kamelo & Fast #001 | expectativas, estratégias e estrutura para um MVP
MVP: Navegando pelo Desenvolvimento de Produtos com Eficiência e Inovação
essa é uma edição especial da kamelo co-criada com a Fast! uma parceria pensada para trazer mais informações sobre MVP. se você conhece alguém que se interesse por esse assunto, envia essa edição da kamelo para ela(e) 🤗
a Fast é uma empresa que iniciou seus trabalhos há 17 anos com um objetivo: entregar softwares de qualidade com rapidez e eficiência. com valores como excelência, transparência e melhoria contínua, a Fast se conecta diretamente com seus clientes, sente suas dores e necessidades e se debruça na co-criação do produto ideal para lançar no mercado. com lançamentos como a Agenda TellMe, Comida Invisível e FlowUp, a Fast é especialista em criar MVPs.
MAIS SOBRE A KAMELO
sua startup pode ser um case na kamelo, basta acessar e responder esse formulário
você já ouviu meu podcast? ouça do Papo de Kamelo no spotify
expectativas, estratégias e estrutura para um MVP
no dinâmico mundo da tecnologia e inovação corporativa, navegar pelas águas incertas do desenvolvimento de produtos pode ser desafiador. a criação de MVP surge como uma bússola, permitindo que profissionais testem, aprendam e se adaptem rapidamente às demandas do mercado. hoje vamos mergulhar na essência dos MVP para ambientes corporativos, destacando sua importância e oferecendo insights sobre como implementá-los com sucesso.
🗺️ um pouco de contexto
vamos entender mais sobre a jornada pelas estratégias de criação aplicação dos MVP no ambiente corporativo e por que eles são tão importantes para testar novas oportunidades.
imagine que você tenha uma ideia para um novo produto ou serviço. antes de mergulhar de cabeça e investir recursos no projeto, é preciso se perguntar: "isso realmente vai funcionar no mercado?". é aqui que muitas corporações dão início a uma jornada complexa, processual e lenta… dai a importância de entender mais sobre MVP.
em vez de construir e lançar um produto finalizado, você pode criar uma versão simplificada dele, contendo apenas as características essenciais para atender às necessidades do público-alvo. isso permite testar o mercado, minimizar riscos e coletar feedback valioso dos clientes antes de se comprometer totalmente.
no ambiente corporativo, o MVP tem um papel ainda mais crítico. as corporações, ao contrário das startups, têm mais ativos e recursos, mas também enfrentam desafios burocráticos. dessa forma, o MVP corporativo é uma ferramenta para colaborar com o público-alvo, usar seu feedback para criar novos produtos e serviços e evitar a destinação de grandes investimentos em construções que podem não ter eficiência.
agora, você pode se perguntar: "como posso criar um MVP eficaz no ambiente corporativo?". primeiro, identifique o objetivo (o que será testado e qual resultado esperado). saiba para quem você está desenvolvendo e quais são suas necessidades. em seguida, defina um orçamento e um prazo para o lançamento.
é nessa hora que faz sentido ter empresas como a FAST para te apoiar no processo otimizado de desenvolvimento, evitando perda de tempo e recursos sem necessidade.
lembre-se de que o MVP deve ser lançado no momento certo, considerando o cenário de concorrência e as mudanças nas necessidades dos negócios. além disso, priorize os recursos essenciais do seu MVP e mantenha-se atualizado com as tendências mais recentes da indústria.
as corporações podem aprender com empresas (que começaram como startups) como Airbnb, Amazon, Dropbox e Zappos que começaram com MVP simples. eles testaram o mercado, coletaram feedback e refinaram seus produtos antes de consolidá-los no mercado. o MVP não é apenas uma etapa no processo de desenvolvimento; é uma estratégia que pode definir o sucesso ou o fracasso de um produto.
o MVP é mais do que uma metodologia de desenvolvimento de produto: é uma mentalidade que pode fazer parte da cultura corporativa. é sobre aprender, adaptar e melhorar continuamente.
🏗️ empresa na prática
Cleviton Monteiro, CEO da Fast, compartilhou a experiência com a Comida Invisível
gostamos de dizer que o processo de desenvolvimento é uma co-criação. entramos com nossa expertise técnica e de processos, já a(o) cliente entra com a sua ideia e experiência de mercado. a partir dessa conexão vamos selecionando os blocos que farão parte dessa construção.
no caso do Comida Invisível tínhamos uma questão curiosa. o projeto é uma startup de governança social e ambiental, já haviam passado por outra empresa de desenvolvimento, que não conseguiu entregar o necessário para a startup pudesse operar como planejado.
essa é uma questão importante quando se fala em criação de MVPs: quem escolher para desenvolver suas ideias de negócio. MVPs são as primeiras representações de ideias de quem está disposta(o) a investir dinheiro (muitas vezes, do seu próprio bolso, sem investidores por trás) pra descobrir se o produto pode conquistar espaço no mercado. as ideias, para a Fast, são tratadas com muito cuidado e seriedade. levamos extremamente a sério os investimentos feitos pelos nossos clientes, envolvendo-os em todas as etapas do processo, colhendo feedbacks para fazer os ajustes necessários.
desde o primeiro contato, a Fast ficou encantada com a possibilidade de trabalhar em algo cuja finalidade é tão nobre - evitar o desperdício de alimentos, levando-os a quem não tem comida - abraçando o Comida Invisível como se fosse um produto próprio, se tornando o braço de tecnologia da startup.
iniciamos um diagnóstico do que já havia sido desenvolvido. identificamos que a arquitetura criada anteriormente não era totalmente viável, o que nos fez repensar o MVP, reconstruindo essa estrutura de acordo com o que entendemos ser necessário para a aplicação inicial do produto.
como se deu o processo de desenvolvimento da Fast? começando com a prototipação das telas do produto, em seguida, o desenvolvimento das features chave, sempre coletando feedback constante. o desenvolvimento desse MVP durou 4 meses até o lançamento e contou com uma equipe de 4 especialistas, todos focados em entregar esse projeto incrível que já havia sido postergado por muito tempo.
hoje o Comida Invisível é uma startup de sucesso, certificada pela ONU e com parceria com grandes empresas como a Ambev, Kraft Heinz e McDonald's. a plataforma já ajudou a evitar o desperdício de mais de 37 mil toneladas de alimentos.
temos o prazer de dizer que não apenas ajudamos a criar o Comida Invisível, como também fazemos parte da sociedade dessa iniciativa incrível. continuamos o desenvolvimento do produto que, agora, mais robusto, tem outras necessidades e muito o que crescer.
a Daniela Leite, CEO da Comida Invisível, contou também sua experiência com a Fast:
quer criar conteúdo com a kamelo, como fez a Fast? me manda um email no luiz@kamelo.news
se você chegou por aqui pela primeira vez, te convido para assinar a kamelo, passamos de 3.000 pessoas acompanhando meus conteúdos, você é muito bem-vinda(o) 🤗
nos falamos na próxima edição, mas você pode se conectar comigo no LinkedIn, Instagram e Threads