vale a pena investir em startups?
a disposição ao risco é um dos elementos por trás do investimento em startups, saiba quais os outros elementos chave
nos meus 12 anos imerso no ecossistema de startups, o investimento anjo já foi visto de muitas formas, desde única alternativa como primeira captação até como pior alternativa de captação no início da jornada.
essa variação de percepções se dá por um motivo simples: o investimento anjo é o que traz maior carga de relação (e interesse) pessoal, chegando ao ponto de deixar de lado teses e estratégias bem fundamentadas para atrair as melhores oportunidades de investimento.
será que investimento anjo é um misto de sorte com boa fé? de forma alguma, todo investimento demanda um conjunto de técnicas e práticas que melhoram o potencial de seleção e potencializam as projeções de retorno… desde o primeiro investimento!
eu sou o Luiz Gomes e você terá hoje um pouco do que tenho usado para apoiar a criação de estratégias de investimento que já beneficiaram mais de 30 startups nos últimos 5 anos!
um bom investimento anjo não é sorte
todo investimento (especialmente os com algum risco envolvido) demandam técnicas de análise sobre fatores tangíveis e intangíveis. imagino que isso soe complexo, mas eu tenho um ótimo exemplo para te explicar…
🚘 como escolher um bom carro usado para comprar?
por mais que todo carro usado tenha um preço tabelado, quem compra precisa levar um tempo analisando sinais intangíveis que apontem para a real qualidade do veículo.
alguns desses sinais já são apresentados desde o primeiro contato, coisas como único dono ou até todas as revisões feitas na concessionária, são muitos os elementos intangíveis na hora de selecionar um bom carro usado, ou seja, essa é uma operação de risco!
se você comprou apenas um carro usado, sua experiência com os sinais intangíveis não é ma mesma de quem compra carros usados regularmente para revender, por exemplo.
essa é a mesma premissa do investimento anjo, por mais que existam elementos racionais atrelados à decisão, há sinais intangíveis que precisam ser considerados como estratégia para mitigar alguns riscos.
a medida que você entender como investir em startups, o retorno projetado se torna atrativo, tão ou mais atrativo que outras estratégias de investimento.
nessa edição quero te apresentar alguns elementos chave para compor uma estratégia de investimento e te convidar para uma formação que te fará investir bem desde a primeira startup, confere aqui:
qual papel do investimento anjo no desenvolvimento das startups?
o investimento anjo acontece no momento de maior risco, mas tem potencial de se tornar um dos investimentos com maiores múltiplos de saída, o ponto de partida é entender o real papel do anjo.
existem diversas formas para começar a investir em startups, resultado de um mercado que vem se desenvolvendo e amadurecendo rápido. mesmo com tantos novos canais para investir, alguns elementos fazem parte das estratégias individuais, como:
o perfil investidor
o momento para investir
os aspectos intangíveis analisados
o relacionamento com o time fundador
a visão de saída e a projeção de retorno
esses são os elementos que vão definir seu posicionamento para investir nas oportunidades que fazem sentido para você. desde priorizar startups que atuam nos seus mercados de domínio até olhar para negócios que atuam em mercados distantes do seu contexto.
se você tem uma reserva financeira para direcionar ao risco e visão de longo prazo, a startups podem ser os melhores negócios tanto pela projeção de retorno quanto no acompanhamento das dinâmicas e tendências de mercado.
quer investir em startups? então deixa detalhar um pouco mais os cinco pontos acima:
1️⃣ perfil investidor
esse é o aspecto chave para definir a figura investidora:
apresenta (real) disposição ao risco?
tem recurso para esse tipo de investimento?
consegue entender as dinâmicas do mercado?
mostra alguma disponibilidade para apoiar novos negócios?
está confortável com uma visão de retorno no longo prazo?
2️⃣ momento para investir
tem momentos que fazem sentido investimento anjo, outros, não:
como avaliar uma startup no início da jornada?
é possível potencializar o retorno investindo no pico do risco?
qual importância do capital na sobrevivência das startups?
quais estratégias para descobrir bons negócios?
a startup mostra capacidade de ter aprendizado acelerado?
3️⃣ aspectos intangíveis analisados
são esses aspectos que serão amadurecidos a medida que há um portfólio investido, então:
como identificar um bom time fundador?
há competência técnica para desenvolver o produto?
quais aspectos apontam para viabilidade financeira?
como a startup se conecta ao momento do mercado?
qual visão de crescimento e as justificativas?
4️⃣ o relacionamento com o time fundador
diferente de outras modalidades de investimento, o investimento anjo pede uma proximidade com o time fundador, portanto:
como se posicionar como smart money?
qual disponibilidade para explorar a rede de contatos?
e para compartilhar experiências profissionais?
por outro lado, há disposição para aprender coisas novas?
e acompanhar os resultados gerados?
5️⃣ a visão de saída com projeção de retorno
se o objetivo do investimento não é adquirir a empresa, toda figura investidora precisa de uma plano de saída, ou seja:
o contrato tem regras claras?
há equilíbrio na definição das preferências?
o investimento está alinhado aos objetivos?
a captação facilita a negociação de novas rodadas?
existem algum racional que projete retorno?
está gostando dessa edição? conhece outras pessoas que vão se interessar por esse tema de investimento anjo? compartilha o texto, vamos tornar esse conteúdo um ponto de partida para uma conversa maior.
🥵 percebeu como esses elementos se desenvolvem em questões complexas? é exatamente por isso que montei a formação para que, desde o primeiro investimento em startups você saiba como potencializar os resultados.
o que falta para ter um bom papel como anjo?
se você acompanha o mercado percebe o quanto o ambiente de startups oscila, isso tem a ver com os ciclos de inovação e do entendimento sobre o impacto que esse tipo de negócio pode causar.
mesmo em um contexto baseado em incertezas, há formas se proteger dos riscos atrelados às questões jurídicas desses negócio, especialmente por algumas mudanças nas leis e regras nacionais.
já ouviu falar no marco legal das startups? esse instrumento legal definido pelo governo federal tem papel de dar uma cara ao papel das startups no mercado, estabelecendo uma camada de proteção à atuação de investimento anjo;
essa proteção pode se consolidar num elemento jurídico que tem ganhado força em diversas negociações de investimento, o mútuo conversível que dá preferência a quem investe sem tocar no contrato social da startup;
outro aspecto chave para estabelecer o papel de investimento anjo é se permitir criar um portfólio de negócios investidos, identificando pontos de aprendizado que refletem tanto na relação quanto nas projeções de retorno;
e, claro, entenda que para todo investimento de risco há o risco de perda, por mais que esse não seja o objetivo. muitas startup falham por motivos diversos, dai a importância na análise dos sinais intangíveis.
agora que chegamos aqui, você deve estar se perguntando “quais os primeiros passos para investir bem desde a primeira startup?”, deixa trazer alguns pontos importantes mostrando como posso te ajudar nisso:
hoje tenho acesso a mais de 1.200 startups espalhadas pelo país;
já construi diferentes teses de investimento em startups, de investimento anjo até investimento corporativo;
construi uma metodologia para selecionar as startups com maior conexão aos objetivos da pessoa investidora;
tenho um processo de acompanhamento individual e personalizado para profissionais que atuam como investidores anjo.
nesses últimos 12 anos conectado com o ambiente de startups, tive uma experiência empreendedora até a venda da minha startup para o Porto de Rotterdam, além de ter construído as estratégias de investimento em startups para uma corporação de capital aberto, com mais de 20 investimentos em sete diferentes mercados.
acredito que possa te ajudar nessa jornada investidora, vamos conversar mais sobre isso?
kamelo
toda segunda cedinho chega uma nova edição da kamelo abordando temas que ajudam na criação e desenvolvimento de startups, tudo feito a partir de experiências, conversas e pesquisas diárias.
🤝 quer criar conteúdo comigo aqui na kamelo? basta responder esse formulário rápido para entender um pouco mais do seu contexto.
🎖️ agora, se você quiser compartilhar o case da sua startup aqui na kamelo, responde esse outro formulário para eu conhecer sua startup.
📱 será ótimo estar conectado contigo no linkedin e no threads!
nos vemos na próxima edição 🤗