâmicas desse mercado como base do desenvolvimento de produto… hoje trouxe uma jornada em dez passos propostas por Steve Blank que podem ser úteis para você.
ah! se você tem gostado da kamelo e quer ver a news crescer, agora você pode me pagar um café para que possa investir mais nos conteúdos, basta clicar no cafezinho
DIRETO AO PONTO
mapeando mercados desconhecidos
uma boa estratégia para mapear mercados desconhecidos é criar diagramas com informações estruturadas que poderão ser usadas como base das validações e tomadas de decisão.
esse é um fluxo em três momentos
1️⃣ entendimento inicial do mercado alvo
desenhe um diagrama do mercado e suas dinâmicas a partir dos dados disponíveis.
busque dados disponíveis para ter uma visão inicial do contexto de mercado;
desenvolva mais entendimento iterando novas informações conectadas às já listadas;
identifique quem fornece soluções para os players desse mercado;
como esses players se posicionam nesse mercado.
→ esse será seu banco de dados base sobre o mercado e vai evoluir ao longo do tempo.
crie um glossário com os termos comuns desse mercado.
desenvolva um vocabulário que você consiga se comunicar com o mercado e explicá-lo a outras pessoas;
use analogias de outras mercados para facilitar e simplificar seu entendimento.
→ todo mercado tem seus termos comuns que precisam ser dominados por pelas pessoas da sua startup tanto para desenvolver conexões mais efetivas quanto para mantes as pessoas conectadas ao negócio alinhadas com o contexto.
quem são as referências nesse mercado.
quais as especialistas econômicas que analisam e projetam o mercado;
quais as especialistas tecnológicas que dão suporte ao mercado;
quais especialistas de mercado que competem pela liderança.
→ essa é uma etapa de categorização dos dados coletados, mantendo visibilidade sobre o momento atual do mercado.
quais as melhores referências disponíveis
onde você pode se manter atualizada com as atualizações do mercado, quais melhores canais de conteúdo gratuito e pagos que não podem ser deixados de lado.
→ mais que consumir conteúdo sobre desenvolvimento de startups (como a kamelo) você precisa ter uma rotina de consumo de conteúdo referente ao seu mercado alvo. fiz muito isso quando estava empreendendo, tinha uma rotina de leitura sobre logística internacional que me levou a dar um cenário sobre isso no MBA da FGV.
2️⃣ entendimento detalhado do mercado
quem são os líderes de mercado? e quais os novos entrantes?
qual a presença de mercado dos grande players;
qual a base de análise que define as lideranças;
qual o foco geográfico dessas empresas.
→ nessa fase é importante começar a filtrar os principais players de mercado, quem está surgindo, os aspectos de competitividade e o ambiente foco. isso vai te ajudar a desenvolver estratégias de conexão com seu ICP (ideal customer profile).
quais fluxos tecnológicos atuando nesse mercado?
o que, de produtos digitais, está dando maior suporte ao desenvolvimento dos players de mercado;
quais dessas tecnologias tem impulsionado quedas e ascensões nesse mercado.
→ aqui você começa a correlacionar o desenvolvimento dos players do seu mercado alvo com o suporte das tecnologias (potenciais concorrentes), isso vai te dar um melhor conhecimento sobre a abertura desse mercado às soluções digitais e seu impacto atual.
quais fluxos econômicos atuais desse mercado?
quais principais motores de suporte às dinâmicas desse mercado;
quais fusões e aquisições recentes;
quais as demandas críticas relatadas;
quais os principais fatores de sucesso e fracasso.
→ entender as dinâmicas de mercado é fundamental para identificar janelas de oportunidade para apresentar novas soluções que se conectem à demandas relevantes. esse ponto é chave no desenvolvimento inicial do seu produto.
se aplicável, quais fluxos pessoais?
quais comportamentos mais influenciam as dinâmicas do mercado;
como se comunicar e conectar com essas pessoas.
→ aqui é para mercados focados nas demandas diretas das pessoas, nesse caso além de todo entendimento de contexto, é necessário pensar no comportamento das pessoas e como esses comportamentos influenciam o andamento do mercado.
esse entendimento mais detalhado serve para entender como o mercado funciona, quais os problemas mais relevantes e quais as janelas de oportunidade existem para novos produtos digitais… geralmente é a partir daqui que se fala sobre a jornada das startups.
uma pausa para dizer que a kamelo tem crescido com sua ajuda, cada semana mais pessoas se conectam aos nossos conteúdos pelos compartilhamentos entre os contatos, grupos e redes… quer ajudar no crescimento da newsletter? te convido a compartilhar também!
3️⃣ entendimento do futuro do mercado (e o passado)
o que impactou o mercado nos últimos ~5 anos?
entenda os movimentos mais relevantes desse mercado nos últimos anos, especialmente nas interferências dos produtos digitais… isso vai ser importante para entender quais movimentos trouxeram o mercado até aqui.
o que vai impactar o mercado nos próximos ~5 anos?
há algum insight de disrupção;
qual proposta dos produtos digitais focados nesse mercado;
quais tendências digitais para esse mercado;
quais mudanças comportamentais esperadas;
qual desenho de futuro desse mercado.
→ entender as novas tendências e projeções do seu mercado alvo é atividade contínua, especialmente quando você já está com seu produto operando. busque informações sobre as dinâmicas projetadas do mercado para estar sempre um passo à frente do que se espera.
essas três fazer são como um funil: a primeira é para coletar as informações gerais disponíveis sobre o contexto, mesmo que não estruturados, a segunda é para aprofundar o entendimento, focando na descoberta de problemas relevantes e as janelas de oportunidade, a terceira é a consolidação da sua visão, conseguindo criar cenário de futuro desse mercado.
antes de ir embora, deixa te perguntar…
veja os primeiros confrontos aqui 👈