vale a pena ler de novo #002 | por que é importante medir
aproveitando um dia de viagem de carro que tive ontem
👋 olá, Luiz aqui! bem-vinda(o) a mais uma edição da kamelo, minha newsletter gratuita e independente para tratar assuntos relevantes para quem está lançando ou desenvolvendo startups! essa edição saiu um dia atrasada porque estou em viagem, passei o dia na estrada.
alguns avisos:
te convido para nosso canal no discord
e para ouvir o podcast "papo de kamelo”
- “vender é chato!”
fiquei confuso quando ouvi isso de um empreendedor de startup super empolgado em uma apresentação de captação de investimento no Vale do Silício. primeiro eu achei que seria alguma brincadeira, mas ele falou sério… se isso faz algum sentido para você eu não estou entendendo mais nada!
você está gostando os temas que tenho compartilhado aqui na kamelo? agora você pode ajudar esse projeto me pagando um cafezinho 🤗
DIRETO AO PONTO
por que é tão importante medir?
startups que entram no mercado sem saber o que medir, andarão em círculos
a jornada empreendedora é como uma longa viagem de carro, se você não souber o que medir, considerando a importância e o impacto das medições, certamente terão vários problemas ao longo do percurso… parece uma percepção simples, mas assim como nosso amigo do vale do silício, acreditar que medidas fundamentais são chatas não o levará muito longe.
👉 essa edição foi inspirada na edição do dia 12 de abril de 2021
🚗 vamos seguir na lógica da viagem de carro
imagine que você sairá hoje da sua casa para uma viagem longa de carro, um percurso que certamente levará mais de um dia… tudo para que você pare um tempo para planejar alguns aspectos fundamentais de controle que garantam um percurso efetivo.
1️⃣ para onde você está indo?
o destino final dessa viagem pode ser entendido como um grande marco que você quer alcançar na sua startup… esse objetivo é ajustado pelo momento de maturidade do negócio, por isso uma boa métrica que pode ser adotada é a north star metric que te ajudará a definir um marco para nortear o planejamento e as tomadas de decisão.
2️⃣ o que pretende fazer pelo caminho?
nenhum percurso de longa distância será feito em linha reta, alguns desvios podem acontecer por acidentes ou para tirar uma foto legal e postar no Instagram. isso fala sobre ações planejadas e a identificação de riscos que podem interferir no percurso, nas startups entendemos isso como definir e seguir objetivos, por isso vale considerar o uso de OKR (objective key results) como aliado na busca por objetivos estratégicos.
a kamelo tem crescido com sua ajuda, cada semana mais pessoas se conectam aos nossos conteúdos, isso tem acontecido pela quantidade de compartilhamento das edições entre seus contatos nos grupos que fazem parte e até nas redes sociais… quer ajudar no crescimento da newsletter? te convido a compartilhar também!
3️⃣ o que você precisa manter no painel de controle?
entre um marcador de velocidade e um calendário, o que você não deixaria de fora do painel do carro? aqui está a chave da lógica por trás das métricas nas startups, saber identificar o que precisa ser medido pelo contexto que a startup está inserida vai definir se você terá as informações chave nas mãos ou não, por isso vale considerar o uso de KPI (key performance indicator) como suporte nas tomadas de decisão.
4️⃣ o que só vai acontecer na sua viagem?
por mais que você tenha um destino igual a de outras viajantes, sua viagem será única. assim são nas startups, por mais que sejam competidoras, terão jornadas individuais. entenda seu contexto, suas necessidades e limitações para definir quais outras métricas fazem mais sentido… no meu texto original citei algumas que podem ser úteis para startups que já estão ativas no mercado, como CAC, LTV, MRR e Churn.
obrigado por ter lido!
antes de fechar essa página, deixa uma avaliação sobre essa edição 🤗