kamelo trends 2024
Tendências de Startups 2024: Inovações, Impacto da IA e Estratégias de Investimento no Ecossistema Empreendedor
é muito bom ter você por aqui! chegamos a edição mais importante da kamelo em 2023, a análise de tendências para o ecossistema de startups em 2024. me ajuda a mostrar esse documento para mais pessoas? compartilha essa edição com seus contatos 🤗
MAIS SOBRE A KAMELO
acompanhe a kamelo no Threads
você já ouviu meu podcast? ouça do Papo de Kamelo no spotify
o que esperar para o ecossistema de startups em 2024?
para construir a kamelo trend, parto de um compilado de percepções desenvolvidas ao longo do ano que me permite desenhar um cenário futuro sobre aspectos chave do ecossistema nacional de startups.
nessa segunda edição priorizei cinco temas pela previsão de impacto que terão na jornada de criação e desenvolvimento de startups. diferente de outros documentos com análise de tendências que estão enchendo sua caixa de entrada, a kamelo trends parte de percepções práticas pensadas na utilidade e aplicabilidade das questões no seu contexto de negócio.
a kamelo trends está disponível gratuitamente para você, baixe a edição completa, leia as projeções e reflita como os temas abordados podem (e vão) afetar sua rotina.
vou dar uma visão geral do que você vai encontrar nessa edição da kamelo trends:
1 - visão de mercado
estamos vendo um fluxo de mudança contínua em diversos mercados, são dinâmicas cada vez mais complexas o que pede maior capacidade de adaptação das startups que buscam oportunidades comerciais.
por mais que mercados tradicionais já percebam a importância de ter inovação como elemento estratégico nas projeções de crescimento (alguns casos, sobrevivência) e competitividade, em alguns casos o relacionamento com startups ainda não é nada fácil.
mesmo sem muitas certezas, o avanço das plataformas de IA já terão algum impacto relevante no ambiente empresarial, especialmente na construção de um senso de confiabilidade sobre o potencial dessas plataformas. as startups que adotarem IA como elemento chave da sua proposta de valor precisa entender como isso não vai afastar potenciais clientes, sabendo que o modelo B2B seguirá como o que tem maiores chances de sucesso.
teremos mercados chave com muitas oportunidades para novos negócios, especialmente na consolidação de percepções derivadas das mudanças recentes nos diversos contextos de negócio e até no dia a dia das pessoas, o que cria demandas para quem tem conhecimento especializado.
2 - impacto das IA
se 2023 foi o ano que marcou a entrada avassaladora das plataformas de IA que vão ditar as regras no próximos anos, o que podemos esperar para 2024? outras plataformas? uma capacidade de processamento ainda maior? a tal GPT store?
difícil cravar a rota de desenvolvimento das IA generativas e até onde vai nossa capacidade de criação a partir da nossa linguagem natural, mas certamente teremos discussões densas e recorrentes sobre o impacto do que está sendo gerado a todo momento.
a aplicabilidade das plataformas de IA poderão sempre ser entendidas por dois aspectos, um favorável ao objetivo da criação e outro desfavorável aos conceitos de autoria e ética.
veremos cada vez mais startups adotando integrações com essas plataformas, inserindo o potencial de ação das IA como uma das camadas na estrutura de serviço, o que pode mudar radicalmente a forma que entendemos os modelos repetíveis.
por outro lado, as intenções por trás dos prompts estarão em foco de análise contínua, especialmente sobre o desenvolvimento de imagens deepfake e na manipulação de dados sensíveis.
3 - cenário de investimento
ao longo desse ano você deve ter ouvido alguém falando “o dinheiro de investimento está mais caro”, de fato, não podemos esperar que o cenário de investimento em 2024 tenho o mesmo apetite desse cenário até 2021. o que não significa que o volume de investimento não seguirá crescendo nos próximos anos.
por mais que seja um defensor de estratégias racionais de investimento, há cada vez mais perfis investidores surgindo e ganhando espaço no ecossistema nacional. inclusive os caçadores de unicórnio que buscam fazer parte dos negócios que podem mudar radicalmente o mercado… até agora boa parte (se não todos) os animais imaginários foram responsáveis por milhares de pessoas demitidas.
voltando ao cenário de investimento, um fator fundamental nas tendências dos próximos anos é a variação de perfis investidores, o que vai impulsionar a execução de novas teses de investimento tanto na priorização dos negócios quanto na priorização dos perfis empreendedores.
a diversidade no cenário de investimento vai se refletir na diversidade dos perfis empreendedores, criando oportunidades para quem historicamente não era nem visto nas mesas de investimento.
está gostando das áreas que separei para falar na kamelo trends? então já garanta o download da publicação completa:
4 - modelos de negócio
se você está esperando um capítulo inteiro para dizer o que todo mundo diz sobre o ecossistema: o modelo B2B é o que criar as melhores oportunidades de sucesso entre às startups. você está subestimando tudo que vi acontecer esse ano, tem muita coisa sobre modelos de negócio que precisamos saber para 2024!
pela primeira vez veremos variações de modelos de negócio capazes se adaptar ao contexto onde os mercados tem dinâmicas e comportamentos em transformação constante, o que nos faz refletir sobre quais estratégias projetam a sobrevivência e a competitividade das startups.
paralelo aos modelos desenvolvidos para terem crescimento acelerado, impactando milhares ou milhões de pessoas, seguiremos fortalecendo as muitas e diversas oportunidades de negócio que nascem com uma mentalidade mais lenta, onde o objetivo é criar algo que se justifique financeiramente, mas que não demande alto custo operacional.
observaremos variações criativas de modelos tradicionais que transformam produtos únicos em um portfólio de oportunidades na interação com diferentes mercados, são formas de otimizar o impacto dos produtos e diminuir os riscos de falha completa.
5 - cultura de trabalho
essa é uma área que poderia falar por dias, tenho um apego grande pela forma que os comportamentos empreendedores podem influenciar no sucesso ou fracasso das startups.
não tem como falar sobre comportamentos sem considerar a variedade de perfis que precisamos ter na liderança do ecossistema. os cases de sucesso precisam mostrar a diversidade das(os) empreendedoras(es), sem isso seguiremos agindo da mesma forma, criando os mesmos tipos de negócio e cometendo os mesmos erros.
você imagina uma fundadora preta, periférica à frente de uma startup que é líder do seu mercado? discutir a presença e o protagonismo da diversidade nos perfis empreendedores hoje é construir os pilares para que esse exemplo se torne uma história real.
não há dúvida que o mercado de tecnologia seguirá por muitos anos como o grande provedor de oportunidades profissionais, tanto para quem quer empreender quanto para quem busca um desenvolvimento profissional sólido. o volume de pessoas em transição de carreira seguirá crescendo, mas precisamos potencializar isso com toda experiência vivida em outros contextos.
claro, não podemos de falar sobre as polêmicas desnecessárias criadas sobre o trabalho remoto, já está mais que comprovado que o presencial não gera os melhores resultados para o negócio… mas certamente é o modelo preferido de quem não aprendeu nenhuma nova competência gerencial nos últimos anos, defendendo um presencial que só serve para criar um sentimento de controle sobre o time.
passei pelos temas que serão abordados na kamelo trends, agora é contigo, baixa o arquivo para ter acesso ao conteúdo completo, não se contente comum resumo podendo ter o documento inteiro sem custo nenhum 🤩
se você chegou por aqui pela primeira vez, te convido para assinar a kamelo, passamos de 3.800 pessoas acompanhando meus conteúdos, você é muito bem-vinda(o) 🤗
nos falamos na próxima edição, mas você pode se conectar comigo no LinkedIn, Instagram e Threads