kamelo #172 | planejamento 1.2.4.6.
+ template para você usar no seu planejamento + segundo dia de semi-finais na copa das startups
👋. olá, Luiz aqui! você é bem-vinda(o) a mais uma edição da kamelo, newsletter de produção independente onde trato de assuntos relevantes para quem está criando ou desenvolvendo startups! se é sua primeira vez por aqui, te convido a assinar e receber as edições futuras no seu e-mail ou no app do substack 🤗
ah! meu podcast, o papo de kamelo, está disponível nas principais plataformas de áudio.
você conseguiu executar tudo que planejou para 2022?
no final de 2016 me vi cercado de tantas coisas para fazer que travei, tive meu primeiro episódio de burnout que me fez parar (por necessidade) para repensar o que estava fazendo comigo nos últimos anos.
parte fundamental dessa mudança se deu na forma que planejava minhas prioridades para os anos. até então pensa “quanto mais melhor”, pensamento que já começava frustrado.
DIRETO AO PONTO
como são meus planos anuais?
depois de anos criando listas sem fim com tudo que gostaria de fazer em um ano, mesmo sabendo que isso não seria alcançado desde o dia 1, resolvi pisar no freio e (re)pensar a estrutura do planejamento a partir de uma visão mais leve.
minha proposta é escrever planos mais enxutos, focados em conquistas mais relevantes no longo prazo e que podem ser alcançadas sem a pressão do tipo segunda-feira começo na academia, vou malhar 6 dias por semana sempre às 5h30am.
🎁 essa edição tem um template no notion para você copiar e usar livremente!
comece entendendo seu ano atual
além do programa da Globo, a retrospectiva pode ser um bom ponto de partida para planejar o ano seguinte. isso só será efetivo quando conseguimos olhar de forma crítica para o ano que está acabando, sem maquiar o que foi ruim nem supervalorizar o que foi bom.
considere esses 4 aspectos na sua retrospectiva:
o que foi bom? pense por um tempo (preferencialmente anote num papel) o que você fez esse ano que teve um impacto positivo para você e para as pessoas ao seu redor… pode considerar aspectos pessoas ou profissionais. se você lembrar de muita coisa, tenta criar um top 3 pelo impacto no seu ano.
o que foi ruim? da mesma forma pense (e anote) o que não foi bom ao longo do ano, desde os planos que foram frustrados (e por quê?) até comportamentos repetitivos que te prejudicam pessoal ou profissionalmente… da mesma forma, se pensar em muitos itens, cria um ranking top 3 pelo impacto no seu ano.
o que você pode abandonar? aqui podemos falar de comportamentos até coisas que acumulamos mas não nos ajudam em nada. nem tudo que temos precisa ter uma função, as vezes só por trazer uma boa lembrança já se justificam, mas o aumento do volume de coisas acumuladas (ou comportamentos recorrentes que nos prejudicam) vão criando um peso que precisa diminuído de tempos em tempos… adote o destralhe nesse fim de ano.
o que você pode reforçar? da mesma forma que há o que precisa ser abandonado, certamente há coisas (ou comportamentos) que precisam ser mantidas (ou até melhoradas)… aqui vale tudo desde organizações, hábitos, rotinas ou processos, teve impacto positivo e pode ser projetado no longo prazo, vamos reforçar!
está gostando dessa edição? a kamelo está crescendo rápido pelo compartilhamento das(os) nossas(os) assinantes. que me ajudar a falar para mais pessoas? aproveita e compartilha nos seus grupos e redes sociais:
agora que você já mandou para seu contatos 🤗
o que é o plano 1.2.4.6.?
resposta rápida: é como eu divido que que quero fazer ao longo de um ano.
comece com 1️⃣ grande objetivo
penso nesse objetivos como os que vão nos acompanhar ao longo do ano, eles vão demandar tempo para serem construídos, aplicados, medidos e mantidos ao longo desse tempo.
esse objetivo pode ser pessoal, educacional ou profissional, o importante é ser algo que tenha alto impacto no longo prazo e que precise desse tempo para ser alcançado.
para te ajudar na identificação e acompanhamento, vale a pena considerar:
o que é esse objetivo? (como você o explicaria para outra pessoa?)
como saber que está se aproximando dele? (quais medições importantes?)
quais recursos necessários? (financeiro e até de dedicação)
o que muda após a conquista desse objetivo? (o que ficará como legado?)
o que pode atrapalhar? (considerando ações externas)
o que não pode deixar de ser feito? (pense como uma trilha, quais os passos?)
dependendo do que for, esse objetivo vai nortear seu ano, ele pode até mudar ao longo do ano como resultado do que você for construindo e aprendendo com o processo. pelo seu tamanho|impacto evite ter mais de um grande objetivo por ano.
tenha 2️⃣ projetos principais
penso em projetos como o que conseguimos entregar em até 6 meses, eles podem ser projetos primários ou paralelos, o papel deles é complementar nossas conquistas pessoas e|ou profissionais.
assim como o objetivo descrito acima, os projetos serão resultado de um processo de construção, por isso trazem também a necessidade de uma estrutura e disciplina necessária para que façam sentido e sejam entregues.
diferente dos objetivos, os projetos têm proposta de continuidade (ex.: criar um podcast). a ideia de trazer isso para o planejamento anual é ter um início mais organizado, onde você vai ter visão sobre a dedicação.
esses projetos podem ser evoluções (ou novas versões) de projetos antigos, o importante é entender que há um (novo) ponto de partida, por isso vale considerar:
qual sua motivação para esse projeto? (o que te fez despertar para isso?)
qual dedicação e disponibilidade você tem para o projeto? (considerando que há outras atividades principais na sua rotina)
quais recursos são necessários para começar? (considere o mínimo necessário)
quais eventuais barreiras ao longo da execução? (o que pode atrapalhar e o que você pode fazer para evitar?)
os projetos também são compostos de atividades que vão fazer parte das suas rotinas, elas serão o suporte para a entrega, facilita ter um ambiente de controle (físico ou digital) onde você consiga visualizar o que está sendo e o que precisa ser feito em dado momento.
busque 4️⃣ novos aprendizados
em três meses conseguimos aprender muitas coisas (cozinhar, um novo instrumento musical, uma plataforma low-code…), esse aprendizado pode ser importante para seu desenvolvimento pessoal e|ou profissional e, mesmo não tendo tantas variáveis quanto os projetos, terão impacto no longo prazo.
priorize conhecimentos que te interessam e que tenham algum impacto positivo na sua jornada, seja para facilitar um conquista, seja para dar suporte a algum projeto.
para que isso seja mais efetivo, tente focar um processo de aprendizado por trimestre, dessa forma no final desse período você terá aprendido (ao menos o básico sobre) algo que pode te acompanhar e se aprimorar ao longo do tempo.
imagine querer aprender a tocar piano, francês e fazer sushi nos mesmos três meses…
mude ou desenvolva 6️⃣ hábitos
no livro hábitos atômicos do James Clear (se ainda não leu, vale a leitura), entendemos como pequenas mudanças graduais podem criar novos hábitos de grande impacto… nos últimos anos venho testado diferentes abordagens de suporte ao desenvolvimento de hábitos relevantes para mim.
hoje os apps que fazem um tracking das minhas atividades são os que mais ajudam nessas pequenas mudanças, mas você pode usar o que funcionar melhor… até anotar em papel poderá ser efetivo (usei durante um bom tempo, inclusive).
o importante aqui é entender que novos hábitos são resultados de atividades regulares precisam fazer parte da nossa rotina, ex.: um hábito saudável é resultado de uma rotina de exercícios e alimentação saudável.
há quem diga que algo se torna um hábito em 21 dias, isso não funciona pra mim, por isso aprendi a dividir meu ano em 6 blocos de dois meses, cada um com um hábito novo desejado. dessa forma eu monto um novo conjunto de atividades no app e meço minha disciplina de execução nesse período.
pra mim, um hábito só se torna parte da gente quando não precisamos dar checks diários nas atividades que o sustenta.
lembrando que hábitos podem ser para acrescentar, mudar ou retirar algo das nossas rotinas e|ou comportamentos.
o brasil tá fora, mas nossa copa de startups segue!
2ª semi-final: 🇳🇱 vs. 🇪🇸
tem país com capacidade de criar boas startups melhor que a seleção 🤭
🇳🇱 test gorilla
fato curioso: plataformas de seleção de candidatas(os) às vagas nas empresas (especialmente as de tecnologia) tem mostrado que, por melhor que seja a otimização desse processo, há uma necessidade desse tipo de empresa investir mais e melhor no seus times de RH. contratar é só um dos (muitos) desafios na gestão de pessoas.
quando encontrei a test gorilla me lembrei do crescimento nas oportunidades de negócios para as HRTechs, uma tendência que veio para ficar, uma vez que os novos perfis profissionais buscados pelas empresas precisam passar por processos mais adequados às demandas e ao momento que estamos vivendo.
análise geral:
mesmo em meio à tantas demissões em massa, empresas de tecnologia continuarão contratado talentos cada vez mais alinhados à cultura de trabalho, cujos comportamentos permitam ter um bom desempenho individual e coletivo.
conseguir otimizar o trabalho das pessoas nos times de RH, entregando uma análise comportamental sólida sem demandar uma operação pesada, permite que essa pessoas dediquem mais tempo na construção e manutenção da cultura interna.
a entrega de uma largo pacote de testes prontos que podem ser pensados de acordo com as estratégias de contratação, mostra que o tempo de entrada em novos clientes não demanda um setup muito complexo.
um dos pontos fortes nesse modelo de seleção a partir de uma análise digital é a capacidade de avaliar os perfis não por quem são, mas pelo quanto se conectam à empresa, torando esse processo mais justo às pessoas.
visão geral: ⭐⭐⭐
🇪🇸 code op
fato curioso: cada vez mais os temas de diversidade estão ganhando espaço de discussão nas empresas de tecnologia, desde a entrada de mais pessoas diversas nas atividades operacionais até o equilíbrio dessa diversidade nos papéis de liderança. aprendemos que da diversidade surgem mais e melhores oportunidades.
a code op, independente do seu resultado na copa, tem um papel muito importante no ecossistema de tecnologia, integrando perfis diversos às (muitas) oportunidades desse mercado que tem deixado de ser um ambiente homogêneo.
análise geral:
por mais que parte da proposta da startup é formar turmas dispostas à participar de processos de aprendizado presencial, conseguem fortalecer essa experiência com um processo humanizado tanto com as instrutoras, quanto com as demais pessoas da turma.
trazer mais talentos capacitados para atuar no mercado digital, especialmente talentos diversos, é uma das ações mais importantes que podemos encontrar nesse ecossistema, o resultado tem aparecido com as empresas parceiras que estão se conectado à startup.
o foco de trabalho com o público LGBTQIA+ cria um senso de comunidade que aumenta o potencial de retenção, por consequência entrega melhores resultados e aumenta o LTV do serviço.
trazer players de mercado para próximo do processo de formação tem impacto importante na conexão dos novos talentos com que é esperado de possíveis contratantes, encurtando o tempo de entrada no mercado.
visão geral: ⭐⭐⭐⭐
tenho dedicado uma média de 10 horas por semana entre pesquisas, criação e customização de conteúdos para a kamelo. se você quiser apoiar esse meu projeto, pode fazer isso me pagando um cafezinho 🤗