validação de produto - parte 2
nessa segunda parte do nosso guia sobre validação de produto falaremos sobre o papel dos early adopters e a construção do primeiro modelo de negócio
estou levantando dados sobre a demanda das startups no processo de captação de investimento, ao responder esse formulário vou te enviar recomendações que podem ser uteis na identificação do perfil ideal de investidor e na preparação da sua startup para negociar uma captação efetiva.
identificar o primeiro perfil de cliente interessado em usar e contratar a primeira versão do produto que lançamos no mercado não é uma tarefa trivial, é preciso um bom relacionamento e um processo de convencimento que não é nada escalável, mas fundamental para garantir que teremos feedbacks de quem realmente utilizou o produto e percebeu (ou não) o valor proposto por ele.
essa publicação faz parte de uma série com 3 partes onde abordo com detalhes os pontos de atenção que dão base ao processo de lançamento de um novo produto, a ponto dele ser validado a partir do modelo de negócio e na percepção de valor. use essa sequência como um guia prático na definição e implementação de estratégias de validação do produto.
🔒 essa parte 2 está disponível para as(os) assinantes que apoiam a kamelo, se você quiser apoiar esse projeto que mantenho de forma independente, fique à vontade para atualizar sua assinatura!
a parte 1 desse guia está disponível aqui!
de early adopters ao primeiro modelo de negócio
lançar um novo produto no mercado é um desafio que exige estratégia, adaptação e, acima de tudo, aprendizado constante.
no centro dessa fase inicial da jornada estão os early adopters, aqueles primeiros usuários que, ao testarem sua solução, topam oferecer os insights necessários para refinar o produto e moldar um modelo de negócio robusto.
você perceberá que a busca pelo perfil que aceita usar seu produto desde a versão inicial não será o mesmo que vai permitir que a startup se torne uma empresa relevante no mercado, mesmo que todas essas pessoas tenham a mesma demanda de consumo.
essa edição é para explorar como integrar o papel de early adopters ao desenvolvimento do primeiro modelo de negócio, criando uma base sólida para consolidar sua startup no mercado.