kamelo #198 | os 4 poderes dos OKR aplicado ao contexto das startups
Maximizando o Potencial das Startups: Como o Framework OKR Promove Foco, Alinhamento, Responsabilidade e Inovação
EDIÇÕES ANTERIORES DA KAMELO
como preparar sua startup para captar investimento
papo com Eládio Isoppo
olá, Luiz aqui! setembro será um mês importante para a kamelo, teremos a cobertura do TechCrunch Disrupt direto de San Francisco, teremos o início de uma série de conteúdos sobre OKR aplicado às startups e abriremos vagas para minha primeira master class focada em planejamento estratégico!
se você está chegando por aqui agora, seja muito bem-vinda(o), já te convido a conhecer e assinar a kamelo
começando nossa série sobre OKR, framework que se popularizou a partir da sua aplicação na Google e dos resultados alcançados. ao longo do tempo muito se discutiu sobre as melhores estratégias de implementação nas startups sem travar o processo.
antes de começar
MAIS SOBRE A KAMELO
sua startup pode ser um case na kamelo, basta acessar e responder esse formulário
você já ouviu meu podcast? ouça do Papo de Kamelo no spotify
4 poderes dos OKR nas startups
por ser um framework o uso de OKR pode ser adaptado aos ambientes, à maturidade e às demandas dos negócios… no caso das startups pode ser utilizado desde os primeiros dias!
1º porder
foco no compromisso e nas prioridades
uma das principais dificuldades vividas pelas startups é a capacidade de manter o time fundador alinhado sobre os objetivos e as prioridades do negócio, o que pode dificultar o tempo de aprendizado e gerando maior comprometimento dessas pessoas com a geração de resultados.
ter foco sobre o que precisa ser feito não inibe a dinâmica nas fases iniciais da startup, o impacto de qualquer proposta de organização e priorização depende de como isso é aplicado e mantido pelo time.
2º poder
alinhamento e conexão com o trabalho em equipe
por menor que sejam os times fundadores é comum que cada pessoa se isole nas atividades relacionadas às suas principais habilidades, o que facilmente tira visão do todo. esse alinhamento coletivo é o que define a assertividade no planejamento das atividades chave.
os pilares do framework tem sinergia com a proposta do método ágil, onde o foco é ter acesso transparente às atividades do time para garantir uma visão do que está acontecendo no negócio.
3º poder
rastreamento e responsabilidade
em muito pouco tempo as startups terão um grande de atividades a serem executadas (quase sempre ao mesmo tempo), o que pode gerar uma falsa percepção sobre as responsabilidades e o impacto de cada pessoa nos resultados buscados.
o grande objetivo sempre será promover o amadurecimento da startup, tornando-a competitiva no mercado, mas para isso é necessário que cada pessoa entenda e garanta responsabilidade sobre suas atividades individuais e coletivas.
4º poder
busca pelo surpreendente
a jornada das startups precisa definir uma rotina de validação constante que garanta um posicionamento competitivo e com potencial de projetar modelos de negócio financeiramente sustentáveis no médio e longo prazos a partir da entrega de um produto efetivo e com algum grau de inovação.
ser surpreendente é o pode aumentar a chance de sucesso do produto no mercado, potenciais clientes buscam soluções com experiências de uso que justifiquem o investimento financeiro.
para fechar nosso papo de hoje
o uso de OKR precisa estar diretamente conectar com uma cultura baseada em rotinas CFR (conversa, feedback e reconhecimento) que, se adotadas desde os primeiros dias serão a base no relacionamento entre as pessoas do time a medida que a startup atrai talentos para se desenvolver. o uso de OKR pode ser adotado em qualquer momento da jornada, basta entender se a cultura de trabalho se conecta com a proposta do framework.
quando há bom entendimento sobre o contexto do negócio, o uso de OKR pode impulsionar um amadurecimento acelerado da sua startup. isso não vai criar burocracias ou travas de processo, mas se você tiver dúvida de como dar o primeiro passo nessa adoção, comenta aqui que te ajudo a pensar numa estratégia que faça sentido na sua startup.
não pare por aqui
estou montando uma primeira master class sobre planejamento estratégico, a primeira turma começará em outubro e terá 12 horas de conteúdo entre encontros ao vivo e vídeos que podem ser acessados on demand. a turma terá até 15 pessoas, por isso criei uma pré-inscrição com uma condição especial, então não deixa para depois!
se você chegou por aqui pela primeira vez, te convido para assinar a kamelo, passamos de 3.000 pessoas acompanhando meus conteúdos, você é muito bem-vinda(o) 🤗
nos falamos na próxima edição, mas você pode se conectar comigo no LinkedIn, Instagram e Threads